Publicidade

Porque a sua academia precisa de um site hoje?

Colunista: Cristiano Santos

Hoje eu escrevo o meu 16º artigo para a REF&H, exatamente na sua centésima edição! 

Além de assinar a coluna Digital, eu também sou consultor e suporte técnico do projeto. Eu acompanho há 11 anos o nosso amigo editor-chefe Leonardo Allevato em todos os projetos, dentre eles o da Revista Empresário Fitness & Health.

Quando a revista foi adquirida pelo Grupo L.A. Solutions em julho de 2014, o desafio era construir uma nova identidade, sem deixar de respeitar o enorme legado de tantos anos. Muito cuidado e dedicação, com critério técnico elevado, respeitando enormemente o nosso público!

E assim nasceu a edição 67!

Com um belíssimo trabalho do designer Keith Rodrigues, que assinou o projeto gráfico, a REF&H foi impressa e entregue nas principais empresas do segmento fitness do mercado e em todos os anos seguintes nós tivemos muitas mudanças: 

Periodicidade, autores, novas editorias, formatos e em junho de 2019, migramos para o ambiente online e virtualizamos definitivamente a revista na edição 81!

Afinal, todas as pessoas e empresas estão online e o acesso à revista é infinitamente mais simples, fácil e rápido!

O online veio para ficar!

Eu fiz toda essa introdução contando a história recente da REF&H para  celebrar as 100 edições, mas também para você compreender a importância das mudanças, e qual a motivação disso tudo.

Vamos lá!!!

A REF&H se adaptou ao consumidor entregando o que ele deseja

E o mesmo deveria acontecer com a sua academia! E para isso eu vou lembrá-lo dos 4 “P’s” do marketing: 

Produto, Preço, Praça e Promoção

Esse conceito foi criado por Jerome McCarthy no livro “Basic Marketing” nos anos 1960 e orienta toda a estratégia de marketing das marcas. 

Desde então, o trabalho de marketing de qualquer empresa orientado por uma estratégia pautada nesses conceitos sempre atua de forma bastante eficaz.

Ressignificação do "P" de Praça

O “P” de Praça refere-se à distribuição. 

Ou seja, é como o produto será disponibilizado para o consumidor. Antes da Internet, tudo era feito de forma presencial, mas com a Internet, tudo isso mudou fortemente. Tanto a marca pode fazer com que o seu produto chegue até o consumidor, como o contrário também é possível!

O que vemos agora, é um consumidor cada vez mais consciente e muito mais criterioso nas suas tomadas de decisões. Ele é mais protagonista na hora de encontrar o que quer. Ele busca, refina, pede indicações, avalia, comenta, reclama, compartilha, critica, elogia, enfim… interage cada vez mais.

Com um celular em mãos, agora o consumidor pode estar em todos os lugares, e em várias redes sociais. Ele também divide a atenção com tudo, independente do que esteja fazendo na hora, tornando a interação com as marcas ainda mais desafiadora para as empresas, principalmente nas redes sociais!

É nessa hora que um site é indispensável!

Só há duas formas de uma pessoa chegar até um site: através de uma ativação, ou através de uma busca.

A ativação pode ser um clique no link de uma publicação nas redes sociais, ou em qualquer outro canal digital como e-mail marketing ou links em sites externos.

Na busca, o que motiva o acesso ao seu site é a necessidade que o consumidor expressou nas palavras-chaves de sua pesquisa. 

Ou seja, o site da sua academia é forte candidato a ser uma opção de uma solução para a necessidade desse consumidor.

E isso é um caminho mais curto na relação entre o público e a sua academia!

Claro, tudo vai depender de como o site da academia foi construído.

Para o resultado na busca ser relevante, a ponto do link do seu site aparecer para o consumidor, sua construção vai exigir um apoio nas reais necessidades desse público. 

E é aí que a maioria esmagadora dos empresários falham!

O site da sua academia deve falar sobre os consumidores, não sobre si mesma!

Essa é a forma mais eficaz do site da sua academia ser encontrado através das buscas de forma orgânica, sem depender de links patrocinados ou anúncios.

Para isso, é indispensável ter um blog no site da academia. Cabe ao blog a obrigação de fornecer conteúdo que fale diretamente com as necessidades desse público. 

"Marketing é psicologia. É preciso, acima de tudo, estudar seus clientes, e a melhor forma de estudo é se colocar no lugar deles."

Thales Valentim

Algumas vantagens de se ter um site para a sua academia

Além da capacidade de ser encontrável nos mecanismos de buscas, posso destacar quatro outros grandes benefícios, vamos lá:

Superando algumas das suas objeções

Claro que você ainda pode estar em dúvida se vale ou não investir na criação de um site para a sua academia. Muito provavelmente você tinha isso em mente quando começou a ler esse artigo.

E falando em engajamento...

Já que eu toquei nesse assunto, eu aproveito para fazer um convite para você: no dia 24 de abril eu estarei no “100minário Empresário Fitness em Foco” e eu vou dar uma palestra com o tema “Engaje com o público de forma simples e eficaz nas redes sociais às 12h, além de outros colunistas. 

Confira a programação clicando no botão abaixo. É de gratuito para assinantes da REF&H!!!

Mas se ainda sim, você não se convenceu de criar um site para a sua academia, convido você para assistir uma live que eu fiz há poucos dias justamente para superar objeções de empresários que ainda ficam na dúvida se investem ou não na criação de seus sites. 

E claro que eu usei o mercado de academias pra fazer analogia, e ficou bem bacana de entender!!!

Para finalizar, gostaria de agradecer por toda confiança no trabalho da REF&H, como autor, eu me sinto honrado e feliz em colaborar compartilhando conhecimento com você, leitor! 

Espero poder ajudar sempre!

E para o amigo Leonardo Allevato, feliz 100 edições!
Orgulho fazer parte desse projeto!

Print Friendly, PDF & Email
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Leia outros artigos

O que achou desse artigo?

Publicidade

REF&H
Enviar