Reforme sua academia gastando pouco

As academias têm que estar sempre atualizadas para fidelizar esse cliente cada vez mais antenado com o que acontece no restante do mundo, tanto em termos de treinamentos quanto em arquitetura e design. Mas academia é um negócio e como tal deve ser viável. Para manter o orçamento sob controle e a academia sempre atualizada, a arquitetura deve ser tratada como parte da gestão. Você deve reservar um tempo constantemente para planejar e também sempre reservar uma verba para que você reforme sua academia gastando pouco.

Para definir a proporção de tempo entre planejamento e execução eu acredito no modelo norte-americano, onde investe-se muito o dobro de tempo pensando do que fazendo. Por exemplo, lá os projetos arquitetônico e de engenharia de uma academia de 1.200m² duram 6 meses e a respectiva obra é feita em somente 3 meses. Já se começa com a economia de uma obra rápida e com menos erros pois está tudo definido.

Academia EcoFit, SP: projeto do escritório Arquitetura de Resultados de Patrícia Totaro

 

Reformando sem gastar muito

Então vamos a um planejamento para que você reforme sua academia gastando pouco:

  • Você deve constantemente estudar as tendências do momento e ter o olhar crítico para separar o que é modismo. Sempre que entrar em um restaurante, loja ou hotel, tire ideias para colocar na academia. Mas aí vem a grande sacada: use o filtro do que o seu cliente percebe e a imagem que sua academia quer passar para separar ideias que fazem sentido para o seu negócio. O conceito da trilha da experiência pode ajudar nisso!
  • Escreva o objetivo de sua reforma: aumentar a mensalidade, fidelizar os alunos existentes, convidar ex-alunos para retornar, aumentar as vendas. Para cada objetivo você deve traçar uma estratégia diferente.
  • Se não tiver um projeto de arquitetura, defina todos os materiais de acabamento, liste as luminárias e outros detalhes de iluminação e também os móveis e elementos decorativos.
  • Com o projeto ou com essa lista faça um orçamento detalhado. Não esqueça de colocar a mão de obra. Se o orçamento estiver acima do que você estipulou, volte ao planejamento e veja onde pode cortar (esse é o momento de reler o objetivo e ver se o corte não atrapalha o resultado final).
  • Não deixe para decidir nenhum item durante a obra. Você irá gastar mais do que precisa seja por empolgação ou pelo aperto do prazo.
  • O grande truque para não gastar muito em reformas é saber onde investir: entenda o que e o seu cliente-alvo valoriza e tenha sempre em mente o objetivo da reforma.
  • Siga também essas outras dicas para melhorar a arquitetura da sua academia.

Pense nisso e bom projeto!!!

Quer receber dicas de arquitetura gratuitamente? Participe do meu grupo exclusivo no Telegram!

Print Friendly, PDF & Email
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Leia outros artigos

Publicidade

REF&H
Enviar