Publicidade

Rede Corpore: uma história de sucesso

Colunista: Fernando "Fofão" Vieira

Dia 20 de Outubro de 2020 foi um dia muito difícil para todos que conheciam o Prof. Me. Carlos Cardoso, tendo como sobrenomes por parte de mãe Holsboer Ribeiro e Ferreira Cardoso por parte de pai, mais conhecido no nosso meio de academias e Educação Física como CARLINHOS.

Apesar de termos a certeza de que um dia ela chegará, sempre é muito difícil lidarmos com a morte de um ente querido, de um amigo e de um grande profissional que sempre marcou sua trajetória como um grande empreendedor e inovador, à frente do seu tempo.

Naquele dia, uma mensagem do seu filho Eduardo Cardoso comunicando o falecimento do pai invadiu as redes sociais de forma cortante e dilacerante… Como acreditar? Rapidamente várias mensagens encheram a sua página no Facebook. Muitas! Cito aqui duas mensagens maravilhosas que expressaram muito bem quem era o Carlinhos.

Dentre tantas justas homenagens seguem essas:

Carlos Cardoso, ou Carlinhos da Corpore, Carlinhos da Akxe, Carlinhos da Estácio, Carlinhos da Gama e Souza.... sim, o Carlinhos de tantos lugares, mas principalmente o Carlinhos do nosso coração. Professor, empreendedor, visionário, referência no mercado de Academias, e inspiração para muuuuuuuuuuuuita gente, elevou a Educação Física a patamares muito diferenciados e foi pioneiro em inúmeros projetos. Por trás de todos os Carlinhos, tinha uma pessoa humana generosa, preocupada com os outros, e com a contribuição para melhorar o mundo. Tive a sorte de conviver com ele e aprender com ele. Ele partiu sem despedir, mas certamente, sua luz está brilhando em outra dimensão. Muita gratidão e saudades eternas do meu grande amigo. Deus conforte o coração dos filhos e de sua família que eu tanto quero bem.

Profª. Andréa João

Infelizmente faleceu um dos maiores Ícones da Ed.Física – Carlos Cardoso. Foi um inovador, gestor, empreendedor, chegando mesmo a ser um visionário. Foi ele o 1° a criar uma rede de Academias – CORPORE, a criar o maior Clube Academia do mundo na época-AKXE, a criar a 1ª Faculdade de Ed. Física da Estácio e da Gama e Souza, bem como a 1° Pós-Graduação em Gestão Desportiva. Seu conhecimento em Empreendedorismo Moderno era por todos admirado. Mas, o principal do Carlinhos era ser um Amigo maior do que seu coração. Vai fazer uma falta enorme a todos nós que também o amávamos. Nossos sentimentos a todos seus familiares.

Prof. Roberto Pável

Carlinhos estava casado com Cristina Bion Cardoso que juntos tiveram a filha Karla Bion Cardoso completando 6 filhos juntando todos dos casamentos anteriores de ambos. Ele foi aluno da primeira turma de Educação Física da UERJ. Antes da Corpore, ministrou aulas na TOP BEL academia do Hotel SHERATON e teve como guru e mestre um outro ícone da ginástica carioca – o ROBINHO da TOP BEL.

Carlos Cardoso, dinossauro do fitness

Estivemos juntos em vários momentos profissionais e recentemente, agora em 2020, o convidei para fazer parte do curso de palestras e mesa redonda da minha empresa KEEP GOING chamado – “Os Dinossauros do Fitness estão na área!” – um dos primeiros eventos on-line e ao vivo da área de Educação Física e Fitness durante a pandemia.

Incrivelmente, Carlos Cardoso aproveitou esse momento para fazer um histórico de sua família, dos seus ancestrais e do grande empreendimento que ele fez parte como proprietário e diretor: a Rede de Academias CORPORE e logo depois o AKXE o maior clube academia do mundo na época. Deixou assim um grande registro bem intimista e apaixonado da vida dele tanto pessoal como profissional.

Em homenagem, para que todos tenham acesso, resolvi liberar esta palestra dele no evento “Dinossauros do Fitness estão na área”.

