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Como a sua academia pode prover educação online na pandemia

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Colunista

Cristiano Santos

Designer web, fundador da Kamus. Empresa especializadas em projetos web de comunicação e vendas online. Consultor técnico dos sites L.A. Fitness Solutions, Congresso Carioca de Educação Física, Revista Empresário Fitness & Health e Vendas em Academias. Mais de 20 anos de experiência na criação de sites, blogs, lojas virtuais em mais de 250 projetos.

Praticamente dois meses de pandemia e muito já vimos por aqui. Academias e estúdios fechando e correndo para se adaptar ao novo modelo de negócio imposto por conta do Coronavírus e agora chegou a hora de estabilizarmos os nossos negócios e pensarmos no que está sendo chamado por especialistas de “o novo normal“.

A própria REF&H promoveu conteúdo através de seus colaboradores em formato de artigos e videoconferências sobre os mais diversos temas, sempre com o objetivo de minimizar as perdas desse momento de crise, e hoje eu quero fazer você refletir sobre como será (ou deveria ser) o seu negócio de agora em diante. 

Sim, porque a pandemia não dá sinais que passará tão cedo!

Já existem localidades onde houve relaxamento da quarentena e estamos vendo movimentos de segunda onda de casos. Ou seja, teremos que conviver com a COVID19 durante um bom tempo. Há especialistas falando da possibilidade de convivermos com o vírus durante 1, 2 e até 5 anos!!!

Vamos ficar parados? Lógico que não, vamos continuar usando o máximo potencial da Seleção Natural, e vamos nos adaptar rapidamente ao meio. É hora de evoluir e pensar nesse “novo normal” com olhar empreendedor.

A provocação do título é o centro de tudo. Como a sua academia pode então continuar provendo educação de saúde, mantendo a relação com o consumidor, só que de forma online? Esse é o objetivo desse artigo.

Esse artigo foi inspirado na ‘live’ que eu e o editor da REF&H, Leonardo Allevato, fizemos sobre o tema.

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Qual é o cenário hoje?

Desde quando as academias (e outros segmentos) fecharam, o que vimos foi uma corrida desenfreada para continuar nos relacionando com os consumidores de forma remota. A opção imediata mais óbvia foi o WhatsApp! Muitos criaram grupos e gravaram os seus vídeos com as suas aulas, mas isso era MUITO inadequado.

Por mais que o WhatsApp tenha liberado envio de arquivos de até 100Mb (antes era de no máximo 20Mb), transferir esse volume de arquivos diariamente se mostrou uma prática muito limitada, uma vez que o aluno também precisa baixar esses mesmos arquivos, que, além de pesados, ocupam muito espaço para armazená-los no celular ou computadores.

Ou seja, não era adequado.

Depois foi uma corrida para o aplicativo Zoom, que teve enormes problemas com insegurança de invasão de dispositivos para roubo de dados e uso como plataforma de invasão a sites maiores. Além disso, era mais um aplicativo que os consumidores precisavam ter que baixar, instalar, configurar para usar. 

Muitas empresas sequer tinham contas pagas e o que vimos foi um festival de aulas de 1 hora serem interrompidas pela franquia gratuita de 40 minutos da ferramenta. Até que todos os alunos conseguissem retornar a nova aula através do novo link gerado, essa aula acabava invadindo as aulas seguintes, deixando os alunos frustrados, bem como os professores.

Tudo é manual e depende da habilidade do professor em utilizar o aplicativo no celular ou no computador. Aliás, a estrutura doméstica dos professores e alunos também foi ponto negativo nessa equação, uma vez que ele, e ninguém na verdade, estava preparado para esse novo formato de educação. Computadores e smartphones inadequados foram a regra. 

Resultado? Insatisfação do consumidor, que desde quando tudo começou, está fazendo contas, enxugando custos, pois ele também passa pela crise, uma vez que outras empresas também estão em dificuldade e no fim do mês ele sempre olha custos como esse como secundário, e se a relação custo-benefício não for boa, certamente a sua academia ficará fora dessa equação.

 

Dicas para estruturar a sua academia online

Comece planejando tudo

Da mesma forma que uma aula presencial precisar bem planejada, a online também precisa. É necessário criar toda a estrutura de turmas e aulas que a sua academia física possui no ambiente online. O aluno não pode ficar perdido. Ele precisa se sentir parte da turma que ele frequentava antes. Por isso é preciso criar as turmas e alocar os professores e seus alunos nelas.

No caso de personal trainer, a organização pode ser individualizada, mas ainda sim, cada aluno não pode ver, nem ter acesso ao conteúdo de outro aluno.

Organize o calendário

Acredite, um dos maiores benefícios do ambiente online é poder organizar tudo dentro do calendário da sua academia. Todas as aulas devem ser criadas no calendário, alocando professores, colaboradores e alunos nas respectivas aulas na agenda.

Vantagem? Todos serão notificados no celular quando a aula for começar. Não importa se o sistema operacional é Android ou iOS. Existe a aula, e se você fizer parte dela, será notificado.

Transmita a sua aula ao vivo

Para dar a sua aula, basta o professor/colaborador entrar na agenda, clicar no link abrindo no navegador, autorizar a câmera e microfone e começar a transmissão. Não precisa baixar aplicativo nenhum. Dá pra ver no celular, tablet, computador ou na SmartTV! 

Agora não é hora de vender; agora é hora de prestar serviço

Essa frase foi dita pelo publicitário Washington Olivetto numa entrevista para UOL sobre o papel da publicidade das marcas num momento como o que vivemos e ela dá o tom do que eu também acredito que temos que focar nos negócios de todos os segmentos, e claro, no das academias também.

Uma boa relação com o consumidor é prestar um bom serviço, ainda que de forma remota. Atuando com qualidade como educadores de saúde, diminuem as chances da sua academia ficar fora da equação de pagamentos dos clientes, ainda mais promovendo qualidade vida de forma tão intensa quanto se faz presencialmente. 

Esse é o real desafio!

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