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Site ou redes sociais para a sua academia: o que é mais eficaz?

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Colunista

Cristiano Santos

Designer web, fundador da Kamus. Empresa especializadas em projetos web de comunicação e vendas online. Consultor técnico dos sites L.A. Fitness Solutions, Congresso Carioca de Educação Física, Revista Empresário Fitness & Health e Vendas em Academias. Mais de 20 anos de experiência na criação de sites, blogs, lojas virtuais em mais de 250 projetos.

10 em cada 10 pessoas que falam comigo sobre dúvidas de marketing fazem a pergunta título desse artigo.

Ou seja, todos os empresários e empreendedores que chegam na minha empresa não sabem qual canal escolher para iniciar a comunicação com o seu público

Em geral, a maioria esmagadora opta por atuar majoritariamente pelas redes sociais. Mas será que essa é a melhor estratégia para criar mais oportunidades de negócio para a sua marca? 

É o que vou tentar responder nesse artigo.

Antes de mais nada, é preciso ter em mente a importância da Jornada do Consumidor na estratégia da comunicação da sua marca (eu já escrevi um artigo completo na edição 91 sobre esse tema e recomendo a leitura).

Mas resumindo, a Jornada do Consumidor (ou em inglês ‘Customer Journey’) é o momento em que o consumidor é impactado por alguma exposição da sua marca, seja uma publicação numa rede social, num anúncio ou mesmo no resultado de uma busca.

Sempre que há esse ponto de contato dele com a sua marca é preciso deixar uma ótima impressão para o consumidor. 

Imagine se esse consumidor ficou esses dois anos de pandemia trabalhando remotamente e ganhou alguns quilos e por estar sedentário há muito tempo, ele está preocupado com a sua qualidade de vida.

Que tipo de peça de comunicação da sua marca você acha que será mais eficiente?

Um publicação falando dos benefícios da prática de exercícios físicos ou a tabela de preços da sua academia? 

Óbvio que a primeira, né? Essa é a chave! Publicar algo que seja do interesse do consumidor! E qual canal é mais eficiente, tema central desse artigo?

Ambos!

Mas há estratégia para cada um deles, vamos lá!

Entendendo o potencial de cada canal

A diferença mais primordial entre esses canais é simples: 

No site, a sua marca é proprietária, nas redes sociais é inquilina. 

Isso significa que no seu site as regras são da sua marca, nas redes sociais a sua marca obedece as regras das plataformas, que em geral não são muito claras e mudam constantemente. 

Para entender melhor sobre isso, eu recomendo que você assista ao documentário Privacidade Hackeada na Netflix, que fala sobre o escândalo do caso Cambridge Analytica.

Saiba que a qualquer momento, o canal da sua marca em uma determinada rede social pode ser punido por entender que alguma publicação violou os códigos de conduta da plataforma, ou mesmo uma mudança no algoritmo faz com que a performance das publicações caia.

Resumindo, a sua marca ficará sempre limitada ao interesse da rede social.

“Então você quer dizer que a minha marca deve abandonar a rede social?”

Não! Muito pelo contrário! As redes sociais ainda são uma fonte espetacular de relacionamento com o consumidor.

Mas perceba que eu usei a palavra relacionamento como argumento. E eu pergunto para você:

Como a sua marca se relaciona com o público nas redes sociais?

Sua marca faz perguntas? Dá dicas? Esclarece dúvidas? Explica sobre prevenção de doenças? Orienta boas práticas de saúde?

Se a sua marca não faz isso nas redes sociais, eu lamento informar que ela não se relaciona com o consumidor! 

É preciso publicar conteúdo útil, atraente, informativo para o consumidor. Caso contrário, o algoritmo entenderá que as publicações da sua marca não são interessantes para o consumidor e cada vez menos pessoas terão acesso ao seu conteúdo.

A importância de usar a busca como primeiro contato com a sua marca

O consumidor continua usando os mecanismos de busca (sobretudo o Google) para encontrar respostas para a sua necessidade. E quem é melhor para atender essa necessidade?

O site da sua marca, claro!

Afinal, em um site com blog, é possível produzir uma infinidade de conteúdos que serão úteis para responder as perguntas dos consumidores, dando dicas, esclarecendo dúvidas, explicando sobre prevenção de doenças, mostrando boas práticas de saúde… a lista é infinita!

Todos os dias, toda hora alguém está fazendo uma busca sobre uma necessidade. Segundo o relatório 2021 da CWI, 60,5% das pessoas usa a Internet para esse propósito. 

Se a sua marca estrutura a comunicação pensando em aparecer na busca do consumidor, será uma ótima oportunidade de deixar uma excelente impressão e quem sabe, começar a criar um relacionamento com ele!

Site e redes sociais é o melhor dos dois mundos!

10 entre 10 vezes eu respondo que ambos os canais são eficientes. Planejar uma estratégia contemplando o potencial de cada um desses canais é o mais acertado.

Pesquise, planeje e produza conteúdos úteis, cativantes, informativos e que gerem uma percepção de valor para a sua marca. Utilizar os canais como panfleto para tentar vender é a pior estratégia possível!

Afinal, como o gráfico acima mostrou, nenhuma das oito principais coisas que o consumidor faz na Internet contempla “comprar o produto ou serviço da sua marca”.

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