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Teste de Conhecimento Preventivo de Afogamento

Colunista: Marcelo Barros de Vasconcellos

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O afogamento é considerado um “assassino global” que não recebeu a atenção necessária1 e impacta desproporcionalmente as crianças2, grupo no qual o afogamento é 2ª maior causa de morte acidental1.

São fatores que contribuem para mortes por afogamento: as faltas de habilidades de natação e de consciência3, os lapsos na supervisão de adultos, as falhas nas barreiras nas áreas aquáticas4 e a falta de treinamento ou de instruções referentes ao afogamento1. Evitar o afogamento é um desafio à saúde pública2 e uma preocupação universal5.

Uma das formas de prevenção de afogamentos em crianças é o ensino da natação com foco na redução de acidentes no meio líquido6. De fato, elas são menos propensas a se afogar por terem participado de aulas de natação, portanto, as crianças devem ser ensinadas a nadar o quanto antes possível5,7. Nesse sentido, as aulas de natação e segurança aquática, em parte, reduzem o afogamento, além de permitir uma participação aquática saudável2.

A Natação + Segura

No Brasil, para prevenir o afogamento, por meio das aulas de natação10, foi criada uma metodologia de natação denominada natação + segura8,11 que valoriza, primordialmente, a segurança do aluno e a adaptação plena dele ao meio líquido com melhora da aquacidade9. Essa metodologia considera aquacidade como o grau de adaptação de uma pessoa ao meio líquido e suas condições de autossustentação, domínio da respiração aquática, deslocamento no ambiente aquático, consciência corporal e poucas chances de afogamento9. Trata-se de abordagem que evidencia, nas aulas de natação, múltiplas ações (conceituais, atitudinais e procedimentais) que venham a prevenir o afogamento, traumas ou situações que prejudiquem a progressão pedagógica para o aprendizado dos quatro nados12. Na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) é desenvolvido a metodologia de Natação + Segura com alunos do 6º ano do CAp UERJ.

O fato de alguns alunos já chegarem no primeiro dia de aula na natação com certa aquacidade, não significa que eles não necessitem de informações preventivas sobre como devem se comportar no meio líquido e, sobretudo, que estes não requerem atenção preventiva nas aulas.

Os benefícios das habilidades em natação e segurança na água, juntamente com a conscientização sobre o risco de afogamento, são fatores de proteção bem estabelecidos contra o afogamento2.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a natação deve ser ensinada como um componente de um programa que tem conteúdos voltados para habilidades de segurança na água, além de conhecimento e atitudes em relação à água5. As aulas de natação + segura são alicerçadas no desenvolvimento de competências. Os conceitos, as habilidades e as atitudes necessárias às competências aquáticas são alinhadas aos conteúdos pedagógicos conceituais, procedimentais e atitudinais6 na prevenção de afogamento.

Conteúdos conceituais da Natação + Segura

Nesse sentido, a Natação + Segura desenvolveu conteúdos que precisam ser ensinados para os alunos iniciantes na natação para que eles não se afoguem.

No conteúdo conceitual, o aluno aprende a “saber sobre”, fatos, conceitos, símbolos, imagens, princípios materiais, como por exemplo: o que é perigoso? O que é raso/fundo e quais os cuidados em cada um destes espaços? Qual o significado da figura ou texto contido em uma determinada placa? Qual o melhor local para se banhar? Onde é escorregadio e quais os riscos? Quando ligar para chamar os serviços de emergência? No Brasil, pode-se ligar para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) – 192 ou Bombeiros – 193.

Este conteúdo pode ajudar na prevenção de afogamento ao trabalhar a conscientização do aluno para que ele seja capaz de aplicar as habilidades aquáticas caso esteja em situação de perigo14, tenha controle emocional para raciocinar qual a melhor opção a seguir, conheça os avisos de placas, tenha cuidado com ralos de aspiração14 e não tenha comportamentos de alto risco no ambiente aquático3.

Nesse sentido, ressalta-se a importância de definir o conceito a ser aprendido para prevenir o afogamento, como por exemplo, o que saber, o que fazer em determinada situação. Então, posteriormente, esse conceito pode determinar objetivos, escolher conteúdos e metodologia para consolidá-lo como um conceito a ser aprendido pelo aluno.

Na metodologia Natação + Segura, o professor trabalha, por exemplo, com o significado das cores da bandeira que ficam afixadas nas praias para indicar o grau de perigo atual do mar e o aluno aprender a discernir o risco de afogamento. A bandeira verde significa local apropriado a banho; a amarela, risco de afogamento; a vermelha, alto risco de afogamento e; a preta, área desprotegida de guarda vidas.

