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Sua academia deve entrar no Clubhouse? Sim, ou com certeza?

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Colunista

Cristiano Santos

Designer web, fundador da Kamus. Empresa especializadas em projetos web de comunicação e vendas online. Consultor técnico dos sites L.A. Fitness Solutions, Congresso Carioca de Educação Física, Revista Empresário Fitness & Health e Vendas em Academias. Mais de 20 anos de experiência na criação de sites, blogs, lojas virtuais em mais de 250 projetos.

Quem acompanha o trabalho do Leonardo Allevato, sabe que além de editor-chefe da REF&H, ele também é o organizador do Congresso Carioca de Educação Física. O evento acontece há mais de uma década que se destaca pela grade bastante completa da sua programação.

Já tivemos edições presenciais com vários formatos de conteúdos de capacitação. Os congressistas podiam assistir aulas de 8 e 4 horas com apresentação de slides, workshops, dinâmicas em quadra de esporte polivalente, campo de areia, salas de bike indoor, piscina, etc.

Ao longo desses anos, tivemos vários formatos onde o congressista se inscrevia num curso, dois e até três deles. Dependia do seu interesse, e claro, da grade e como esses conteúdos estavam distribuídos no calendário.

Nós fizemos edições híbridas com alguns cursos presenciais e outros online, e no ano passado fizemos uma edição 100% online. Com uma única inscrição, onde era possível assistir o combo de 37 cursos, ministrados de forma contínua durante alguns dias do evento.

O Congresso é sempre um sucesso, possui uma forte adesão do mercado de estudantes e profissionais em busca de capacitação. Não à toa, está aí chegando na sua décima sexta edição em 2021.

Com certeza, esse é um formato de evento que agrega muito para qualquer tipo de empresa, uma vez que ele gera uma reputação de conhecimento técnico para a empresa organizadora. 

Basta ver quantidade de sites “Academy” de plataformas de serviços que vemos por aí na Internet passando uma reputação de conhecimento pela marca.

Calendário da edição do 15CCEF em 2020

E se a sua academia fizesse o seu próprio evento online?

Ou melhor: e se o conteúdo desse evento fosse todo em ÁUDIO!? 

Sim, áudio, voz mesmo!! 

Pois é, eu fiz essa introdução toda para você entender o grau de potencialidade que a plataforma Clubhouse tem.

O funcionamento é de evento mesmo. Quem estiver online numa determinada sala, ouve o conteúdo que está sendo transmitido. Quem estava ocupado e não abriu o app naquela hora perdeu! Simples assim.

Bom, mas se mesmo assim, você não sabe do que eu estou falando, ou ainda está tudo muito abstrato, abaixo segue um vídeo de um canal de tecnologia explicando na prática como funciona o Clubhouse. 

Assiste lá, depois continue a leitura.

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Agora pense o seguinte:

Imagine que a sua academia está com dificuldade de manter os seus clientes (o que é bastante comum, infelizmente!). Ainda que os equipamentos da sua academia sejam ótimos, e que os serviços prestados estejam acima da média, nós estamos numa época complicada de pandemia que está longe de acabar e ainda há muita incerteza junto à sociedade.

Soma-se ao enorme problema de criar cultura de saúde para as pessoas, que influencia tanto negativamente na aquisição de novos clientes quanto na manutenção dos já convertidos.

É nesse momento que a rede social Clubhouse pode entrar com um novo aliado, uma vez que você pode promover eventos em áudio sobre todos os problemas que afligem os usuários. 

Conteúdos para as pessoas que ainda não são clientes, com todas as suas objeções naturais, como também para os que estão inseguros com o momento que vivemos e estão pensando em trancar a mensalidade e focar sua economia em outros segmentos.

Foque na necessidade do consumidor

Dúvidas recorrentes do consumidor podem virar temas para eventos, bem como desejo, dificuldades, além de ampliar a cultura em saúde.

A sua academia pode promover, por exemplo, uma semana de esclarecimento sobre as principais dúvidas e inseguranças do consumidor na prática de exercício físico durante a pandemia.

Ou então, produzir algo específico mesmo, como falar sobre práticas de como aumentar a performance das diversas atividades da sua academia, dicas de alimentação, sono e tudo no entorno do aluno.

As possibilidades são infinitas!!!

Ok Cristiano eu entendi, mas o Clubhouse é só para iOS

Com certeza, esse é um problema de penetração enorme do aplicativo.

Afinal, aqui no Brasil o iPhone não chega nem perto de 10% dos smartphones das pessoas, além do fato de só termos acesso ao aplicativo por convite ser outro grande entrave!

A questão é que esse cenário vai mudar. 

O aplicativo foi lançado em março de 2020, mas foi somente de uns meses para cá é que ele ganhou popularidade por conta de celebridades que aderiram (ou foram convidadas) e inflaram o interesse das pessoas.

O aplicativo acabou de passar por uma rodada de investimentos e já possui uma avaliação próxima a US$ 1 bilhão, gerando um interesse genuíno do Mark Zukerberg (Facebook).

Marcas como o achocolatado Nescau criou um canal para falar de esporte, sustentabilidade e inovação chamado “NESCAU Sports Talk.

Outro exemplo foi a Rádio CAP do Athletico Paranaense que transmitiu o jogo com o Corinthians através do seu canal na plataforma!

Ou seja: o aplicativo tende a crescer

Mas o celular da academia é Android! #comofaz

Você tem duas alternativas. 

A primeira é se cadastrar e aguardar o desenvolvimento do app na plataforma Android. 

Peça um amigo que tem iPhone para emprestá-lo, faça log-off da conta dele e cadastre a sua conta no Clubhouse. 

Se esse amigo ainda tiver convite sobrando (o que é pouco provável, pois já há um mercado negro de convites no Mercado Livre e OLX!) peça para ele convidar você.

Dessa forma, o “username” da sua academia já estará registrado e ela não corre o risco de não ter o nome disponível para quando o app chegar no Android.

A segunda alternativa é já começar a fazer esse tipo de produção de conteúdo em áudio num aplicativo de mensagens como WhatsApp, Telegram, Slack, Discord ou similares.

Sim, vai ficar esperando só ter o aplicativo para começar a pensar nisso? Não né!? 

Planeje, produza e interaja com o seu público e quando o app anunciar a vinda dele para o Android, você terá mais motivo ainda para gerar mais visibilidade convidado o público que você fez para a novidade lá no Clubhouse!

Pense nisso!

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