O piso certo para cada ambiente da academia

Publicidade

Criar e desenvolver um projeto para academia nos faz considerar uma série de critérios como segurança, conforto e performance.  Essas questões dão o norte para a definição dos materiais, no caso, destacamos aqui o de uma academia, pois cada área exigirá um tipo de material. Além de questões estéticas, as funcionais são as que de fato definem a especificidade do piso que você deverá investir. O planejamento, no caso, é fundamental, pois o projeto estrutural do local não pode errar!

Como mencionei, o tipo de exercício físico a ser feito no espaço é importante para delinear a seleção do piso, mas não é o único fator a ser considerado. Um dos primeiros passos na concepção de um projeto trata-se da definição do público-alvo que também influencia na escolha do piso. Cito muito o exemplo da Boobambu, academia para crianças em Brasília, em que priorizamos, ao máximo, pisos antiderrapantes e que não machucassem os joelhos dos pequenos em caso de quedas.

Quero reforçar a importância da segurança. Por mais que seja tentador optar por um piso pela sua beleza, o nosso compromisso é com o aluno e o seu bem-estar durante a atividade física. A escolha do revestimento inadequado pode dificultar a sua performance e até provocar um incidente. Por isso, nesta questão, pesquise, compare e tenha sempre em mente os princípios segurança, conforto e performance ao decidir o piso da sua academia.

Primeiramente vamos pensar na musculação. A utilização de um piso resistente, antiderrapante e que, principalmente, não deixe marcas no chão – uma vez que mudanças no layout deste espaço são freqüentes – precisam ser levadas em conta. Para os ambientes que serão usados para treinamento funcional e peso livre, o amortecimento do impacto é a principal característica a ser procurada no revestimento, para reduzir o choque causado no caso de queda de anilhas ou outros acessórios. Por isso, sempre sugiro os de borracha e quanto maior sua espessura, mais o contra piso será preservado.

Em se tratando de vestiários, considerado área molhada e os coletivos, como piscinas, a escolha deve ser orientada, sem sombra de dúvida, pela segurança a ser proporcionada pelo material. Precisa ser antiderrapante e absorver facilmente a água! Outro ponto bastante desejável é a facilidade de limpeza e a estética. Porém, estas quatro variáveis são difíceis de ser encontradas em um único revestimento. As opções no mercado, geralmente, usam o atrito superficial para não escorregar, fazendo com que as peças mais claras sejam de difícil limpeza. Na parte interna da piscina, aconselho que o azulejo também seja antiderrapante – neste caso, felizmente, existem várias opções disponíveis no mercado para você escolher.

Para as salas de ginástica, onde são aplicadas aulas como abdominal e alongamento, o ideal é escolher um revestimento que seja antiderrapante e com certo amortecimento de impacto. Já nas salas de luta é necessário optar pelo tatame próprio para a atividade ou um piso similar ao das salas de ginástica para o caso de boxe e capoeira.

Também gostaria de lembrar que além das academias de ginástica, que geralmente abrangem várias atividades, existem as segmentadas como as escolas de dança. Pisos antiderrapantes jamais! Indicamos aplicar um piso flutuante que confere amortecimento de impacto e garante a fluidez dos passos de dança.

Por fim, nas outras áreas comuns, podemos utilizar qualquer piso que seja durável e de fácil manutenção. A durabilidade é bastante importante, pois, depois de inaugurada, a academia dificilmente fechará por um longo período para reforma. Um recurso que adoto nos projetos do escritório é optar por revestimentos mais neutros e pasteis para poder trabalhar cores e texturas nas paredes e detalhes.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Sobre a REF&H

Fundada em 20 de setembro de 2002, a revista Empresário Fitness & Health se consolida como uma das mais conceituadas revistas no segmento fitness, levando informação relevante e em linguagem acessível aos gestores de academias e profissionais que queiram se diferenciar no mercado.

Leia mais

WhatsApp da REF&H
Enviar