Publicidade

Somente após quase 20 anos de sua fundação, a Fitness Brasil lançou a primeira IHRSA Fitness Brasil, que naquela época se chamava IHRSA/Fitness Brasil Latin American Conference and Trade Show, em parceria com a IHRSA Internacional.

Após o primeiro evento, segundo Waldyr Soares, presidente da Fitness Brasil, “a indústria realmente começou a evoluir e tornar-se mais profissional, como resultado dos cursos e treinamentos que foram introduzidos.”

Nesse ano de 2000, o momento estava mais do que favorável na economia do país e o Brasil estava em um “boom” de novidades: Rubens Barrichello vencia o GP da Alemanha, Gustavo Kuerten ganhava o título da Masters Cup de tênis, aconteciam as Olimpíadas de Sidney e a ciência decifrava o DNA humano. A 1ª IHRSA Fitness Brasil aconteceu no Centro Têxtil (ITM) e o sucesso foi tão grande e inesperado que foi preciso transformar o estacionamento do local em centro de exposições!

Em meio a acontecimentos, como a classificação da seleção brasileira para a Copa do Mundo de futebol, o tetracampeonato de Schumacher na Fórmula 1, a conquista de Roland Garros por Gustavo Kuerten pela terceira vez e o ataque às torres gêmeas nos Estados Unidos, acontece a 2ª IHRSA Fitness Brasil, com a presença de todo o board de diretores da IHRSA.

No ano do pentacampeonato da seleção brasileira de futebol e do piloto Michael Schumacher na Fórmula 1, a 3ª IHRSA Fitness Brasil, recebe o jogador Kaká e o nadador Gustavo Borges, esse ainda um expoente no esporte olímpico, enxergando oportunidades no mercado fitness. O crescimento do evento foi tamanho, que já a partir deste terceiro ano passou a ser realizado no Transamérica Expo Center, onde permanece até hoje.

Em 2003, o Brasil se destacava no esporte mais uma vez, com Daiane dos Santos ganhando o Mundial de Ginástica e a 4ª IHRSA Fitness Brasil trazia para seus palcos, pela primeira vez, o jogador de vôlei Bernardinho, que depois viria a se transformar em um grande empresário fitness.

No ano dos Jogos Olímpicos de Atenas, a 5ª IHRSA Fitness Brasil consegue um patrocínio do Banco do Brasil, de grande importância a princípio, mas que, por desconexões com a missão e valores institucionais, não seguiu em outros anos.

Em 2005, em meio a mais conquistas no esporte brasileiro – seleção brasileira campeã da Copa das Confederações e Ronaldinho Gaúcho melhor jogador do mundo – além de Fernando Alonso desbancando Schumacher na Fórmula 1 e a morte do Papa João Paulo II, a 6ª IHRSA Fitness Brasil precisou de mais espaço no Transamérica Expo Center para acomodar a quantidade de pessoas presentes naquele ano!

O atual Ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, chegava ao espaço pela primeira vez em 2006, ao mesmo tempo em que nascia o YouTube. A IHRSA eleva a meta de membros de academias mundialmente de 100 milhões para 120 milhões até 2010, além de trocar seu presidente, John McCarthy, fundador e responsável pela vinda do evento para o Brasil e à frente da empresa há 25 anos por Joe Moore, à frente da organização até hoje. Na 7ª IHRSA Fitness Brasil, Gustavo Borges continua flertando com o mercado fitness, vindo depois a se tornar um grande empresário fitness e presidente da Associação Brasileira de Academias (ACAD).

Diversas redes de academias nasceram durante esses 20 anos. Em 2007, surge a Smart Fit, hoje a maior rede de academias da América Latina, ao mesmo tempo em que ocorrem os Jogos Pan-Americanos no Rio de Janeiro e a 8ª IHRSA Fitness Brasil em São Paulo.

Crise financeira nos Estados Unidos, Maurren Maggi primeira mulher a subir em um pódio olímpico durante as Olimpíadas de Pequim, conquistando a medalha de ouro no salto em distância e o trade show e a conferência dó fazem crescer! A 9ª IHRSA Fitness Brasil conta com a presença do diretor da Universidade Católica de Belo Horizonte, marcando a parceria com as escolas e a valorização da educação, essência da Fitness Brasil.

