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Realizar deslocamento embaixo d’água

Colunista: Marcelo Barros de Vasconcellos

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Deslocamento embaixo d’água é a capacidade de se mover embaixo da água, sem respirar, por uma certa distância. O deslocamento embaixo d’água é uma habilidade importante para a segurança aquática e pode ser útil em emergências ou para atividades de natação e mergulho.

Pesquisadores da Alemanha mencionam que as habilidades de mergulho são vitais em contato com águas abertas e essenciais na prevenção de acidentes por afogamento1.

Para realizar o deslocamento embaixo d’água, é necessário prender a respiração (ficar em apneia) e nadar uma pequena distância, como 2 metros, totalmente submersa. Esse tipo de deslocamento é chamado de apneia dinâmica e é um dos desafios do teste de aquacidade, que avalia a segurança e adaptação ao meio aquático.

O deslocamento submerso é um elemento muito importante no aprendizado da natação, e geralmente leva um tempo considerável para se aprender2.

O primeiro passo para realizar o deslocamento submerso é a pessoa encher os pulmões de ar (inspiração), afundar o corpo e iniciar o nado com o rosto dentro da água. Pode-se usar movimentos como o nado cachorrinho, crawl, ondulações do “golfinho” ou do nado peito, sempre com calma e sem tirar a cabeça da água até completar a distância.

Em primeiro lugar, saber se deslocar embaixo d’água pode ajudar a prevenir acidentes e a lidar com emergências em ambientes aquáticos. Além disso, o deslocamento embaixo d’água ajuda a desenvolver habilidades importantes, como controle da respiração, concentração e confiança. É importante começar devagar: primeiro, ensina-se a prender a respiração por alguns segundos (apneia estática) e depois anda-se ou nadam-se distâncias curtas embaixo d’água (apneia dinâmica). Pode-se usar brinquedos submersos como estímulo, e sempre com supervisão do professor. Os nomes como “Peixinho Corajoso”, “Túnel do Silêncio”, “Mergulho Mágico”, “submarino”, “homem no fundo do mar”, “deslocamento submerso” e outros podem tornar o aprendizado mais divertido e estimulante para as crianças. Ao usar nomes criativos e imaginativos, é possível criar um ambiente de aprendizado mais alegre e motivador, onde as crianças se sentem mais engajadas e dispostas a aprender. Além disso, esses nomes podem ajudar a criar uma conexão emocional com a atividade, tornando-a mais memorável e significativa para as crianças.

Garantindo a segurança

Para garantir a segurança e o bem-estar das pessoas que praticam deslocamento embaixo d’água, é necessário adotar alguns cuidados, como:

  1. Nunca praticar sozinho, para garantir que haja alguém para ajudar em caso de emergência ou necessidade.
  2. Evitar forçar a respiração para evitar lesões ou problemas respiratórios, como a falta de oxigênio no cérebro.
  3. Não competir para evitar que as pessoas se esforcem demais e corram riscos desnecessários.
  4. Sair da água se sentir tontura ou cansaço para evitar que a pessoa desmaie ou sofra uma lesão mais grave.

O deslocamento embaixo d’água faz parte do item 9 do teste de aquacidade3, que é usado nas aulas do projeto Natação +Segura com conteúdos: atitudinais, procedimentais e conceituais para avaliar a adaptação ao meio líquido, controle da respiração e segurança aquática básica. Saber se deslocar embaixo d’água aumenta a segurança na piscina e desenvolve controle da respiração, concentração, confiança e consciência corporal. Também prepara para desafios maiores na natação e para lidar com situações inesperadas dentro da água.

Depoimentos dos alunos na 2º aula de natação

O aluno Matheus Alves, de 11 anos, relatou que embaixo dágua o corpo trava, principalmente quando tenta nadar. Achou que o nado submerso é mais difícil do que se for por cima d’água, mas se sente bem em nadar submerso.

A aluna Daniela de Carvalho, de 12 anos, relatou que o nado submerso é ruim porque falta ar, assim como entra água no ouvido e no nariz. Mas, achou bom porque parece que está flutuando.

Catharina Cerboni, Catarina Vieira, Ellen Diogo, Gabriele Blant e Luciane Restier ajudaram na construção deste texto sobre o ensino do nado submerso. 

Referências

Feige S, Peter S, Weickmann J, Michaelis A, Gebauer RA, Weidenbach M, Dähnert I, Münch D, Poschart M, Wüstenfeld J, Paech C. Physiologic response to distance diving in healthy children and young adults. Front Sports Act Living. 2025 Mar 28;7:1515674.

Badruzaman, B., Rusdiana, A, Syahid, A.M. The Contribution of Submerge, Floating, and Gliding Ability on Swimming Distance Ability for First-Year College Students. Advances in Health Sciences Research, 4th International Conference on Sport Science, Health, and Physical Education (ICSSHPE 2019), 2020. Volume 21 160-165.

Vasconcellos, M.B.; Caloiero, S. Use of the aquacity test as a tool for analyzing the level of beginner swimming students. Aracê, [s. l.], v. 7, n. 5, p. 21057–21079, 2025.

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