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Conexão com o cliente através da arquitetura

Colunista: Patricia Totaro

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As pessoas interagem com as empresas, incluindo aí as academias, através do que elas veem e ouvem e também do que elas percebem e sentem. Em todos esses pontos de contato a arquitetura entra para ajudar!

Faça sua academia aparecer nas postagens de seus alunos

Estamos em um momento de uso intenso de redes sociais, que cada vez se tornam mais visuais. As pessoas tendem a postar sobre seu estilo de vida, mas somente de seus momentos especiais: restaurantes sofisticados, vinhos de alto valor, viagens especiais, passeios inusitados. Elas também postam o seu momento de treino nas academias, se o ambiente estiver em um padrão que mereça essa postagem. Ou seja, para conseguir essa divulgação de alto valor, sua arquitetura deve despertar orgulho nos seus alunos.

E todos os especialistas em marketing digital são unânimes em afirmar que há mais valor nos outros falarem bem de você do que em postagens próprias.

A melhor estratégia para que sua academia apareça nas redes sociais é ter pontos que despertem vontade nos alunos em tirar selfies, os chamados Sefie Points: pode ser um espelho com frases escritas, uma parede especial, poltronas inusitadas ou até um elemento arquitetônico único, como uma escada ou um jardim vertical  que as pessoas tenham vontade de compartilhar.

Crie a conexão com o espaço usando estímulos dos 5 sentidos

Antes de mais nada, você precisa entender os 3 momentos que os alunos têm na sua jornada de treino: o receptivo, o treino e o pós treino. E em cada um deles, eles têm uma necessidade diferente.

No receptivo, ele precisa sentir-se bem vindo e receber uma vibração diferente do seu contexto cotidiano. Crie um ambiente de recepção muito convidativo, lembrando de colocar o aroma e a trilha sonora da academia já na entrada. Esse ambiente é a transição do “mundo lá de fora” com o “melhor momento do dia”.

Na área de treino, ele precisa continuar tendo os 5 sentidos estimulados, acrescidos da boa experiência com o serviço. Seja no treino individual ou nas aulas coletivas, a iluminação deve proporcionar vários cenários, as paredes devem ter estímulos de texturas diferentes e alguns elementos para os já citados selfies.

Por último, pensando no pós-treino, tome muito cuidado com o conforto dos vestiários e também em ter pontos para os alunos ficarem, conviverem e dessa forma se manterem mais fidelizados à academia. Os alunos que interagem com outros alunos, funcionários e professores tendem a se manter por mais tempo matriculados nas academias. Essa conexão social é tão importante para os clientes quanto o treino.

A minha academia é a única que….

…complete essa frase como quiser, mas sua academia tem que necessariamente passar a sensação de algum diferencial aos seus alunos:

“A minha academia é a única que tem uma poltrona para eu me deitar e relaxar!”

“O meu estúdio é o único que tem uma poltrona com design assinado e fones de ouvido para ouvir o barulho do mar!”

“O meu box é o único que tem espaço para meu pet ficar!”

E assim por diante…

Pense muito em qual é o diferencial do seu espaço, além do diferencial obrigatório do seu serviço!

Bom projeto! Boa Conexão!

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