Pesquisar
logotipo-refh-transparente

Publicidade

[uam_ad id=”3500″]

Arquitetura de dentro para fora: Sala de HIIT

Colunista: Patricia Totaro

Publicidade

Muitas academias têm colocado modalidades de HIIT como forma de diferenciação. Uma ótima ideia, por sinal!

Mas como qualquer modalidade, é importante ter um ambiente apropriado, que ajude a estimular os alunos e seja fácil para o professor trabalhar. Sem esquecer de que o novo espaço deve ajudar nas vendas, on-line e presenciais.

O ambiente para aulas de HIIT deve ser altamente impactante e ter a possibilidade de criar vários cenários com luz e som durante a mesma aula. Dessa forma, o aluno terá sensações diferentes que ajudarão a não perder o foco na atividade.

Som e iluminação na sala de HIIT

Luzes de cores quentes, como laranja e vermelho são ótimas para os momentos ativos da aula. Coloque em vários pontos e de formas diferentes: em sancas, em luminárias diretas ou em detalhes de desenhos geométricos. Mas deixe previsto também uma iluminação mais relaxante para o final da aula, como azul claro ou verde. A iluminação geral da sala pode ser também com luminárias diretas ou indiretas e sempre na cor amarelada (3.000K). Outro ponto que muita gente esquece é de deixar luzes bem fortes para o momento da limpeza, já que essa sala exige bastante manutenção.

O melhor piso para o HIIT é o de borracha, com espessura de 2 cm, que absorve bastante impacto e também ajuda na acústica.

Falando em acústica, o som costuma ser bem forte, então, tome todas as precauções para que ele não saia da sala: evite aberturas, portas de correr ou escapes de som pelo forro. Além disso, use elementos que absorvam o som, como a própria borracha do piso, texturas na parede e forro mineral acústico.

A sonorização é tão importante quanto a iluminação. E se ambas puderem ser coordenadas através de um sistema de automação, melhor ainda. Mas se não der, por questão de custo, mesmo assim não deixe de colocar boas caixas de som, o mais distribuídas possível no ambiente e também uma caixa de subwoofer no chão, para dar uma sensação de envolvimento.

O professor não costuma ficar parado em um só lugar durante a aula, então, o melhor ponto para prever os controles de som e luz é na parede mais próxima ao centro. E mesmo sem ter um palco como em outras modalidades, lembre-se de ter um espaço apropriado para o professor guardar os seus pertences.

Foto 1. Academia Replay em Parauapebas, PA. Projeto Patricia Totaro Arquitetura, arq. Igor Serigatto, arq. Patricia Totaro

Sala de HIIT que vende!

Além de criar uma experiência perfeita para os alunos, a sala precisa estar preparada para despertar o desejo da venda. Para isso, tem que gerar boas fotos e ter algum ponto instagramável: pode ser o nome da academia ou da modalidade adesivado em parede, em tubos de led-neon. Lembre-se que o teto aparece nas fotos e tire partido de desenhos de lâmpadas para que a sua academia seja facilmente reconhecida nelas!

E por último, lembre-se de deixar as luzes e som da sala ligados mesmo quando não estiver tendo aula, para que os visitantes sintam a experiência da modalidade quando estiverem conhecendo a sua academia.

Use sempre a Arquitetura de forma estratégica: com objetivo, custo e medição de resultados!

E conte comigo sempre que precisar!

Ficou interessado nesse artigo?

Assine a REF&H por R$ 120,00/ano e tenha acesso a mais de 300 artigos, além de todo o acervo (mais de 2000 artigos) disponível em formato digital em nosso site.

Leia outros artigos

O que achou desse artigo?

Publicidade

Publicidade

Publicidade

REF&H
Enviar