Blecaute no Brasil em 2009 e algumas inquietações nas perspectivas do país, mas os propósitos da Fitness Brasil se mantinham firmes e o Brasil ganhava mais uma Copa das Confederações. No ano em que Waldyr Soares recebe o prêmio de presidente do ano na Convenção da IHRSA em São Francisco, a 10ª IHRSA Fitness Brasil recebe patrocínios importantes e surgem marcos na luta contra o sedentarismo como os equipamentos de praça.

Neymar desponta para o mundo na Copa do Mundo da África. A 11ª IHRSA Fitness Brasil recebe presenças ilustres como Art Curris, presidente do board internacional da IHRSA, Murilo Guerra, Gregory Flores e Joelmir Betting.

A 12ª IHRSA Fitness Brasil acontece em meio a um ano intenso: tsunami no Japão, Osama Bin Laden capturado, morte de Steve Jobs… Mas além do evento, os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara seguem marcando o setor de saúCopa do mundo no BRasilde e fitness.

A Zumba® chega na 13ª IHRSA Fitness Brasil, onde também é lançada a primeira edição do IHRSA Latin American Report. No mundo, Jogos Olímpicos de Londres e Barack Obama reeleito nos Estados Unidos.

A seleção brasileira de futebol vence mais uma Copa das Confederações em 2013, enquanto a seleção feminina de handebol vence o campeonato mundial. A cantora Cláudia Leite é presença ilustre na 14ª IHRSA Fitness Brasil com Beto Perez, seu instrutor de Zumba®, além de Gracyanne Barbosa no trade show.

Copa do Mundo no Brasil! No mundo, os Estados Unidos retomam relações com Cuba e a IHRSA internacional lança, durante a 15ª IHRSA Fitness Brasil, três infopacks publicados em Português: IHRSA Infopack – Vendas e tendências, IHRSA Infopack – Gestão e Planejamento e IHRSA Infopack – Marketing.

A barragem de Mariana se rompe no Brasil, que atravessa uma intensa crise financeira. Na 16ª IHRSA Fitness Brasil, Samy Dana, Gustavo Borges, Ricardo Boechat e Mario Sergio Cortella são os keynotes do evento.

Zika no Brasil, crise na Venezuela, acordo de paz na Colômbia, Obama em Cuba, Trump eleito… Na 17ª IHRSA Fitness Brasil, foco no conhecimento, com os melhores nomes do mercado: Clóvis de Barros Filho, Márcio Fernandes, Ricardo Amorim e Rivadávia Drummond.

Um ano marcado pela entrada da IHRSA nas redes sociais em português no mercado brasileiro com a marca IHRSA BRASIL, lançamento de website e blog em português, além de lançar a newsletter com a marca IHRSA Brasil. A 18ª IHRSA Fitness Brasil é marcada pela primeira turma do GAETO – Gestão de academia: estratégico, tático e operacional.

A 19ª IHRSA Fitness Brasil acontece em meio a muita inovação: identidade visual, apresentação de tendências de mercado e estrutura das plenárias. Os keynotes speakers desse ano: Marcelo Tas, Walter longo, Alexandre Schwartsman e Márcio Kogut.

Em 2019, a 20ª IHRSA Fitness Brasil trouxe muito conteúdo para celebrar seus 20 anos: Luiz Carlos Mendonça de Barros, Cris Arcangelli, Bernardinho e muito mais!

Cris Arcangeli na 20ª IHRSA Fitness Brasil. (Crédito: Ricardo Soares Studio)
Cris Arcangeli na 20ª IHRSA Fitness Brasil. (Crédito: Ricardo Soares Studio)

 

Toda essa história mostra que, independente do cenário, a Fitness Brasil continua firme em seu propósito de oferecer excelência em ATUALIZAÇÃO PROFISSIONAL para gestores de academia e ambientes de prática de atividades físicas e esporte, profissionais de educação física e áreas afins no Brasil; promover NETWORKING e negócios entre esses profissionais e a indústria de produtos destinados ao mercado de saúde e bem-estar, além de disseminar à população HÁBITOS de qualidade de vida, em prol de um estilo de vida mais saudável.

Confira aqui tudo o que rolou na 20ª IHRSA Fitness Brasil 2019.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Leia outros artigos

Sobre a REF&H

Fundada em 20 de setembro de 2002, a revista Empresário Fitness & Health se consolida como uma das mais conceituadas revistas no segmento fitness, levando informação relevante e em linguagem acessível aos gestores de academias e profissionais que queiram se diferenciar no mercado.

Leia mais

© 2019 – revistaempresariofitness.com.br – Todos os Direitos reservados.
contato@revistaempresariofitness.com.br – Criado pela Kamus