Publicidade

Arquitetura de dentro para fora: Área de treinamento funcional

Colunista: Patricia Totaro

Temos várias maneiras de planejar espaços para treinamento funcional na academia. Ele pode ser integrado à musculação, ser feito em uma sala separada ou, ainda, ao ar livre. Tudo dependerá do modelo de treinamento que sua academia propõe.

O treinamento funcional caiu nas graças dos alunos: eles encontram uma experiência mais diversificada de treino do que nos equipamentos convencionais. Por isso eu gosto muito de propor que essa área seja totalmente integrada à musculação. Isso permite que sejam prescritos treinos com mais variedade e tirando o melhor partido dos benefícios do exercício.

O grande desafio da implantação de uma área de funcional junto à musculação é criar um ambiente diferenciado e valorizar essa modalidade. Alguns pontos são importantes para ter boa funcionalidade e uma experiência imersiva para os alunos:

  • Abrir no layout da sala um espaço específico para treinamento funcional, com muito espaço livre.
  • Colocar um piso diferente ou um desenho de piso diferente nesse espaço. Eu recomendo borracha, com espessura de acordo com o tipo de treino que você dará.
  • Acrescentar uma iluminação diferenciada nesse espaço: pode ser amarela ou colorida, mas sempre diferente do restante da sala. Spots direcionados para o centro do espaço são ótima opção e a iluminação geral que você já tem pode ser mantida.
  • Criar moveis para armazenagem de acessórios e deixá-los próximos ao espaço livre.
  • Se você optar por ter momentos de aula em grupo nesse espaço, deve prever um tipo de fechamento temporário para o momento dessas aulas, como cones, ou peitoris removíveis com fitas. Nesse caso você precisará também de algumas caixas de som viradas para o funcional para terem um som específico no momento de aula em grupo. Nesse momento, o som ambiente do restante da musculação deve ser desligado para não causar ruídos.
  • Essa é uma área que não necessita de espelhos.

Além de espaço livre, existem várias linhas de equipamentos para a área de funcional: paredes gamificadas, gaiolas com diversos exercícios, treinamento suspenso. Eles podem e devem ser integrados à área de funcional, mas sempre deixando muito espaço livre para a prática dos exercícios e deslocamentos durante o treino.

Vale lembrar, também, que a área de treinamento funcional deve gerar fotos bonitas e que demonstrem que essa área faz parte de sua academia para incentivar os clientes a postarem nas redes sociais. Trabalhe selfie points ou pic points como no restante da academia.

Se você tem espaço ao ar livre, pode também implantar uma área de treinamento funcional aberta, para ser usada quando não está tão quente e nem chovendo. Ela não deve ser a única, por causa da limitação climática, mas é uma opção que tem feito muito sucesso com os clientes que gostam de treinar em praias ou parques. Essa área pode ter piso emborrachado próprio para áreas externas ou grama sintética, deve ser bem iluminada e ter som ambiente. Uma opção que está acontecendo bastante é fazer a área sobre quadra de areia. Nesse caso, lembre-se que seus clientes podem levar areia para a área interna nos tênis, o que é um problema.

Para enfatizar a sensação de treino ao ar livre, é muito recomendável ter um bonito paisagismo (por se tratar de áreas externas, pode ser feito com plantas naturais) e também ter alguns espaços para convívio após o treino, como bancos ou poltronas.

A nova arquitetura mudou muito a conformação das áreas de treino nas academias. O cliente reage muito bem quando vê espaços abertos e acessórios diferentes além dos equipamentos tradicionais. Cuide bem do planejamento de sua área de funcional!!!

E continue usando a Arquitetura sem moderação para melhorar suas vendas e fidelização através da melhor experiência para os seus clientes! Mês que vem, na nossa série “Arquitetura de Dentro para Fora”, vamos abordar as salas de HIIT!

Conte comigo!!!

Ficou interessado nesse artigo?

Assine a REF&H por R$ 120,00/ano e tenha acesso a mais de 300 artigos, além de todo o acervo (mais de 2000 artigos) disponível em formato digital em nosso site.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Leia outros artigos

O que achou desse artigo?

Publicidade

REF&H
Enviar