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Instagram a vitrine da sua academia: como aproveitar os recursos

Colunista: Denise Carceroni

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O Instagram, rede social de compartilhamento de imagens e vídeos, pode ser uma excelente vitrine para sua academia. Já diz o velho ditado que uma imagem vale mais do que mil palavras e o Instagram torna esse ditado
tangível.

Embora seja menor, em quantidade de usuários, do que o Facebook, gera um engajamento que pode ser até seis vezes maior. A forma e a linguagem usada no Instagram também são diferentes de outras redes sociais em diversos aspectos, a começar por ser totalmente voltada para dispositivos móveis. Outro aspecto importante é que não aceita o uso de links, o que desafia a nossa imaginação no que se refere à criatividade no uso.

Vitrine é a palavra chave

É exatamente dessa forma que você deve encarar o Instagram: uma vitrine. Vitrines bem montadas, criativas, bem iluminadas, com produtos bonitos são as que nos chamam a atenção nas ruas e shoppings, não é mesmo? É dessa forma que deve pensar no seu Instagram.

Imagens bonitas, bem enquadradas, com boa iluminação são as que irão chamar mais a atenção das pessoas, vale o mesmo para os vídeos. Isso não significa que você terá que investir em equipamentos ou um celular caro, mas
pensar em ângulos diferentes para fotografar, tomar alguns cuidados para produzir as fotos e vídeos e aproveitar os filtros, farão uma enorme diferença!

15 dicas para fazer do Instagram a melhor vitrine da sua academia

  1. Mostre a academia de diversos ângulos. Uma orientação que dou é mostrar pessoas nas imagens, pois ajuda a criar empatia, mas no Instagram é importante também mostrar “coisas”. Um estudo feito pelo por eles, há dois anos, mostrou que as pessoas amam fotos de produtos. Na academia você pode aproveitar para mostrar as salas de aula, equipamentos, acessórios. Sempre alternados com outros tipos de publicação.
  2. Crie publicações de promoções. A recomendação é sempre evitar o uso de textos sobrepostos às imagens, mas no Instagram eles funcionam muito bem quando você quer comunicar uma promoção, por exemplo. Faça uma chamada atraente na imagem e complemente as informações na legenda. Lembre-se que as pessoas usam o celular e muito texto sobre a imagem pode prejudicar a mensagem que você quer passar.
  3. Use hashtags. Tenho visto muitas academias negligenciarem as hashtags e isso é péssimo! Não precisa abusar fazendo aquela lista infinita, eleja algumas (até cinco ou seis está ótimo). Selecione entre hashtags próprias, por exemplo que estejam atreladas à uma promoção, e hashtags comuns, como #academia ou #seubairro, para que outras pessoas que não conhecem a academia, possam encontrá-la. Vale a pena fazer uma pesquisa prévia para ter sempre essas hashtags a mão.
  4. Incentive os alunos a publicar no Instagram. Crie campanhas que incentivem os alunos a fazerem publicações no próprio Instagram , marcando a academia. Crie uma hashtag própria para a campanha.
  5. Use provas sociais. Você pode fazer um repost (use o aplicativo próprio) das fotos dos alunos no perfil da academia, mas certifique antes de ter autorização dele para isso. A autorização pode ser dada por meio de uma cláusula no próprio contrato de prestação de serviços, consulte seu advogado para ter orientação adequada.
  6. Rir, chorar, surpreender, educar, inspirar, entreter. Pense nessas ações para fazer suas publicações, assim como no Facebook, isso irá aumentar o engajamento do seu público.
  7. Use vídeos para tirar dúvidas. A execução correta de um exercício, a regulagem de um novo equipamento, uma função pouco conhecida da esteira, são boas ideias para mostrar nos vídeos. Use a criatividade para se fazer entender sem áudio, ou coloque uma legenda. Muitas pessoas não usam áudio nos vídeos por estarem em local público.
  8. Preencha os dados da academia na BIO. A BIO é o único local com URL com link funcionando. Preencha a BIO com as informações sobre a academia e coloque o endereço do site. Você pode fazer menção nos posts que o endereço do site e informações de contato, estão na BIO.
  9. Use perfil comercial e deixe público. O perfil comercial oferece dados estatísticos que podem nortear suas próxima publicações, além disso, com ele é possível fazer anúncios. Por incrível que pareça algumas empresas mantém o perfil privado, o que impede a visualização das publicações. Vá em configurações e torne o perfil público.
  10. Faça parcerias estratégicas. Descubra parceiros na sua região que possam ser de interesse para seu público e faça um acordo de repost . Boas opções são lojas de suplementos, loja de artigos esportivos, consultório de nutricionista.
  11. Vincule às outras redes. Vincule o perfil às outras redes sociais que a academia faz parte e compartilhe suas publicações nelas.
  12. Responda aos comentários. Isso vale para todas as redes sociais, mas no Instagram você deve ficar mais atento. As pessoas costumam comentar com mais frequência e pode passar batido se não fizer um monitoramento adequado. Uma dica é usar a “caixa de entrada” do Facebook, lá também são registradas as interações com o Instagram.
  13. Publique com frequência. Criar a conta e esquecê-la é pior do que não criar. Faça pelo menos uma publicação por dia (use um calendário editorial para facilitar).
  14. Divulgue seu Instagram online e off-line. Divulgue em outras redes sociais que sua academia tem Instagram. Coloque o endereço no site e em todo seu material de comunicação.
  15. Construa uma base de seguidores sólida. Nem pense em comprar seguidores (algumas empresas vendem esse serviço), pois você irá investir dinheiro em pessoas que não lhe trarão retorno. Além disso, o Instagram tem punido perfis que fazem uso desse recurso, com a exclusão! Para ter retorno em vendas o
    público deve ser qualificado, para isso as dicas 3, 4, 5, 8, 9, 10 e 14 irão ajudar.

DICA EXTRA!

Aproveite o recurso do Instagram Stories. Esse recurso disponibiliza o conteúdo por apenas 24 horas, mas pode ser usado de forma inteligente para fazer promoções relâmpago, enviar lembretes sobre eventos e aulas especiais, comunicar um post novo no blog da academia e até avisar de uma publicação muito legal que você fez no próprio Instagram. A grande sacada é que, diferente dos posts, o stories é mostrado para toda sua base de
seguidores.

Lembre-se que essas dicas só surtirão o efeito desejado se forem planejadas e monitoradas, assuntos tratados em edições anteriores da revista. Qualquer dúvida sobre o assunto, escreva pra mim! Terei prazer em ajudar.

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