Você já entendeu que diferentes gerações exigem diferentes formas de comunicação e marketing nos artigos escritos por mim anteriormente. Mas e quando elas já estão dentro da sua academia? A pergunta agora é: você está entregando o tipo de treino certo para cada geração — ou oferecendo a mesma coisa para todos?
O conceito de treino personalizado por geração não tem a ver apenas com idade, mas com expectativa, motivação e linguagem corporal. Cada geração se movimenta por motivos diferentes. Quando você adapta o programa de treino a essa motivação, o engajamento aumenta — e a fidelização também.
1. Baby Boomers (1946–1964): foco em autonomia e bem-estar
Esses alunos querem manter a saúde, a mobilidade e a autonomia. Muitos têm limitações articulares, cardiovasculares ou medo de se lesionar.
O que oferecer:
- Musculação com foco em resistência e prevenção de lesões.
- Pilates, alongamento, hidroginástica e caminhadas monitoradas.
- Acompanhamento atencioso, com monitoramento de evolução.
Dica prática: monte um “Plano Saúde 60+”, com treinos suaves, ficha impressa (ou digital simples), e metas como subir escadas com facilidade ou carregar sacolas sem dor que vão ajudar na vida diária simples.
2. Geração X (1965–1980): pouco tempo, muito resultado
Eles estão no auge da vida profissional e precisam de resultados reais, com o menor tempo possível.
O que oferecer:
- Circuitos de 30 minutos, HIIT moderado, musculação otimizada.
- Planilhas com metas semanais e feedbacks mensais.
- Treinos híbridos que mesclam força, mobilidade e cárdio.
Dica prática: ofereça o “Plano Express de 3x na semana” com meta de progresso mensurável e opção de acompanhamento por WhatsApp. É o que eles mais valorizam: agilidade + resultado.
3. Millennials (1981–1996): querem sentir, se conectar e evoluir
Essa geração quer treinar com propósito, se desafiar e viver uma experiência que faça sentido. Para eles, o treino é parte da identidade.
O que oferecer:
- Funcional, CrossFit, treinos em grupo, aulas temáticas.
- Desafios mensais, treinos outdoor ou aulas colaborativas.
- Aplicativos para acompanhamento e ranking entre amigos.
Dica prática: crie o “Desafio do Mês” com objetivos de performance (como “5km em 4 semanas” ou “20 sessões completas”) e uma comunidade digital no WhatsApp ou Instagram.
4. Geração Z (1997–2012): intensidade, inovação e estética
Eles buscam resultado rápido e experiências compartilháveis. São adeptos de treinos curtos, dinâmicos e com apelo visual.
O que oferecer:
- Treinos intensos em grupo, aulas com música e luz, gamificação.
- App com recompensas, treinos por QR Code, feedbacks por vídeo.
- Integração com redes sociais (ex.: “poste seu tempo”, “reels da turma”).
Dica prática: monte um programa como “Z-Treino Power 30” com metas visuais (antes e depois), gravações dos treinos e gamificação simples com pontos e prêmios simbólicos.
Conclusão: quem treina igual, retém menos
Academias que personalizam a experiência de treino de acordo com a geração do aluno aumentam o engajamento, a sensação de pertencimento e os resultados percebidos. E isso vale ouro na retenção.
Se sua equipe ainda entrega treinos padronizados para perfis completamente diferentes, está na hora de virar a chave.
Quer treinar seu time para criar experiências de treino personalizadas e alinhadas com cada perfil geracional? Me chama no @prof.cleberjunior e vamos juntos desenhar esse plano.
Bora transformar o treino em experiência e gerar resultados de verdade para todas as gerações!
REFERÊNCIAS
ANDRADE, S. I.; MENDES, P.; CORREA, D. A.; ZAINE, M. F.; OLIVEIRA, A. T. Conflito de gerações no ambiente de trabalho: um estudo em empresa pública. Anais do 9º Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia. Rio de Janeiro: Resende, 2012.
JACQUES, T. C.; PEREIRA, G. B.; FERNANDES, A. L.; OLIVEIRA, D. A. Geração Z: peculiaridades geracionais na cidade de Itabira. Minas Gerais: Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, 2015.
SANTOS, C. F.; ARIENTE, M.; DINIZ, M. V. C.; DOVIGO A. A; O processo evolutivo entre as gerações X, Y E Baby Boomers. Anais do XIV SemeAd – Seminários em Administração na Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro: Niterói, 2011.
TOLEDO, P. B. F.; ALBUQUERQUE, R. A. F.; & MAGALHÃES, A. R. O comportamento da Geração Z e a influência nas atitudes dos professores. Anais do 9º Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia. Rio de Janeiro: Resende, 2012.