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A contribuição da dança para o desenvolvimento infantil

Colunista: Cláudia A. Rocha Stadler

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A dança nasceu da necessidade de se expressar uma emoção. O homem desde seus antepassados já utilizava a dança para se manifestar. Na antiguidade a dança era vista como dança – mágica, mas com o passar do tempo a dança se transformou em dança-arte. Nasceu da comunhão mística do homem com a natureza, como expressão dinâmica das emoções primitivas. Como todas as artes a dança é fruto da necessidade de expressão do homem. Essa necessidade liga-se ao que há de básico na natureza humana. Os mestres montam sequências de movimentos e aparecem as coreografias.

Surge, então, o chamado balleto, que se refere a composições coreográficas que foram levadas a França e transformadas em ballet e assim a dança toma forma e surge o ballet clássico. O ballet clássico com suas características continua sendo hoje como na sua origem: harmonia, simetria, elegância, graciosidade, amplitude de movimentos e grande domínio físico. A expressão do movimento está ligada a liberdade de pensamentos e de criação. Mesmo nas aulas de ballet clássico que é uma dança bastante tradicional. Dessa forma entendo que qualquer pessoa pode dançar desde que seja respeitado os seus limites, pois a dança oferece a oportunidade de elaborar seus próprios movimentos ou seguir um padrão de acordo com as orientações do professor, o que não se deve é rotular o aluno a dançar somente o que o professor determina.

De acordo com a minha percepção e experiência com o passar do tempo a dança foi crescendo e tornando-se cada vez mais técnica, incluindo ao seu programa passos mais elaborados seguindo uma metodologia adequada a cada nível ou faixa etária. Por ser o ser humano um ser capaz de se movimentar, este necessita de diversas experimentações para que a liberdade de expressão e ação possibilite o desenvolvimento psicomotor, emocional e sócio afetivo.

Sendo a expressão ritmo motor inerente a dança ela manifesta-se pelo físico, mental e emocional. Ela educa o homem para a vida, é um meio educacional funcional que exige equilíbrio e adaptações, dá asas à fantasia e oferece a multiplicidade da educação. A dança se manteve ao longo dos tempos como o mais antigo culto a arte, de forma singular. Os mestres desta arte mantêm uma tradição quanto aos exercícios e seus ensinamentos, que em sua ordem e método, nos foram transmitidos até hoje da forma original.

O processo ensino aprendizagem deve ir além proporcionando ao indivíduo a criação, a utilização de todo o seu corpo para uma perfeita descoberta das possibilidades e limites do seu próprio corpo. A preocupação com o desenvolvimento total do ser deve estar intrínseca nos ensinamentos do professor, pois estamos em outros tempos onde a necessidade da manifestação da linguagem e expressão corporal, a partir dos elementos da cultura corporal através da capacidade de criar e recriar amplia as formas de linguagem corporal. A linguagem corporal irá proporcionar a tomada de consciência do movimento em geral com a vida como um todo e os princípios de valores e atitudes que formam um caráter do ser humano digno.

A memória e as habilidades de linguagem aumentam. Ganhos cognitivos melhoram a capacidade de tirar proveito da educação formal. A autoimagem se desenvolve contribuindo para a melhora da autoestima. É importante ver a atividade criadora necessária para a expressão da personalidade e a evolução da imagem do corpo. Como em qualquer outra prática educativa o professor educador deve estimular as habilidades motoras em seus alunos para que este não seja um elemento humano passivo e sim tenha uma diversidade em experimentações psicomotoras com palavras de incentivo. Desta forma entendo que além de trabalhar as habilidades estaremos contribuindo para a melhora da autoestima, desenvolvendo o potencial corporal da criança, com movimentos voluntários. A expressão dos movimentos e das emoções e o permitir brincar são uma tarefa desafiadora e essencial do educador.

O aprendizado da dança contribui para melhorar a consciência corporal, estruturação espacial, consciência de relação e consciência de esforço. O estímulo que a dança irá proporcionar ao indivíduo vai desenvolver a cada dia as possibilidades de aprimoramento do corpo, espaço, força, tempo, motor e forma tão importantes para a saúde física e mental do aluno.

A dança contribui para uma melhor valorização da linguagem corporal respeitando as suas individualidades e capacidades para que de forma livre se descubra o movimento sem medo de errar, sem se preocupar com os resultados imediatos. O professor deve ter consciência de que a realização de movimentos perfeitos vem com o tempo, pois exige qualidades físicas, emocionais e intelectuais como: flexibilidade, força, equilíbrio, autoconfiança, desinibição, perseverança, percepção-espaço temporal entre outras importantes habilidades que irão ampliar as formas de execução.

A dança é uma educação integral, traduz emoções, sentimentos e as verdades da sua época. É preciso criar em cada aula, diferentes oportunidades de contato com a atividade lúdica para se ter o principal objetivo da dança: O prazer de dançar independente do que o aluno quer ser.

O mais importante no desenvolvimento de um programa sistemático de dança é o processo em que o aluno se descobre, e não o resultado final.

Por isso a experimentação e a criatividade devem estar presente nas aulas de dança para melhorar o desenvolvimento cognitivo, motor e social.

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