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Inovando na pandemia: conheça o Drive Thru Junino

Colunista: Redação REF&H

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Como minimizar o distanciamento social e manter seus colaboradores e alunos mais próximos, respeitando os protocolos de segurança? Uma das datas mais aguardadas e comemoradas em todo o país é a Festa Junina. Um evento que tem tudo a ver com bem-estar, alegria e saúde! Pilares do que o nosso mercado fitness entrega, e que este ano, devido à pandemia, ficou bastante prejudicado.

A saída encontrada pela Pacto Soluções, empresa de tecnologia que desenvolve sistema de gestão para academias, boxes Cross Training e estúdios Personal, foi realizada no último dia 27 de junho de 2020 (sábado) em uma ação simples, mas que significou muito nos tempos atuais: o Drive Thru Junino.

Uma solução criativa para se manter presente e aumentar a conexão com seus colaboradores – de maioria trabalhando em home office – e para não deixar passar em branco a tradição brasileira mais famosa do ano, mostrando que a empresa leva seu lema “#AGenteSeEnvolve” muito a sério! Kits com doces típicos e pipoca foram entregues pelos próprios gerentes aos colaboradores que paravam em seus veículos em frente à sede da empresa e faziam breves cumprimentos para matar a saudade dos velhos tempos, que há poucos meses atrás era a rotina diária.

Enfrentar o distanciamento social pode ser muito difícil para muitas pessoas e criar momentos como esse é uma alternativa para que elas se sintam mais acolhidas e saibam que não estão sozinhas. Transmitir essa imagem de esperança é muito importante para que os colaboradores tenham mais confiança na empresa, e que a colaboração seja mútua entre ambas as partes.

A ação pode servir de inspiração para gestores do mercado fitness que buscam fazer do seu ambiente interno um lugar que faça a diferença na vida de seus funcionários – mesmo que a distância. E para saber mais sobre como se deu todo o processo, falamos com o CEO, Leonardo Moreira, que trouxe alguns insights sobre como criar uma gestão focada em pessoas para manter o time unido, motivado e atingindo bons resultados. Confira a entrevista abaixo:

Como surgiu a ideia do Drive Thru Junino?

O Arraiá da Pacto já uma tradição e uma das confraternizações mais importantes do nosso calendário. Ele meio que fecha nosso primeiro semestre e nos reenergiza para o segundo. Inicialmente pensamos em enviar para a casa de cada colaborador o kit, bem simples, mas com muito carinho e como uma forma de nos mantermos unidos e também de demonstrar que mesmo distantes, estamos pensando o tempo todo no bem-estar deles. Mas a logística não nos permitiu executar essa primeira ideia. Temos muitos colaboradores que moram em cidades vizinhas próximas da nossa sede em Goiânia. Foi então que em um encontro on-line, nossa Gerente Administrativa, Daianny Guimarães, citou o caso de escolas que têm feito essa ação com os pais e alunos e pensamos “por que não fazemos também?”. Então partimos para a lista de execução e ideias.

Como os colaboradores receberam a ação?

Foi muito emocionante, por mais que possa ser simples, 90% deles estão em home office cumprindo o distanciamento social e já havia 90 dias ou mais que não os víamos. Mesmo passando rapidinho ali pela porta para pegar o mimo preparado, nós sentimos e ouvimos muito do quanto eles estavam com saudade e o quanto esse momento fez bem! Não tínhamos essa noção, do quanto algo tão simples poderia aproximar tanto. Muitas vezes, nós como líderes e gestores de empresas, pensamos sempre em estratégias mirabolantes e com uma execução complexa, quando o simples, bem executado, basta para ter um resultado extraordinário. É isso que fica como lição e queria deixar compartilhado com todos os gestores que leem essa matéria agora. Não esperem o melhor momento, não esperem ter algo para dar em troca. Faça o melhor agora com o que você tem disponível, mas faça com verdade, com carinho, com amor. Faça realmente pensando no bem dos seus colaboradores e dos seus alunos. Este momento que estamos vivendo é crucial para deixar a marca da sua academia para sempre na mente de quem convive com ela, tanto positiva quanto negativamente!

De que modo tornar o colaborador como centro das estratégias da empresa pode virar um diferencial competitivo?

É interessante demais essa pergunta! Nós temos uma cultura, que parte da nossa essência de gostar de gente. Temos trabalhado muito esse último ano reforçando nossa cultura interna. Nossa marca tem um P e um rosto que representa o ser humano. Traduz essencialmente essa preocupação de CUIDAR DE GENTE! O P da nossa logo é de “Pessoas Primeiro”, além claro de ser a primeira letra do nome da empresa, Pacto. Não há como, na minha concepção, ter clientes felizes sem o colaborador, que está o tempo todo em contato direto com eles, estarem felizes. O primeiro passo para uma empresa de sucesso, que tem clientes satisfeitos, é ter os colaboradores, os primeiros clientes, os clientes internos, felizes.

O que pode ser feito nas empresas para se ter uma gestão de maneira mais horizontal?

É impossível gerir uma empresa sem que as pessoas assumam papéis de liderança, representando a cultura e o propósito dessa empresa para os seus clientes. Portanto, horizontalizar não é simplesmente dividir obrigações e delegar tarefas, mas principalmente, dividir e ampliar a capacidade de entrega de uma experiência planejada para os clientes. Quando você, gestor, empodera seu time, você potencializa a capacidade de entrega aos clientes.

Confira como foi o Drive Thru Junino da Pacto Soluções:

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