O bom atendimento ao cliente sempre foi e sempre será uma estratégia inteligente para estimular as relações comerciais. Afinal, um comprador satisfeito tende a retornar outras vezes. Neste artigo, quero que você descubra como o atendimento pode impactar seu negócio de forma positiva.

Para tanto, elenquei uma série de dicas e premissas básicas sobre o atendimento ao cliente. Esses são cuidados fundamentais e que todo vendedor precisa ter em mente para que apresente um diferencial competitivo no mercado e alcance suas metas com mais facilidade. Além do mais, tais práticas também contribuem para a reputação da empresa. No cenário de crise atual, todo cuidado é pouco para que os mecanismos de atração e marketing orgânico (espontâneo) sejam usados a seu favor e não como propaganda negativa. Se a sua ideia é se consolidar como um bom atendente ou capacitar a sua equipe para um atendimento de alta performance, não deixe de acompanhar os tópicos seguintes. Uma boa leitura para você!

Os princípios básicos de um bom atendimento

Algumas premissas norteadoras jamais devem ser esquecidas quando falamos em relacionamento com o consumidor. São esses princípios que determinarão a imagem da empresa como um todo e a sua autoridade de mercado. Lidar com o público nem sempre é uma tarefa simples. Todavia, lembre-se que é nesse contato diário que conseguimos desenvolver mais habilidades e competências que otimizam os caminhos a serem seguidos no dia a dia pelo time de vendas.

A seguir, confira os 3 princípios básicos de um atendimento de qualidade:

1. Respeito – É muito comum nos depararmos com relatos de pessoas que entraram em algum estabelecimento comercial e que optaram por nunca mais voltar lá novamente devido ao mau atendimento. Talvez você mesmo já tenha passado por essa situação! Isso normalmente tem a ver com vendedores mal preparados e que, seja “sem querer” ou de forma deliberada, desrespeitaram o consumidor de alguma forma. O respeito é algo básico e que precisa estar sempre presente nas nossas práticas.

Uma dica é atender como gostaríamos de ser atendidos. Além disso, prezar sempre pela empatia e tratamento igualitário para todas as pessoas que adentrarem sua empresa.

2. Agilidade – O dia a dia do mundo contemporâneo está cada vez mais corrido e os clientes também não têm tempo de esperar por horas até serem atendidos ou finalizarem uma negociação. Use todos os mecanismos possíveis para agilizar o atendimento. Ser lembrado como uma referência em agilidade é uma excelente propaganda para os negócios. No entanto, também precisam ser respeitadas todas as etapas da venda para que a qualidade no atendimento não seja afetada.

3. Eficiência – Além do respeito e da agilidade, outra premissa básica para nortear o atendimento em vendas é a eficiência. Retorne os contatos dos clientes e use ferramentas para facilitar essa relação. Os vendedores também precisam ser bem capacitados. Eles representam a empresa e são como um cartão de visitas do estabelecimento. Invista em treinamento e dê todas as condições para que eles desempenhem suas funções de maneira bem sucedida

Como o bom atendimento pode impactar nos seus negócios

O atendimento pode impactar seu negócio, seja de maneira positiva ou negativa. Ele está intimamente ligado à sua competitividade de mercado.

Há quem diga que a melhor propaganda de todas é a do “boca à boca”. E, de fato, esse é um tipo de marketing espontâneo que contribui para os seus resultados e para a sua reputação. Não esqueça, ainda, que comentários nas redes sociais podem viralizar e alcançar uma infinidade de potenciais consumidores. Por isso, procure propagar boas impressões e opiniões sobre os seus produtos, serviços e atendimento. Desse jeito, você poderá angariar novos clientes, fidelizá-los e conquistar defensores da sua marca.

Dicas práticas para um atendimento de alta performance

Quem trabalha com vendas e busca uma alta performance precisa trilhar um caminho conciso e prezar sempre pelas melhores práticas no quesito atendimento ao cliente. Esse aprimoramento é constante e exige dedicação. Por isso, agora que você já sabe como o atendimento pode impactar o seu negócio, preparei algumas dicas práticas para que a sua equipe de vendas seja referência e passe uma boa imagem da sua empresa. Fique de olho nos tópicos na sequência!

1. Tenha diferentes canais de atendimento – Independentemente de você realizar vendas on-line ou não, é primordial contar com diversos canais de atendimento para facilitar o contato com o consumidor. Tenha um SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente) e isso certamente passará mais confiança, o que estimula as vendas e facilita o pós venda.

2. Esteja disponível – Não basta ter canais de atendimento e páginas nas redes sociais se elas ignorarem as tentativas de contato, avaliações e comentários da clientela. Esteja disponível e não deixe o consumidor no vácuo!

3. Equilibre os seus investimentos – Para prestar um atendimento de qualidade, equilibre os seus investimentos. Não foque somente na publicidade. Lembre-se que os clientes atraídos precisam encontrar uma estrutura adequada para fechar negócio e manter um bom relacionamento.

4. Automatize processos – Hoje em dia contamos com ferramentas excelentes para sanar dúvidas do consumidor e solucionar problemas de forma automatizada. Há softwares e plataformas eficientes com chatbots e outros mecanismos que ajudam você a reduzir custos e otimizar processos.

5. Mantenha um padrão no atendimento – A equipe de vendas e suporte precisa ser bem treinada para que se mantenha um padrão no atendimento. Ao manter o mesmo estilo, o cliente é recebido em um ambiente mais seguro e que transmite confiança.

6. Conheça seu público – É de extrema importância conhecer o seu público alvo. Para tanto, escute os consumidores e solicite breves avaliações que ajudem a melhorar constantemente a sua performance. O feedback é peça chave no êxito de qualquer negócio.

7. Atenda às expectativas do consumidor – Não basta conhecer o consumidor. A sua empresa também precisa antecipar as suas expectativas e atendê-las da melhor forma possível. Inove nas soluções apresentadas e isso certamente contribuirá para o nível de satisfação das pessoas que adentrarem a sua loja.

Aplicando todos esses pontos ao seu negócio, certamente os impactos do seu atendimento serão sempre positivos e irão gerar uma experiência também positiva para os seus clientes.

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