Publicidade

Empreendedorismo digital no fitness: o que é e como funciona

Colunista: Ruy Lemos

Você é personal trainer ou até mesmo proprietário de uma academia e está pensando em como ganhar dinheiro pela internet e já ouviu falar sobre empreendedorismo digital? Saiba, então, que esta atividade está em ascensão no Brasil: dos empreendedores digitais do país, 54% começaram um negócio há menos de um ano, segundo levantamento intitulado “Panorama de Negócios Digitais Brasil 2020” da empresa HeroSpark, o que já quebra o primeiro paradigma na sua cabeça: que está tarde para começar e que o mercado já está saturado. Nada disso! Ainda há muito espaço e nesse artigo vou te trazer algumas boas alternativas! Pronto para fazer parte dessa revolução? Acompanhe o artigo e descubra tudo sobre o empreendedorismo digital e como você pode começar hoje mesmo a construir seu negócio na internet.

Mas, afinal, o que é empreendedorismo digital?

Nada mais é do que uma forma de negócio que utiliza os meios virtuais, como a internet, por exemplo, para comercializar serviços ou produtos, sem a necessidade de espaços físicos.

Assim, cursos online, e-books, videoaulas, aplicativos, softwares, infoprodutos, dropshipping e jogos são alguns dos principais formatos utilizados para entregar serviços e produtos para todo país de forma rápida e segura.

Empreender de forma digital tem inúmeras vantagens, mas não pense que é mais fácil ou mais rápido obter bons resultados nesse mercado. É preciso muita organização, conhecimento e claro, aquela pitada de trabalho que todo negócio exige.

Porque o negócio digital é vantajoso

Uma das vantagens do negócio digital é que seus riscos diminuem muito comparado com a abertura de um negócio “físico”, por exemplo: você não se envolve com altos aluguéis, investimento em maquinário, contratação de muitas pessoas em regimes trabalhistas etc. No digital, você pode começar sozinho, nas suas horas vagas e com pouco ou até nenhum investimento, basta saber o que e como fazer.

Mas como acabei de alertar acima, é preciso ter muita resiliência e entender que seus resultados não serão, inicialmente, o que você ouve por aí, inclusive como promessa de vários cursos da internet, “ganhe milhões em um mês”. Antes fosse assim, apesar de ser um grande mercado e com muito espaço, vá com calma e cerque-se de um bom conhecimento e por isso quero te ajudar com algumas dicas de como começar seu negócio digital de forma rápida e segura.

Conhecendo o mercado digital

Primeiro, é preciso entender o que é nicho de mercado: é o segmento ou público com o qual você vai atuar. Para escolher o seu, vale fazer uma lista com três separações: os temas que você mais gosta, as áreas com as quais têm mais aptidão e os setores que tem desejo de trabalhar.

Depois, faça um cruzamento entre as informações e veja qual é o nicho que se encaixa em todas as colunas ou na maior parte delas, você pode se especializar em emagrecimento, por exemplo, no nicho fitness.

A partir dessa seleção, então, faça uma pesquisa aprofundada sobre o mercado, investigue os concorrentes e avalie a rentabilidade dos nichos. Os norte-americanos separam o mercado on-line em quatro grandes mercados, são eles:

  • Finanças: tudo o que está relacionado a ganhar dinheiro, cursos, mentorias, bancos digitais, fintechs etc.
  • Emagrecimento: um mercado gigante que cresce a cada dia com exercícios, programas, desafios, pílulas, géis etc.
  • Saúde e bem-estar: tudo relacionado à saúde humana, psicologia, fitness, mercado holístico, terapias, etc.
  • Relacionamentos: tudo o que ajuda o ser humano a se relacionar bem, filhos com pais, marido e mulher, relacionamentos amorosos, sites de paquera, mercado do sexo etc.

Repare que todos esses mercados lidam com um sentimento em comum: a transformação das pessoas! Esse é um dos maiores apelos ou promessas que um produto ou serviço que é vendido de forma digital pode ter.

Como começar um negócio digital no fitness

Você já definiu seu nicho, agora é entender como começa e é aqui que quero te dar a maior dica de todas: você começar pegando algo pronto para comercializar em vez de criar um produto próprio do zero. Estou falando do mercado de afiliados e de marketing de rede.

Esse mercado coloca você rapidamente no jogo do empreendedorismo digital, com potencial para sair faturando em uma semana e com todo o suporte de uma empresa que já sabe o caminho das vendas e como ganhar escala.

Com certeza, é o melhor caminho a se seguir se você quer entrar no mercado com um risco ainda menor! Pense que, para criar um produto seu do zero, você terá um grande investimento em dinheiro, em tempo, criação, construção e depois de tudo isso, ainda terá que fazer o marketing e vender! Nesse modelo, você corta toda essa caminhada e investimento inicial e entra direto na parte da comercialização, representando uma empresa já consolidada e conseguindo monetizar de forma rápida, segura e barata.

Um excelente oportunidade de negócio

Convido você a conhecer o modelo de negócio da Weburn, que junta tudo isso e muito mais tornando você um empreendedor digital da noite para o dia, com toda segurança e estrutura de uma empresa que já tem o caminho do digital, com um modelo único na América Latina e que promete revolucionar o mercado fitness brasileiro, trazendo para proprietários de academias, profissionais de Educação Física, personal trainers e nutricionistas e quem mais deseje empreender na internet, um modelo escalável, com suporte sem igual e que já está dando muitos resultados para quem está nele.

Atualmente acredito que o empreendedorismo digital não só vai crescer muito para todos os modelos, mas também vai se tornar fonte de renda extra e até mesmo de renda principal para muitos brasileiros nos próximos anos, com certeza veremos novos formatos de empreender na internet, mas isso já é papo para outro artigo!

Forte abraço, me siga nas redes sociais para saber mais sobre empreendedorismo digital, vendas, vida saudável etc.

Ficou interessado nesse artigo?

Assine a REF&H por R$ 120,00/ano e tenha acesso a mais de 300 artigos, além de todo o acervo (mais de 2000 artigos) disponível em formato digital em nosso site.

Leia outros artigos

O que achou desse artigo?

Publicidade

REF&H
Enviar