Na edição 152 da Revista Empresário Fitness & Health, foi abordado o (Des)empenho de atleta velejador no ciclo olímpico. Na matéria, o velejador havia conquistado a medalha de prata no continente Africano1.
Na fase de preparação para campeonatos internacionais, o velejador Miguel Morela, nos últimos meses de 2025, conquistou o 2º lugar no Campeonato Estadual e 3º lugar do Campeonato Brasileiro da classe dingue, neste último, sagrou-se campeão na sua categoria.
O jornal “A Cidade de Niterói” relatou que Morela é atleta do Projeto Grael e manteve regularidade no pódio nos últimos 5 anos ao conquistar o 1° lugar nos anos de 2021 e 2022, e o 3° lugar nos anos de 2023, 2024 e 2025. Mas esse ano, o pódio teve um espaço ainda mais especial, pois foi o primeiro ano dele como timoneiro, o qual é o velejador responsável por definir os bordos, posições da vela e direções do barco2.
O desempenho chama atenção não apenas pelo pódio duplo, mas também pelo contexto do evento: foram 122 velejadores, de 7 estados e 17 clubes, elevando o nível técnico e a disputa em cada regata2.
Nos esportes de alto rendimento, o sucesso durante a competição é determinado por pequenas diferenças de desempenho, e quando se trata de velejar, segundos fazem a diferença. Portanto, é necessário otimizar o desempenho dos atletas, com uso do treinamento com multiprofissionais focados na melhora das qualidades física e emocionais, para que eles alcancem o alto rendimento no esporte3. Nesse contexto, os professores de Educação Física que entendem de esportes náuticos fazem a diferença na prescrição e acompanhamento no treinamento.
A periodização do velejador Morela para 2026 tem dois grandes desafios: o Campeonato Sul-Americano da Classe ILCA em 4 em fevereiro e o mundial na Dinamarca: Youth World Championships em agosto.
Bons ventos para Miguel!
Referências
- Vasconcellos, MB. (Des)empenho de atleta velejador no ciclo olímpico. Revista Empresário Fitness & Health. Edição 152, 2025.
https://revistaempresariofitness.com.br/artigo-patrocinado/desempenho-de-atleta-velejador-no-ciclo-olimpico/. - Jornal “A Cidade de Niterói” https://cidadedeniteroi.com/esportes/niteroi-no-podio-miguel-morela-e-campeao-juvenil-no-dingue-2025/.
- Vasconcellos, MB. Edra, FPM. (Non)performance of sailor in the olympic cycle. Revista Aracê, São José dos Pinhais, v.7, n.6, p. 31985-32010, 2025.