Entre tantos empreendimentos, inovações e projetos criados por ele, o que mais ficou marcado como um verdadeiro LEGADO para o mercado de academias e para o Fitness Brasileiro foi a Rede de academias CORPORE com 6 unidades (São Conrado, Ipanema, Flamengo, Tijuca, Leme e Centro) e, como uma outra grande evolução e inovação da época, surgiu o AKXE Club na Barra da Tijuca.

Academias Corpore: onde o legado começou

Eu fui professor de várias unidades da Corpore, tive a grata oportunidade de dar a primeira aula de inauguração da unidade do LEME, numa segunda feira às 6:00 da manhã. Assim como, no Akxe, tive a honra de ministrar juntamente com outros tantos excelentes profissionais, uma primeira grande aula “MASTER CLASS” para convidados na abertura desse grande clube / academia da época. Inclusive escolhi o AKXE para ser o local de um aniversário meu, onde teve uma aula especial em comemoração e uma festa no grande salão que lá existia. Entre familiares, alunos, amigos e professores comemorei muito. Foi um dos meus melhores aniversários. E o Carlinhos, meu patrão, um dos donos daquilo tudo, estava lá prestigiando e comemorando junto comigo. Inesquecível! A Corpore que começou suas atividades em São Conrado em 1983, neste mesmo ano lançou também uma grife para “Fitness Wear” que foi moda por muito tempo com roupas e acessórios vendidos nas boutiques de cada unidade. Em 1984, foram lançadas mais 2 unidades – Flamengo e Ipanema – transformando-se em uma rede. A Zona Norte do Rio de Janeiro não ficou para trás, a sede da Tijuca foi lançada em 1986. A seguir, vieram a Corpore do Leme (1988) e no Centro surgiu a Corpore Downtown (1991). Para completar, no ano de 91 chegou também o AKXE SPORTSIDE CLUB. Simplesmente o maior do mundo na época no setor clube/academia.

Em todas essas unidades, o grupo Corpore chegou a ter mais de 10.000 alunos mensais em média, 800 funcionários, entre eles 600 professores e estagiários. Dessa potência, o Carlinhos era o único sócio da Educação Física juntamente com mais 14 empreendedores. Depois, com o projeto AKXE, mais 2 empresas se associaram.  Estes sócios fizeram dessa rede de academias a mais badalada e inovadora da época, inclusive lançando formatos inéditos para academias daquele tempo como planos de pagamentos semestrais, anuais e não mensalidades, onde os clientes poderiam fazer todas as diversas modalidades que na época existiam em qualquer horário, inclusive aos sábados. Os alunos tinham a possibilidade de fazer aulas em diferentes unidades. Fecharam parcerias com a rede de academias Runner em São Paulo e outras nos EUA, existindo assim um intercâmbio entre alunos visitantes sem precisar pagar mais nada.

Palcos para os professores ministrarem suas aulas nas salas principais; excelentes sistemas de som e ar-condicionado; aulas diferenciadas de ginástica localizada, as famosas aulas aeróbicas, danças, lutas e uma musculação com professores incríveis que desde então até hoje são “top de linha” no mercado.

Profissionais de ponta lançados pela Corpore

Inegavelmente, a Corpore foi um celeiro de professores de altíssimo nível. Este legado foi ainda mais sensacional. Era um time com possivelmente vários dos melhores profissionais do Brasil. Muitos que ainda fazem sucesso até hoje e que viraram referência para tantos outros profissionais. A Corpore era uma “VITRINE com artigos de luxo” e profissionais da melhor qualidade em todas as áreas. Com a direção técnica do Carlinhos Cardoso e as coordenações dos excelentes e competentes profissionais: Lauro Ávila – Ginástica localizada; Eliza Kahl – Danças, aeróbica e alongamentos; Izabel Barreto (Bebel) – Musculação e Jorge Grosso – Lutas. Estes formaram um TIME DE ALTA PERFORMANCE que eu não conseguiria citar todos para não esquecer nenhum dos que passaram por essa ESCOLA maravilhosa. Tenho a honra de ter participado ativamente deste timaço.

