Quatro Atitudes Fundamentais para o Momento Econômico Atual

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No inicio de 2014, 18 messes atrás, já estava claro que poderíamos atravessar tempos mais duros em nossa economia… Inclusive gravei um vídeo com as “previsões para 2014” onde alertamos sobre o que hoje é uma triste realidade. Já era possível perceber naquele momento a deterioração dos principais indicadores econômicos e assim alertamos o mercado sobre a possível (hoje uma realidade) recessão e seus impactos sobre as academias.

Neste momento, o governo leva adiante um duro e amargo ajuste econômico que basicamente é corte de custos e aumento do custo do dinheiro. O corte de orçamento visa a equilibrar as contas para evitar o colapso do endividamento público e deverá trazer resultados no médio e longo prazos. Já  o aumento dos juros tem como objetivo frear o consumo, tirando, literalmente, o dinheiro do bolso das pessoas e produzindo impacto direto nas vendas, faturamento e lucro das academias.

Hoje está claro que as medidas econômicas têm como efeito imediato o aumento da desconfiança do consumidor, tornando a venda e retenção dos clientes nas academias um desafio ainda mais complexo do que em épocas mais amenas.

Para combater tudo isso, deixo aqui algumas sugestões de ação:

Esteja mais próximo do que nunca dos seus clientes
Esta NÃO é a hora de cortar verba de publicidade, deixar o marketing em segundo plano e se afastar da mente dos clientes. É o momento de se mostrar, de ganhar relevância, desenvolver novos produtos e serviços, surpreender seus clientes e alunos. Acompanhe ainda mais o dia a dia deles, fale com eles, pergunte sobre suas expectativas. Quem não estiver junto dos clientes, arrisca-se a ser esquecido.

Desenvolva pessoas
Uma reação muito comum em tempos de crises é diminuir a verba de treinamento, afinal, parece um custo fácil de cortar, este sim é um belo tiro no pé! Mas você pode fazer diferente! Capacite as pessoas que trabalham na sua equipe, ofereça um verdadeiro significado, sua missão,  para que todos atuem de forma mais propositiva e comprometa-os com os desafios dos clientes. Lembre que as pessoas são o “motor” de sua academia. Se elas não estiverem satisfeitas, você não vai sair do lugar.

Fique de olho na produtividade
Tenha especial atenção à estrutura de custos da academia, eles crescem sem você perceber. O custo da improdutividade, da perda de tempo, das reuniões desnecessárias e da falta de foco é muito mais alto do que se imagina. Num momento em que os custos estão elevadíssimos, temos que fazer mais por menos, buscar produtividade em todas as atividades. Ainda que seja necessário “readequar” toda sua cultura organizacional, você deve se perguntar regularmente: Se tivesse que montar meu negócio hoje, como seria a estrutura ideal?

Reinvente produtos e serviços
Já que não podemos aumentar os preços do que ofertamos na mesma proporção que crescem os custos da nossa academia, a alternativa é inovar para que a margem de lucro não diminua. Ouça o cliente, pratique a co-criação e agregue novos valores ao que a empresa oferece: novos produtos e serviços. Garanto para você que existem centenas de coisas para criar. Oportunidades costumam se disfarçar de problemas; pense “fora da caixa” e aproveite cada uma que aparecer.

O caminho para superarmos este novo ciclo não é optarmos pelo muro das lamentações ou procurarmos bodes expiatórios. Temos que entender a realidade que nos envolve, superar os ajustes inevitáveis e manter nossas academias prontas para aproveitar cada oportunidade.

Assuma o protagonismo de seu negócio pra valer, faça diferente e saia ainda mais forte deste momento!

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Sobre a REF&H

Fundada em 20 de setembro de 2002, a revista Empresário Fitness & Health se consolida como uma das mais conceituadas revistas no segmento fitness, levando informação relevante e em linguagem acessível aos gestores de academias e profissionais que queiram se diferenciar no mercado.

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