Pesquisar
logotipo-refh-transparente

Publicidade

[uam_ad id=”3500″]

6 fatores que determinam o sucesso de um personal trainer – Parte 1

Colunista: Fábio Cantizano

Publicidade

A população vem se acostumando cada vez mais com o discurso sobre os benefícios dos exercícios físicos, além da essencialidade de consultar um profissional habilitado e competente. Por mais que a tecnologia seja vista por boa parte da população como um substituto, um profissional preparado consegue mostrar que as ferramentas têm papel apenas coadjuvante no processo. O Personal Trainer preenche uma lacuna importante nesse cenário, mas precisa compreender de vez alguns fatores cruciais para a ascensão profissional. Destaco seis delas nessa série de artigos:

1. Ser percebido como um especialista

O Personal Trainer ainda é visto como serviço de luxo em boa parte do país, embora cada vez mais a população perceba os benefícios da contratação de um profissional especializado, que ofereça um serviço personalizado e com acompanhamento direto.

Independente de qualquer profissão, profissionais especializados realizam tarefas específicas e tendem a ser mais valorizados. Entretanto, em casos de diretorias executivas em grandes empresas, a valorização profissional pode levar em conta a grande experiência do profissional em diversos setores.

No personal training, assim como na medicina e na odontologia, o profissional tem habilitação para atuação generalista, mas os melhores rendimentos são daqueles que são percebidos pelo mercado como referências em suas áreas de atuação.

Especialize-se em um púbico alvo ou modalidade.

Não adianta dizer que é especialista em determinado público ou modalidade se seu público não percebe isso. Marketing é percepção e um plano com ações bem definidas é necessário para que essa percepção seja o mais próximo possível do real.

2. Marketing de Conteúdo Estratégico

Ainda tem Personal Trainer publicando posts aleatórios sobre exercícios praticados por ele mesmo, acreditando ser uma grande estratégia mostrar que “pratica aquilo que prega”. Erro grave, pois isso é esperado, não convence e não converte em vendas, além de ser uma grande perda de tempo.

Marketing de conteúdo precisa de metas de curto, médio e longo prazo, o que exige planejamento minucioso de acordo com a especialização do profissional. Somente assim poderá mensurar resultados em termos de audiência e conversão.

O marketing de conteúdo tem como premissa educar seu público sobre todos os fatores que contribuem para o sucesso do projeto. Esclarecer dúvidas sobre modalidades que não estejam no seu escopo de serviço também é importante.

Engana-se o profissional que acredita que marketing de conteúdo serve apenas para atrair clientes. Acredite, boa parte dos clientes fidelizados são diretamente impactados pelo consumo assíduo de conteúdos disponíveis na internet ou em materiais impressos. Se seu conteúdo não for bom o suficiente, outro profissional poderá gerar interesse e atrair seu cliente.

Estude marketing de conteúdo. Esteja certo que as redes sociais são fundamentais, mas a cereja do bolo é o plano estratégico com metas.

3. A entrega

Um dos maiores desafios da prestação de serviço personalizado é entregar exatamente o que foi prometido. Não falo apenas do tratamento cortês ou de levar equipamentos que aparecem nas fotos dos posts nas redes sociais.

O que você promete ao cliente? Essa promessa está clara para você e para quem te contratou? Se não conseguir responder essas duas perguntas, comece a refletir agora mesmo sobre sua atuação e sobre como pode estar sendo percebido pelos seus clientes.

A entrega tem a ver com relacionamento e uso de estratégias para atingir objetivos bem definidos. A prescrição e as avaliações constantes são apenas partes da estratégia. Sabemos que apenas o exercício realizado de forma impecável não é o suficiente para o sucesso. A alimentação bem planejada por um profissional habilitado e o descanso adequado também são fundamentais. Você não tem como controlar esses últimos, mas pode educar seu cliente para compreender e dar a devida importância.

Esteja certo de que parte das pessoas que contratam um personal trainer tende a responsabilizar o investimento mais alto em caso de insucesso. Percebe agora a importância do marketing de conteúdo que engloba todos os fatores que contribuem para o projeto dar certo? Quando você educa sobre todos os fatores, torna mais fácil para o cliente identificar falhas na rotina.

Personal, especialize-se, planeje seu marketing para que clientes e potenciais clientes percebam você como referência em sua área. Cuide para que a entrega seja 100% focada no contratante. Mudanças de hábitos requerem informações de qualidade e dedicação de ambas as partes. Somente um consultor especializado como você poderá proporcionar isso ao cliente. Tenho plena confiança em você!

No próximo artigo falaremos dos outros três fatores que determinam o sucesso do personal trainer.

Leia outros artigos

O que achou desse artigo?

Publicidade

Publicidade

Publicidade

REF&H
Enviar