3 dicas essenciais para retenção de clientes em sua academia

Publicidade

O mercado de fitness amadurece a cada ano em nosso país, gerando ainda mais competitividade com a crise econômica atual. Este cenário é favorável para clientes que sabem exatamente o que desejam e também para gestores que planejam ações de forma estratégica. A retenção de clientes é um grande desafio até mesmo para os profissionais mais experientes, sendo razão para repensar frequentemente as práticas mercadológicas. Confira abaixo 3 dicas essenciais para tornar sua empresa uma referência em sua região, gerando mais retenção e lucratividade.

 

Dica 1 – Conheça seu público

Conhecer seu público vai muito além de fazer pesquisa de geomarketing e conferir o censo de sua cidade/bairro. É preciso saber cada vez mais sobre o perfil dos visitantes de sua academia (clientes em potencial), detalhes sobre os atuais frequentadores (clientes) e motivos que levaram clientes a deixarem sua empresa (clientes evadidos). Você sabe o percentual de cada faixa etária, sexo e os principais objetivos dos seus clientes? Caso saiba, sua estrutura organizacional está realmente preparada para oferecer um serviço profissional?

Conhecer mais sobre os interessados em seu negócio permite avaliar se a proposta de serviços está de acordo com a demanda do local. Você pode escolher entre tentar atender a demanda ou oferecer um determinado tipo de serviço para atrair certa demanda, o que pode ser mais trabalhoso. Ressalto que toda e qualquer estratégia deve ser baseada em informações precisas, pois o mercado de fitness está em constante evolução e não permite mais ações amadoras. O local, as atividades, os equipamentos, as contratações e os programas de treinamento devem ser pensados de acordo com o público alvo. Farmácias, postos de combustíveis e livrarias que cadastram CPFs dos clientes são bons exemplos do varejo que monitoram o consumo dos clientes. Na prestação de serviços não é diferente, sendo sua responsabilidade criar e utilizar as ferramentas de controle com a ajuda dos colaboradores.

Dica 2 – Treine seus profissionais

Treinar uma equipe pode parecer simples, mas não é.  As universidades capacitam os profissionais tecnicamente para a prescrição exercícios, mas existem diversos fatores que influenciam na retenção de clientes que não são aprofundados pelas mesmas. Há um espaço em branco que deve ser preenchido pelo gestor no desenvolvimento das competências dos colaboradores. Faça uma lista das habilidades e atitudes primordiais que você gostaria que os profissionais de sua empresa tivessem. Após esta ação, perceberá que a lista poderia ser menor se os processos de contratação fossem mais criteriosos, mas este é um assunto para outro artigo.

Workshops, cursos, seminários, simpósios e palestras são os formatos mais conhecidos para capacitação de profissionais, mas você sabe quais deles são os mais indicados para empreendimentos de fitness? Depende do objetivo da capacitação. O que mais recomendo para ser realizado dentro da empresa é o workshop, pois é um evento com características de treinamento, mais próximo da realidade do mercado. É um formato que faz com que o profissional aprenda na prática de acordo com as necessidades da empresa. Outros formatos também podem ser personalizados de acordo com os objetivos da empresa, mas nem sempre são tão proveitosos. O workshop pode ser conduzido por você ou por um colaborador, desde que tenham experiência em propagação do conhecimento. Pode-se contratar um especialista no tema a ser abordado também, mas uma reunião prévia é fundamental para apresentação da estrutura da empresa e os problemas mais comuns a serem solucionados. É mais caro, mas a chance do retorno é maior.

O profissional que conduzirá o encontro servirá como facilitador para que sua equipe possa sugerir as melhores soluções e práticas para o negócio. Lembre-se, para que o treinamento tenha sucesso, você deverá estar por dentro dos principais problemas de interação entre colaboradores e clientes, além de ter habilidades para identificar os profissionais que podem oferecer as melhores experiências.

Dica 3 – Incentive o intraempreendedorismo

Todos os produtos têm um ciclo de vida, e aqueles oferecidos pelos empreendimentos de fitness não estão de fora da regra. Você não precisa fechar suas portas quando achar que o ciclo chegou ao fim, como alguns fazem por falta de preparo. Inovação e intraempreendedorismo são temas muito discutidos atualmente para manter as empresas com alto nível de competitividade. É comum termos profissionais tecnicamente competentes e atenciosos em nossas equipes, mas com pouca ou nenhuma atitude proativa para sugerir melhorias. Cabe ao gestor incentivar a cultura do intraempreendedorismo e recompensar as boas ações. Todos gostam de ver seus trabalhos gerando resultados satisfatórios, principalmente os colaboradores. Ouvir sua equipe é fundamental para que seu negócio possa evoluir, afinal, seus colaboradores estão na linha de frente e sabem exatamente o que os clientes gostam.

Muitas empresas de outros setores organizam encontros com colaboradores para desenvolvimento de novos produtos e serviços. No mercado de fitness não é diferente, mas é muito comum pedir sugestões quando a empresa está enfrentando uma crise, gerando decisões arriscadas. Os encontros podem ocorrer no meio de uma crise, mas os melhores planos surgirão nos momentos de boa saúde financeira da empresa, com as mentes “bem oxigenadas”, sem o incentivo do desespero. Esta é a diferença entre uma empresa com plano estratégico bem estruturado e uma que vive de “achismo”.

Tenha em mente que o sucesso de qualquer empresa vem do seu ativo mais importante, as pessoas. Os pilares para a retenção de clientes em empreendimentos de fitness são: contratar adequadamente, treinar periodicamente e cultuar a inovação através do intraempreendedorismo. Nosso mercado não para de crescer, mesmo sem ser considerado algo essencial por boa parte dos clientes. Crie um calendário para avaliação dos resultados e revisão do plano estratégico. Esta é a melhor forma para executar ações eficazes que levarão seu empreendimento ao topo através da geração de valor. Mostre que você está no mercado para vencer, só depende de você!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Sobre a REF&H

Fundada em 20 de setembro de 2002, a revista Empresário Fitness & Health se consolida como uma das mais conceituadas revistas no segmento fitness, levando informação relevante e em linguagem acessível aos gestores de academias e profissionais que queiram se diferenciar no mercado.

Leia mais

WhatsApp da REF&H
Enviar