Na Suécia, a natação faz parte do currículo do ensino fundamental, pois aprender a nadar em tenra idade pode reduzir o número de crianças que se afogam e, por isso, a natação é considerada para eles uma habilidade que pode salvar vidas1. No Brasil, cada vez mais, os locais têm reconhecido que as aulas de natação podem ajudar a prevenir afogamentos2, ao desenvolver a aquacidade do aluno, nas aulas, ao executar 1) nado com braços e pernas, 2) mudanças de decúbitos, 3) entrada e saída com segurança da água, 4) respiração aquática, 5) submersão e imersão, 6) flutuação e 7) sustentação com palmateios. No entanto, as aulas de natação também podem ensinar a evitar que uma outra pessoa se coloque em risco de afogamento e sobretudo ao aprender a reconhecer quando está acontecendo um afogamento.

Em 2014, foi criada uma Cadeia de Sobrevivência de Afogamento composta por cinco elos que orientam as etapas importantes para melhorar as chances de prevenção, sobrevivência e recuperação de afogamento. As etapas da cadeia são: prevenir afogamento, reconhecer o afogamento, fornecer flutuação, remover da água e fornecer cuidados conforme necessário3.
Este texto tem o objetivo de mostrar como o 2º elo da cadeia (reconhecer o afogamento) pode ser trabalhado nas aulas de natação como forma educativa de orientar alunos a saberem agir em caso de falha no 1º anel (prevenção).
Segundo a Royal Life Saving Society Australia4, uma vítima de afogamento não é o que as pessoas normalmente veem nos filmes com braços espirrando água, pessoa gritando por socorro. Na realidade, o afogamento é muito mais silencioso e é frequentemente confundido com brincadeira, pois não há gritos. É chamado de resposta instintiva de afogamento. O estereótipo de “afogamento” retratado em filmes ou na TV é, na verdade, conhecido como sofrimento aquático, que acontece antes de uma pessoa começar a se afogar. Alguém em sofrimento ainda pode controlar seus movimentos, esticar os braços para pegar um dispositivo de flutuação e gritar. Quando o afogamento começa, no entanto, a pessoa não consegue mais gritar ou controlar seu corpo. Elas ficam verticais na água, às vezes balançando para cima e para baixo, com as mãos estendidas parcial ou totalmente para os lados. As crianças podem parecer que estão nadando como cachorros ou brincando. Mas o silêncio, entre as crianças, especialmente é um aviso de que algo pode estar mortalmente errado.
Sinais de afogamento incluem:
- Silêncio: a pessoa pode estar em silêncio, desmaiada ou ofegante.
- Boca: a pessoa pode estar tossindo, com espuma na boca ou sons de desespero.
- Olhos: os olhos da pessoa podem estar vidrados, fechados ou incapazes de focar, desorientada.
- Posição da cabeça: a cabeça da pessoa pode estar inclinada para trás ou baixa na água.
- Posição do corpo: a pessoa pode estar ereta na água, sem usar as pernas, corpo tensionado.
- Movimento: a pessoa pode parecer estar subindo uma escada invisível, ou tentando nadar, mas sem progredir ou contra a correnteza.
- Outros sinais: a pessoa pode ter cabelo sobre a testa ou os olhos, parecer estar lutando, ou gesticulando com os braços.
Reconhecer o afogado
Dentre os itens de conteúdos que podem ser ensinados nas aulas de Natação + Segura está o de saber reconhecer um afogamento. Ao reconhecer uma vítima em afogamento, peça que liguem para 193 (Corpo de Bombeiros) ou 192 (SAMU) e avisem o que está acontecendo, onde é o incidente, quantas pessoas estão envolvidas e o que já fez ou pretende fazer. Se não houver acesso ao 192/193, avise sempre uma pessoa ao lado do que pretende fazer5.
Se possível, forneça um material flutuante para a vítima (3º elo da cadeia), sem que seja necessário você se expor a tentar resgatar sem treinamento e habilidades para tal. Sobretudo, porque pesquisadores chineses mostraram que esforços de resgate tentados por espectadores destreinados muitas vezes levam à morte da vítima primária de afogamento, do socorrista ou ambos6.
Por isso, sempre o melhor é executar bem o primeiro elo da cadeia (a prevenção). A prevenção, neste caso, é não se colocar em risco, observar se o local possui placa de proibido nadar, bandeira vermelha, local fundo, proibido mergulhar; nesses casos, não entre na água. Para os pesquisadores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro7, alunos de natação precisam aprender, além dos conteúdos procedimentais que constam no teste de aquacidade: a) conteúdo atitudinal, que as ações estão focadas em ensinar ao aluno, para que ele possa ser capaz de saber respeitar e/ou saber conviver com (regras de utilização, orientações do professor, seus limites, normas, posturas, hábitos de prevenção e atitudes); b) conteúdo conceitual, que são as ações focadas em ensinar ao aluno, para que ele possa ser capaz de saber interpretar e/ou saber sobre (placas, símbolos, avisos, significados, riscos, perigo e conceitos).
A prevenção de afogamento evita a mortalidade prematura e tem o potencial de salvar muito mais vidas do que o resgate ou o tratamento de pessoas que se afogam8. Em síntese, o 1º anel é sempre a melhor opção: PREVENÇÃO!
Referências
- Lõhmus M, Osooli M, Pilgaard FIH, Östergren PO, Olin A, Kling S, Albin M, Björk J. What makes children learn how to swim? – health, lifestyle and environmental factors associated with swimming ability among children in the city of Malmö, Sweden. BMC Pediatr. 2022 Jan 10;22(1):32.
- Vasconcellos, M.B, Corrêa, P.R, Blant, G.O., Alves, V. L.C, Michel, C.C; Caloiero, S., Faria D.E.V. Longitudinal study of the Drowning Prevention Knowledge Level of schoolchildren in Rio de Janeiro, Brazil. International Seven Journal of Health Research. 2024, 3(2),761-783.
- Szpilman D, Webber J, Quan L, Bierens J, Morizot-Leite L, Langendorfer SJ, Beerman S, Løfgren B. Creating a drowning chain of survival. Resuscitation. 2014 Sep;85(9):1149-52.
- Royal Life Saving. https://royallifesavingwa.com.au/your-community/your-safety/first-aid/recognising-a-person-is-drowning.
- Vasconcellos, MB. Aula de natação que ensina a fornecer flutuação. Revista Empresário Fitness & Health. Edição 138. Junho de 2024. https://empresariofitness.com.br/atividades-aquaticas/aula-de-natacao-que-ensina-a-fornecer-flutuacao/.
- Zhu Y, Jiang X, Li H, Li F, Chen J. Mortality among drowning rescuers in China, 2013: a review of 225 rescue incidents from the press. BMC Public Health. 2015 Jul 10;15:631.
- Vasconcellos, M.B., Macedo, F.C. Prevenção do afogamento com uso de conteúdos: Atitudinal, procedimental e conceitual. Latin American Journal of Development, Curitiba. 2021. 3(6): 3741- 54.
- Vascocnellos, MB; Blant, GO; Michel, CC; Diogo, EVF. Longitudinal monitoring in the 2022-25 quadrennium of the Drowning Prevention Knowledge Level (DPKL) of schoolchildren in Rio de Janeiro, Brazil. ARACÊ, v. 7, n. 3, p. 15531-59, 2025. Disponível em: https://periodicos.newsciencepubl.com/arace/article/view/4175.