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Não basta estar líder, é necessário se comportar como tal

Colunista: Jorge Oliveira

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No dia 01 de junho de 2025, em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro da série A entre Flamengo e Fortaleza, uma cena chamou muito a atenção de quem estava no estádio ou assistindo pelas mais variadas formas possíveis: antes de iniciar a partida, o time do Flamengo, em peso, foi até a beira de campo abraçar o jogador David Luiz, ex-flamengo, hoje no Fortaleza. Tal demonstração de afeto, respeito e reconhecimento, não acontece por acaso, isto é fruto de muito trabalho realizado (o que sempre é observado) e bons exemplos (uma característica de bons líderes).

Mas o que é estar Líder? Primeiro vamos esclarecer que liderança não é cargo; podemos dizer que é uma missão, responsabilidade, compromisso, mas nunca um status. Podemos afirmar também, que estar líder inclui postura e mentalidade de alguém que entende que seu verdadeiro “poder”, é o da influência, algo que não é pautado em hierarquia. Espera-se ainda de um líder, um conjunto de competências e habilidades que permitem a uma pessoa influenciar e guiar outras a alcançarem um objetivo comum.

Mas quais seriam as competências e habilidades necessárias?

A lista seria extremamente longa aqui neste parágrafo, se tentássemos definir todas as competências e habilidades, então, de forma prática, classificamos em duas categorias: as “hard skills” (conhecimentos técnicos e específicos) e as “soft skills” (habilidades e competências comportamentais). Enquanto a primeira é passível de ser desenvolvida nos processos de formação continuada em serviço, as comportamentais são as mais requisitadas nos processos de seleção no mercado de trabalho. Dentre elas, podemos citar:

  • Comunicação eficaz: que diz respeito à capacidade de transmitir ideias de forma clara, ouvir ativamente e dar feedback.
  • Empatia: mais do que se colocar no lugar do outro, é entender e se importar com as necessidades, sentimentos e perspectivas dos membros da equipe; isto é crucial para construir confiança e um ambiente de trabalho positivo.
  • Integridade: agir de forma ética, honesta e transparente são qualidades fundamentais que inspiram respeito e confiança.
  • Capacidade de tomada de decisão: um líder precisa ser capaz de tomar decisões, muitas vezes sob pressão, e assumir a responsabilidade por elas.
  • Resolução de problemas: gerenciar crises e mediar conflitos são competências essenciais para quem se habilita a estar em uma posição de liderança.
  • Desenvolvimento de pessoas: um bom líder se preocupa em desenvolver o potencial de sua equipe, oferecendo oportunidades de aprendizado e crescimento.
  • Resiliência: lidar com adversidades, aprender com os erros e manter a motivação, mesmo diante de obstáculos, é vital.

Após esta análise, podemos concluir que liderar é, acima de tudo, comportar-se de maneira inspiradora e exemplar, não só pelo trabalho executado (que muitas vezes requer apenas o conhecimento técnico), mas principalmente, pelas atitudes no dia a dia (que são a expressão do comportamental). Desta forma, permito-me afirmar que nem todo gestor é líder e nem todo líder é gestor!

Devemos ressaltar também que, se o comportamento é o principal ativo corporativo de uma pessoa, quem vai dizer se alguém é ou não um líder, são as pessoas que compõem seu time justamente por conta do reconhecimento. Sendo assim, reforço que se você deseja estar líder, será necessário comportar-se como tal!

Boa sorte e até breve!

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