Vários congressos, cursos e seminários tivemos! Alguns internos, ministrados pelos próprios profissionais, uns para os outros, cada um na sua expertise. E o “boom” da Ginástica Aeróbica? Lá estava a Corpore lançando, com cursos e intercâmbios trazendo professores experts dos EUA que vinham ensinar mais e mais técnicas para os professores da rede. Nos super concorridos e televisionados campeonatos de Aeróbica, a Corpore também sempre estava entre os primeiros colocados. Fomos Campeões Mundiais de Aeróbica em duplas com Denilce Campos e Cláudio Lima.

Tantos eventos esportivos foram realizados, diversas corridas de rua badaladas com o nome e as premiações da Corpore, atrações culturais promovidas e patrocinadas pela Corpore como teatro, shows, casa noturnas etc.

Verão Vivo – bons tempos de aulas na praia!

Como não lembrar do Verão Vivo?  Um projeto da Rede Bandeirantes de TV, onde aconteciam aulas práticas na praia do Leme em frente ao antigo e famoso Hotel Meridien no Rio de Janeiro, com os professores da Corpore e em São Paulo, na praia do Guarujá, com professores da Runner. Aulas todos os dias de manhã e de tarde ao longo do verão. Aos domingos, as aulas eram televisionadas ao vivo pela Band TV para todo o Brasil. Palcos e infraestruturas de mega shows com as aulas lotadas na praia. Quem viveu essa época não esquece jamais. Estas aulas no Verão Vivo pela Corpore me oportunizaram um contrato muito bom, com muitos benefícios, para ser professor e coordenador de uma grande academia de São Paulo, no Itaim Bibi, chamada Overfit.

Morei e trabalhei em São Paulo durante quase 5 anos.  Evoluí e aprendi muito. Saí, mas voltei para a Corpore – “o bom filho à casa torna”. Tive a oportunidade de ministrar o primeiro curso de Step na Corpore de Ipanema com os conteúdos e as técnicas que aprendi e vivenciei em São Paulo.

Também aos poucos fui incluindo uma nova modalidade nos minutos finais das aulas de Aeróbica – o Cardio Funk – foi o começo no Rio de Janeiro das aulas de Street Dance, Hip Hop e Funk nas academias.

Outro diferencial eram as famosas MASTER CLASSES, aulas de 1:30h de duração com o melhor das aulas CORPORE, sempre com a presença e participação de vários professores que voluntariamente iam mesmo sem terem sido escalados. Estas aulas “Master” principalmente eram aos sábados, fim de tarde, onde depois muitos iriam fazer uma social nas saunas a vapor mistas, entre sungas e biquinis, ali se marcavam e combinavam as saídas e qual seria o point da night.

Era muito fácil termos aulas em horários nobres dos professores mais famosos da época com 80 a 100 alunos. Incrível, não é? Mas é verdade!

Corpore na mídia

Nos finais de cada ano, a Corpore sempre produzia uma grande festa, um grande encontro para todas as unidades com apresentações de coreografias, aulas, festivais, shows de cantores famosos, baladas nos melhores ambientes e locais da época. Essas ações eram de muita inovação e pioneirismo para uma academia. Sempre estava nas mídias em jornais, revistas, rádios e TVs.

A Corpore também era um “desfile” de artistas, famosos, celebridades e muita gente bonita do Rio de Janeiro. Família, badalação, buchichos, aulas e treinamentos excelentes, todos conviviam nessa super família Corpore. Foi um marco para todas as outras redes de academias que surgiram bem depois.

Estes momentos mágicos, o legado para a história das academias, a formação de excelentes profissionais, uma cultura e uma moda de academia foram iniciados e deixados eternamente pelo já saudoso Carlos Cardoso, o Carlinhos.

Força e paz para todos os seus familiares e amigos.

Deixo aqui minha homenagem!

Bem que esse ano poderia não ter existido. Se pudéssemos fazer parte de um grande filme “De volta para o Futuro”, esse ano seria PULADO, com certeza!

Abraços do meu tamanho!

Print Friendly, PDF & Email
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Leia outros artigos

O que achou desse artigo?

Publicidade

REF&H
Enviar