A utilização dos sentidos na Natação + Segura

Como conteúdo atitudinal, o aluno aprende a “saber respeitar e conviver” com normas, posturas, valores e atitudes, como por exemplo, saber respeitar as regras de utilização do ambiente aquático e do professor, adotar hábitos de prevenção de afogamento e/ou acidentes e, finalmente, interiorizar algo que será levado para toda a vida. Os conteúdos atitudinais apresentam-se como objetos de ensino e aprendizagem, e apontam para a necessidade de o aluno vivenciá-los de modo concreto no cotidiano escolar, buscando minimizar a construção de valores e atitudes por meio do currículo oculto13.

Na metodologia Natação + Segura, o professor trabalha com as normas, valores e atitudes de utilização da piscina com foco na prevenção de afogamentos6. É possível usar os sentidos, como por exemplo: ao usar a audição, o aluno vai ouvir sobre como ele deve se comportar para evitar acidentes. Já na visão, o aluno vai aprender a estar sempre no campo visual de um professor. Em relação ao tato, o aluno vai sentir que precisa estar em contato com o professor enquanto ele ainda não sabe nadar, na distância de um braço. No paladar, o aluno vai aprender a orientar os pais a não tomar bebida alcoólica se estiver pensando em entrar na água ou cuidando de alguém. Por fim, no olfato, o aluno estará atento ao cheiro forte de produtos químicos e de algo queimando.

Testagem de alunos

Até o momento, 112 alunos, com faixa etária entre 10 e 13 anos, fizeram o teste dos conteúdos pedagógicos conceituais e atitudinais da Natação + Segura e destes, 92% (n= 103) conseguiram fazer a correlação certa a respeito das bandeiras verde e amarela. Já em relação à bandeira vermelha, a prevalência  de acertos do seu significado foi maior, pois responderam adequadamente 94,6% (n =106) alunos. Em relação a saber o significado das figuras que constam nas placas  de prevenção, o resultado mostrou que quase a totalidade dos alunos conhecem os significados das placas, por exemplo 99,1% (n= 111) acertaram o significado das placas nº 2 que se referem ao telefone de emergência, da placa nº 3 sobre proibido empurrar e da placa nº 5 proibido nadar (Quadro 1).

Se quase a totalidade das crianças conseguem identificar o que a placa significa, é possível que o problema de afogamentos em crianças que viram a placa e mesmo assim se afogaram esteja relacionado à atitude em relação ao risco. É possível que mesmo que a criança identifique na placa que o guarda vidas está ausente na supervisão da piscina ou da praia ela, mesmo assim, escolha entrar na água. De forma análoga, muitas crianças sabem que devem usar o cinto de segurança ou que devem atravessar na faixa de pedestre, mas elas optam por não atravessar e/ou usar o cinto, ou seja, o conhecimento não é colocado em prática para prevenir o acidente. 

Já em relação aos comportamentos ligados às aulas de natação, o resultado da pesquisa mostrou que 100% dos alunos (n= 112) responderam, por exemplo, que não se deve atravessar um rio nadando só porque fazem aula de natação. Isso demonstra que o aluno consegue discernir e ter atitude de humildade para reconhecer que, mesmo sabendo nadar na piscina, não tem habilidade para atravessar um rio nadando ou entrar no mar agitado etc. Mas, isso não garante que quando ele se deparar com essa situação vai agir desta forma.

Teste dos conteúdos pedagógicos conceituais e atitudinais na Natação + Segura

Por isso, ao final de cada avaliação formativa, o professor verifica se houve mudança atitudinal, se o aluno ouviu sobre essas normas e comportamentos no ambiente aquático e colocou isso em prática, ou seja, se houve mudança de comportamento.  Para isso o professor da Natação + Segura trabalha nas aulas de forma a orientar comportamentos adequados que constam nos 10 itens do teste (pergunta 3 quadro 1) sobre como utilizar a piscina de forma segura.

A seguir consta o teste usado na Natação + Segura para a verificação diagnóstica dos conteúdos pedagógicos conceituais e atitudinais no primeiro dia de aula e reavaliação no decorrer dos meses. A verificação contem três partes: a primeira solicita que o aluno correlacione o significado das figuras com o texto que deve ser contido na placa (7 questões); a segunda, para ligar as colunas correlacionando ao significado das bandeiras (3 questões) e, a terceira, marcar verdadeiro ou falso nos comportamentos que devem ser realizados nas aulas de natação (10 questões). Cada questão vale 0,5 e a pontuação máxima é 10, ao final consta um gabarito que o aluno recebe do professor para verificação do número de acertos e que também serve para fornecer feedback junto aos pais e alunos sobre essa temática.

