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Manual da ginástica on-line – Parte 3

Colunista: Fernando "Fofão" Vieira

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Estamos na era das aulas online! Diversos tipos, modalidades, por vários canais de transmissão, lives, on-demand, aulas gratuitas, turmas fechadas, profissionais de Educação Física ministrando, mas também, infelizmente, muitas aulas de “influencers”, leigos, youtubers e famosos chegam na casa de milhares de desavisados que os seguem.

Mais do que nunca, na internet livre, está na hora de separar bem o joio do trigo. Se os conselhos de Educação Física já não conseguiam fiscalizar com precisão as academias formais, legais e oficiais, percebo que fiscalizar o vasto mundo da internet será uma ainda mais árdua tarefa.

Aos profissionais, sugiro que sempre coloquem seus números de registro no CREF em seus vídeos gravados e nas bios das suas redes sociais. Além de sempre ao começar uma aula gratuita, ao vivo, se apresentar como profissional de Educação Física, dizer seu número profissional ou citar que está na bio, fazer uma rápida anamnese de quem está participando pela primeira vez daquela aula aberta dando instruções básicas de segurança, opções de exercícios mais fáceis e encorajar que os iniciantes poderão e deverão parar a qualquer momento. Essas atitudes simples já farão uma grande diferença entre os profissionais e os leigos.

Sugiro fortemente que as aulas abertas, gratuitas e ao vivo sejam preferencialmente feitas em plataformas como Zoom ou Google Meet onde o professor tenha um monitor para poder visualizar e acompanhar minimamente as imagens dos alunos executando os exercícios e movimentos. Penso que ministrar aulas abertas “para todos” pelo Instagram por exemplo é um “voo cego”. Nunca se sabe quem está realmente do outro lado fazendo e como está fazendo. Aulas abertas sem o professor conseguir monitorar os alunos devem ser muito fáceis de execução, com intensidade baixa a moderada, com muitas opções de formas mais simples de movimentos, constante instruções e avisos para os iniciantes.

Um rápido olhar de um profissional experiente, mesmo através de um vídeo, poderá fazer uma correção e evitar uma possível lesão de algum “aluno curioso” sem o mínimo de padrão motor presente naquela aula.

Transmissões online mais profissionais

Em muitas aulas ao vivo ocorrem alguns problemas técnicos que acabam dificultando a transmissão, prejudicando o andamento do treino, a motivação e a experiência daquele momento:

  1. Internet de baixa velocidade que toda hora trava
  2. Iluminação fraca do ambiente ou professor colocado “contraluz”.
  3. Som da música muito alto que ultrapassa a voz do professor.
  4. Som da música muito baixo que não dá o mesmo ritmo e motivação à aula.
  5. Muitas músicas originais são bloqueadas por direitos autorias nas redes sociais que fazem a transmissão cair ou travar.
  6. Muitos sons externos de dentro da casa, ou da rua, que se sobrepõem à música e principalmente à voz e comandos do professor.
  7. Aulas sendo interrompidas por cachorros, gatos, crianças pequenas ou qualquer outra pessoa, tirando o foco e a atenção necessária para a execução de uma aula profissional.

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Foto 1. Cantinho do sax do professor Henrique Piraí

O profissional de Educação Física Henrique Piraí, 59 anos, DJ, músico, gerontólogo, especialista em Alongamentos e Ginástica Localizada para pessoas com mais de 50 anos, ajudou com diversas dicas técnicas vários profissionais a transformarem suas aulas online cada vez mais produtivas e de ótimo nível.

Ele, como compositor e músico, já tendo feito diversas lives e mini shows em academias como DJ com instrumentos, possui toda a expertise dos aparelhos e configurações mínimas necessárias para uma transmissão de uma aula profissional online com qualidade.

Dicas de aparelhos básicos para uma transmissão de qualidade

A qualidade do som é um grande diferencial em qualquer aula, principalmente quando se está fazendo uma transmissão pela internet. Na maioria das vezes, ainda hoje em dia, as aulas são ministradas com a captação do som ambiente diretamente pelo microfone do celular, o mesmo que está filmando. Isto nem sempre é o ideal e geralmente pode causar muitos ruídos e baixa qualidade.

As sugestões de investimento para alguns aparelhos básicos são:

  1. Microfone sem fio
  2. Mesa de som pequena
  3. Placa de som
  4. Um Player separado para tocar as músicas
  5. Um tripé com um guimbo para mais ângulo de visão e para estabilização.
  6. Uma conexão mais rápida possível de internet com ótimo wi-fi.

A cereja do bolo para evitar que as músicas sejam bloqueadas por direitos autorais é o site da Epidemic Sound.  Com uma licença e pagamento mensal neste site pode-se baixar diversas músicas em mp3 de vários estilos musicais, usando-as tranquilamente sem problemas de bloqueios.

Modelo de aula online

As aulas doprofessor Henrique Piraí são para duas turmas online com senhoras de mais de 60 anos que estão com ele há mais de 18 anos. Ele já conhece bem todas as limitações, características e gostos das alunas, individualizando os exercícios, incluindo também algumas danças e aeróbicas de acordo com a aptidão e habilidade delas. As aulas acontecem três vezes por semana com mais ginástica localizada, alongamento, mais ritmos e muita alegria. O ambiente das aulas é no Facebook em uma Fanpage fechada (privada).

Henrique declara que hoje em dia com essas aulas online e turmas fechadas ganha no mínimo 5 vezes mais do que ganhava ministrando aulas na academia. A mensalidade que suas alunas pagam para ele gira em torno de R$ 200,00 por mês cada. Em uma rápida pesquisa com as suas alunas, elas dizem que estão adorando essa metodologia e o ambiente online e não querem mais voltar para uma academia. Ele também não tem interesse em aumentar mais turmas por conta de seus outros trabalhos como músico, compositor e DJ.  Afirma que as horas-aula pagas pelas academias não compensam mais.

Parcerias comerciais para as aulas online

A necessidade de materiais básicos para as alunas executarem as aulas em suas casas com mais eficiência foi resolvida em parceria com a fornecedora de materiais de fitness Vera Campos, reconhecida há anos no mercado de academias. Fecharam um kit/pacote com halteres, caneleiras, bands elásticos, bolinhas e tudo foi entregue diretamente na casa de cada aluna.

As aulas online em grupo são ótimas para manter aquela determinada turma, tribo e comunidade unida. O professor Henrique Piraí, assim como outros ótimos profissionais de coletivas, reserva 10 minutos para um bate papo informal entre a turma em si e ele. Essa conexão faz muita diferença na preservação do lado social, do fortalecimento das amizades, da interação e principalmente adesão às aulas.

Um diferencial de motivação que gera também um marketing pessoal incrível é o fato de, por ser músico, o professor Piraí presenteia as alunas, em muitas das aulas, tocando uma gaita, ou um sax com uma música especialmente selecionada para encerrar aquela sessão, aquele treino, aquela aula… Eu diria ainda mais: “aquele momento mágico”! Isso tudo em um cantinho de seu apartamento, devidamente bem iluminado com um bonito quadro, alguns materiais e o sax no pedestal decorando o ambiente (foto).

Mais do que nunca eu afirmo:

A ginástica coletiva não morreu e mesmo online terá uma longa jornada de sucesso!

Como sempre, uma aula coletiva deve ser um show de encantamento dos alunos, cheia de técnica apoiada em um tripé de segurança, eficiência e motivação. Apenas um profissional capacitado e com muita experiência saberá ministrá-la na dose certa!

Não deixe de participar desse super evento online e gratuito que vai discutir o “novo normal” no mercado fitness!

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