Publicidade

O que todo gestor precisa saber sobre arquitetura: ponto focal

Colunista: Patricia Totaro

Defina para onde seu cliente olha e aguarde o resultado!

O princípio do ponto focal é simples: qualquer elemento que se destacar visualmente vai capturar e prender a atenção de quem está vendo.

Conhecer essa técnica nos permite direcionar o olhar do visitante ou do aluno para o que nos interessa mostrar. Isso é particularmente interessante no tour de vendas. Você vai mostrando cada ambiente para o visitante e ele vai visualizar o que é interessante mostrar.

Por exemplo, se você quer que a pessoa veja como a sua musculação é grande, coloque um ponto focal no fundo da sala. O olhar é atraído diretamente para lá e todo o espaço é facilmente compreendido pelo cérebro.

Saber destacar algum elemento também é útil para quando se quer esconder alguma parte da estrutura, como por exemplo um pilar indesejável. É só deixá-lo na mesma cor que o restante da estrutura e dar um destaque em uma parede, por exemplo. O pilar visualmente desaparece.

Muitas vezes também não se consegue ter a estrutura totalmente perfeita e atualizada. Aí o uso de elementos decorativos visualmente fortes, fazem as pessoas não perceberem o restante com tanta ênfase.

O que atrai o nosso olhar:

  1. Movimento
  2. Cores quentes e fortes
  3. Iluminação direcionada
  4. Vegetação

Como utilizar o conceito de ponto focal

Para aplicar na prática esse conceito você deve ter dois aspectos em mente: o que você quer mostrar e o que você quer esconder.

Colocar um ponto focal para destacar o que é importante mostrar é a primeira ideia. Mas lembre-se de colocar algum foco em um lugar oposto ao que você quer esconder também!!!

O olho seguirá o que você determinar através da ambientação!

O primeiro ponto de atração em um ambiente é o objeto que está em movimento. Se quiser chamar a atenção para uma parede ou um determinado espaço, coloque uma fonte, uma luz em movimento ou até uma televisão ligada (atenção para o conteúdo demonstrar o estilo de sua academia!).  Mas cuidado! Ventiladores, que em geral nós não queremos mostrar, por exemplo, também têm movimento e podem atrair o olhar, se não houver nada que se sobressaia.

Pintura e iluminação no ponto focal

Já se você quiser chamar atenção para uma parede, pinte-a com uma cor quente e forte. Mas se você quiser esconder visualmente uma parede, pinte-a de cor neutra e coloque um objeto decorativo colorido na parede. O olhar será atraído para o objeto, deixando de lado o restante.

A Iluminação focada chama imediatamente a atenção. Use a iluminação para valorizar o que você deseja mostrar. E jamais ilumine de forma destacada o que você quer esconder. Usar luminárias de forma linear para levar o olhar para o fundo de uma sala é uma técnica tradicional que funciona muito bem.

As plantas em vasos ou paredes são outro ponto de atração e devem sempre ser usadas com um destaque de luz.

Conhecer essas técnicas é importante para você usar a Arquitetura como estratégia de gestão! No mês que vem vou te contar porque eu sempre oriento a manter os elementos alinhados!

Conte comigo!

Leia outros artigos

O que achou desse artigo?

Publicidade

REF&H
Enviar