Quadro 1. Teste dos conteúdos pedagógicos conceituais e atitudinais na Natação + Segura

Conclusão

O afogamento é causado por multifatores. Assim, o ensino da Natação + Segura com os três conteúdos interligados (procedimental, atitudinal e conceitual) é mais uma ferramenta para ajudar a prevenir o afogamento.

O excelente conhecimento preventivo não representa que o aluno está a salvo do afogamento, pois podem lhe faltar aquacidade (procedimental) e atitudes que o salvarão ou que o impedirão de se afogar.

O uso do teste conceitual/atitudinal, como forma de diagnóstico, permite identificar o nível de conhecimento preventivo (muito fraco, fraco, regular, bom e excelente) no primeiro dia de aula e possibilita ao professor ensinar o aluno a desenvolver atitudes corretas sobre os riscos de afogamento, aprender a ter controle emocional e discernimento em situações de perigo. A prevenção de afogamento nas aulas de Natação + Segura começa fora d’água e deve ser mantida na água por meio de conteúdos pedagógicos: conceituais, procedimentais e atitudinais.

Agradecimentos a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (SOBRASA) pelas confecções das placas e aos bolsistas do projeto prodocência Natação + Segura da UERJ: Caio Cardoso, Gabriele Oliveira Blant, Izabel Maria da Silva Sobral e Lívia Cristina Alves Viana. 

Contato: [email protected]

Clique no botão após as referências para fazer o Teste de Conhecimento Preventivo de Afogamento e conferir qual é o seu nível. Ademais, de 15 a 21 de agosto é a semana Piscina + Segura.

Referências

  1. Barcala-Furelos, R., Carbia-Rodríguez, P., Peixoto-Pino, L., Abelairas-Gómez, C., Rodríguez-Núñez, A. (2019). Implementation of educational programs to prevent drowning. What can be done in nursery school? Med Intensiva. 43(3):180-82.
  2. Willcox- Pidgeon, S.M., Franklin, R.C., Leggat, P.A. Devine, S. (2020). Identifying a gap in drowning prevention: high- risk populations. Inj Prev 26(3):279-88.
  3. Lin, C., Wang, L., Lu, T. (2019). Changes in drowning mortality rates and quality of reporting from 2004–2005 to 2014–2015: a comparative study of 61 countries. BMC Public Health; 19:1391.
  4. Whitworth, H.S., Pando, J., Hansen, C., Howard, N., Moshi, A., Rocky, O., Mahanga, H., Jabbar, M., Ayieko, P., Kapiga, S., Grosskurth, H., Watson-Jones, D. (2019). Drowning among fishing communities on the Tanzanian shore of lake Victoria: a mixed-methods study to examine incidence, risk factors and socioeconomic impact. BMJ Open. 9(12):e032428.
  5. (2017). Preventing drowning: an implementation guide. Geneva: World Health Organization.
  6. Vasconcellos, M.B., Macedo, F. C. (2021). Prevenção do afogamento com uso de conteúdos: Atitudinal, procedimental e conceitual. Latin American Journal of Development, Curitiba. 3(6):3741-54.
  7. Brenner, R.A., Taneja, G.S., Haynie, D.L., Trumble, A.C., Qian, C., Klinger, R.M., Klebanoff, M.A. (2009). Association between swimming lessons and drowning in childhood. A case-control study. Arch Pediatr Adolesc Med. 163(3):203-10.
  8. Vasconcellos, M.B. (2019a). Teste de aquacidade para natação monitorada. Revista Saúde Física & Mental. SFM. 7(1):1-6.
  9. Vasconcellos, M.B. (2019b). Natação Monitorada. Testes desde aquacidade até o nível avançado. Rio de Janeiro: Paco.
  10. Vasconcellos, M.B, Santos, R.O. (2004). Um estudo sobre o auto-salvamento nas aulas de natação, para crianças de 4 a 6 anos, como conteúdo auxiliar na prevenção de afogamentos. Revista Sprint. Ano XXI, nº134, p.43-47.
  11. Vasconcellos, M.B., Szpilman, D., Queiroga, C. Mello, D. (2017). Swim + safe: test for diagnostic evaluation and monitoring of water skills of beginner students. World conference on drowning prevention. Canada: Vancouver.
  12. Vasconcellos, M.B. (2020b). Qual o dia de prevenir afogamentos? Revista Empresário Fitness & Health. Edição 95. novembro de 2020.p.1-6.
  13. (1998). Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Educação Física / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 114p.
  14. Gupta, M., Rahman, A., Baset, K., Ivers, R., Zwi, A.B., Hossain, S., Rahman, F., Jagnoor, J. (2019). Complexity in Implementing Community Drowning Reduction Programs in Southern Bangladesh: A Process Evaluation Protocol. J. Environ. Res. Public Health. 16(6):968.

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