Publicidade

Tipos de lazer na piscina

Colunista: Marcelo Barros de Vasconcellos

De acordo com Dumazedier: “o lazer é um conjunto de ocupações às quais o indivíduo pode entregar-se de livre vontade, seja para repousar, seja para divertir-se, recrear-se e entreter-se, ou ainda, para desenvolver sua informação ou formação desinteressada, sua participação social voluntária ou sua livre capacidade criadora, após livrar-se ou desembaraçar-se das obrigações profissionais, familiares e sociais”.

De fato, o lazer pode contribuir para melhorar a qualidade de vida das pessoas servindo para aproximar pessoas, promover a restauração das forças, deixar as pessoas mais dispostas e alegres. Ademais, algumas pessoas perceberam que a piscina é mais que um ambiente aquático para se exercitar. A piscina pode ser também um local para as pessoas desfrutarem de diferentes tipos de lazer.

Tipos de lazer

Existem pelo menos seis tipos de lazer. Cada pessoa pode verificar com qual deles melhor se identifica.

Interesses artísticos

Tem seu campo de domínio no imaginário, nas imagens, emoções e sentimentos; seu conteúdo é estético e configura a busca da beleza e do encantamento. Exemplos: festas tradicionais, o mundo do espetáculo (cinema, teatro, música, dança), literatura de ficção e artes plásticas.

Interesse intelectuais

Busca o contato com o real, as informações objetivas e explicações racionais. Exemplos: informações sobre arte, esporte, notícias e sobre assuntos profissionais, religiosos, além de incluir cursos livre e leitura em geral.

Interesses físicos

Compreende todas as práticas esportivas, natação, hidroginástica, ginástica, corrida, os passeios e todas as atividades em que prevalece o movimento ou o exercício físico. Exemplos: exercícios na piscina, ao ar livre, na natureza, em academias, clubes, praças etc.

Interesses manuais

Voltado para a capacidade de manipulação, quer para transformar objetivos, materiais ou para lidar com a natureza. Dessa forma, incluem-se todas as ramificações do “faça você mesmo”.  Exemplos: o artesanato, bricolagem, origami, crochê, desenho, jardinagem e pintura.

Interesses sociais

Quando se busca o descanso, divertimento, informação e/ou interação para conhecer outras pessoas. Exemplos: bailes, bares, shows, brincadeiras com os filhos e jogos com parentes e amigos.

Interesse tecno-virtual

Corresponde à área onde as pessoas buscam se relacionar por meio da tecnologia e interação com equipamentos eletrônicos cada vez mais individualmente. Exemplos: DVS’s portáteis, câmeras digitais, Kindle, óculos de realidade virtual, tablet, bluetooth, X-box, Mp5, I-pod, smartphone, smart TV e vídeo games interativos. Esta área é predominantemente de atividades sentadas e de pouca movimentação, chamada de lazer passivo. Já as atividades em que prevalecem o movimento é denominada de lazer ativo.                                       

Oportunidades de lazer na piscina

Proprietários de academias com piscina e os profissionais que trabalham em atividades aquáticas precisam conhecer o perfil de interesse de lazer de seu público para oportunizar, na piscina, um espaço que venha a contemplar os interesses de lazer de seu público-alvo. Independentemente do tipo de interesse de lazer que o indivíduo mais tem afinidade, a piscina pode ser um local agradável para as pessoas vivenciarem atividades artísticas, leituras, prática de esportes, artesanato, confraternização, amizades ou simplesmente usar seu eletrônico enquanto relaxam à beira da piscina.

Se você é usuário de piscina, pense o quanto este espaço aquático pode fazer do seu tempo livre um ótimo entretenimento e decida como usufruir deste espaço, para ficar mais alegre, melhorar a sua saúde e evitar o estresse. Tudo isso, obviamente, de forma segura, para evitar acidentes no ambiente aquático.

Leia outros artigos

O que achou desse artigo?

Publicidade

REF&H
Enviar