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Empresário em Foco: Amauri Marcello

Colunista: Redação REF&H

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Amauri Marcello é um profissional de Educação Física de bem com a vida! Proprietário de três academias, incluindo uma Smart Fit, quando não está treinando ou administrando suas academias, pode ser encontrado pedalando pela orla do Rio de Janeiro. 

Aqui ele conta um pouco da sua trajetória como empresário fitness.

Como você se tornou um empresário fitness?

Eu sempre tive vontade de ter minha própria academia e eu já trabalhava na BodyTech. Quando eu era coordenador, o professor Toninho Simeão, um personal famoso do Rio de Janeiro, especialista em corrida, disse que tinha um espaço disponível no Top Shopping em Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro. Como eu e meu amigo, o professor Alberto Caldas, tínhamos um dinheiro guardado e gostamos daquele espaço, resolvemos abrir a academia TechnoFit nesse shopping.

Quais as maiores dificuldades que enfrentou no começo?

Saber gerir o negócio por não ter muito conhecimento. A academia era pequena e não era tão rentável. Mas como eu já tinha uma experiência muito grande, não foi tão difícil, porque eu já tinha um aprendizado muito grande do mercado. Quando nos percebemos que a academia não seria tão rentável por causa do tamanho, nós mudamos para um espaço maior.

E quais as dificuldades hoje?

Eu tenho duas academias de formatos diferentes: a TechnoFit e uma Smart Fit. A dificuldade da primeira é competir com as gigantes como BodyTech, Life e Smart Fit inclusive. A outra é a pandemia, que afastou muito os clientes e trouxe algumas situações desagradáveis como os protocolos de segurança, uso de máscara, distanciamento, o álcool em gel que aumentou muito nosso custo. A gente fica torcendo para a pandemia acabar e que tudo volte ao normal, que já era complexo antes da pandemia por causa da concorrência e piorou agora com a pandemia.

Como conciliar trabalho e família?

Conciliar trabalho e família é um grande problema, mas eu consigo conciliar bem, principalmente por não ter filhos. Se tivesse filhos ou mãe ou avó morando comigo, talvez tivesse problemas. Mas como eu só estive casado ou namorando, acho que consegui conciliar bem – pelo menos elas não reclamaram! Como eu li uma vez na revista Exame, você tem que ser “um atleta corporativo”: tem que saber tanto gerir o seu negócio, quanto se cuidar, treinar cuidar da sua família, cuidar da sua saúde, do lazer… Esse é o grande desafio: ser um atleta corporativo de sucesso!

O que não deve faltar para se ter uma gestão de excelência no mercado fitness?

São vários fatores e vou citar alguns não necessariamente em ordem de importância: primeiro ter uma equipe boa, bem treinada, o treinamento tem que ser constante, ter sempre novos produtos, aulas novas, desafios novos. Uma outra coisa é ter sócios confiáveis, com quem você se dê bem. Procurar inovar para melhorar sempre o atendimento ao cliente. Na verdade, estar focado no “cuidado” com o cliente, que é mais avançado do que o atendimento: entrar na vida dele e ser importante para ele.

Quais conselhos você daria para quem quer se tornar um empresário fitness?

Chame alguém para te ajudar, uma pessoa mais cética e mais contrária às suas ideias. Quando você monta um negócio, você só vê as facilidades e as oportunidades, não vê os desafios, as barreiras e as dificuldades, você fica com uma “cegueira”. Escolher bem um ponto, ter capital de giro e recursos suficientes para concorrer. Além disso, atuar em um nicho diferente dos que existem ao seu redor. Analisar isso tudo para ver se vale a pena montar um negócio, porque se você é um professor ou empresário de outro ramo, entrar no mercado de academias não é tão fácil. Ele tem ficado muito especializado com a entrada e crescimento das grandes redes. E ter um studio sempre foi e vai ser difícil competir com as grandes marcas.

Foto 1. Academia Smart Fit em Barra Mansa, RJ.

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