Publicidade

O legado de Carlos Cardoso para o fitness

Colunista: Redação REF&H

No dia 20 de outubro de 2020, falecia nosso colunista Carlos Cardoso!

Para além de nosso colunista na REF&H – parou de escrever por motivos profissionais – ele foi um profissional de suma importância para o mercado fitness, principalmente do ponto de vista da GESTÃO:

  • Nos anos 80, foi diretor da Corpore, primeira rede de academias no Rio de Janeiro.
  • Nos anos 90, foi diretor do Clube Akxe, na Barra da Tijuca, um dos primeiros complexos de entretenimento atrelado a uma academia.
  • Foi o idealizador e diretor do primeiro curso de Educação Física da Universidade Estácio de Sá.
  • No início dos anos 2000, participou ativamente da Associação Brasileira de Academias – ACAD Brasil, contribuindo para a consolidação da entidade que defende os direitos dos proprietários de academias.
  • Mais recentemente, era responsável por um dos principais cursos para gestores: um MBA em Gestão de Academias, em uma parceria do Instituto UpGrade – de sua propriedade – e a Universidade Gama e Sousa.

Talvez as gerações mais atuais não consigam ter a dimensão desse legado e, por isso, vamos registrar aqui, em poucas palavras, um pouco de sua contribuição para ao mercado fitness:

A rede de academias Corpore, a primeira do Brasil, surgiu no início dos anos 80 e ditou tendências do fitness e de moda e Carlos Cardoso foi o único diretor que também era professor de Educação Física. Não precisa dizer que muito da parte técnica passava por ele e essa rede foi fundamental para alavancar o mercado fitness no Brasil!

Quem conheceu o Clube Akxe, na Barra da Tijuca, RJ, sabe a grandiosidade que era – um verdadeiro complexo esportivo e de lazer atrelado a uma academia! Um empreendimento de grandes proporções para a época e ele estava lá, dirigindo, de forma competente, o clube.

Como idealizador e diretor do primeiro curso de Educação Física da Universidade Estácio de Sá, não poderia deixar de influenciar na escolha das dependências do Clube Akxe para abrigar um dos campus da universidade e, quem estudou lá, teve a oportunidade de desfrutar de toda a infraestrutura do clube!

No início dos anos 2000, contribuiu ativamente para a consolidação da Associação Brasileira de Academias (ACAD Brasil), emprestando toda sua experiência como gestor para aqueles que estavam se associando.

Atualmente era responsável pelo MBA em Gestão de Academias, um curso também pioneiro e referência no Rio de Janeiro, tendo formado centenas de gestores, em uma parceria da Universidade Gama e Sousa e o Instituto UpGrade, que criou e onde desenvolvia um excepcional trabalho acadêmico.

Como colunista da REF&H, escreveu diversos artigos sobre Plano de Negócios e, quem acompanhou, pode seguir uma sequência didática e aprender – até de forma bem aprofundada – as nuances que permeiam a confecção de um PN.

Para eternizar sua obra nas páginas da nossa publicação, deixamos uma lista de todos os artigos que ele publicou ao longo de quase 5 anos como colunista:

  • Plano de Negócios: uma excelente ferramenta de gestão para academias (edição 70)
  • Introdução ao raciocínio lógico-matemático (edição 71)
  • Planejamento estratégico-financeiro (edição 72)
  • Análise de viabilidade do negócio (edição 73)
  • A teia eclética, complexa e dinâmica de eventos inter-relacionados do plano de negócios (edição 74)
  • Conceituação básica na empresa: missão, visão, definição do negócio e valores (edição 75)
  • Análise de cenários – Parte 1 (edição 76)
  • Análise de cenários – Parte 2 (edição 77)
  • Arquitetura estratégica corporativa – Parte 1 (edição 78)
  • A importância estratégica do planejamento para o sucesso na carreira e nos negócios (edição 79)
  • Arquitetura estratégica corporativa – Parte 1 (edição 80)
  • Arquitetura estratégica corporativa – Parte 2 (edição 81)

Alguns desses artigos estão disponíveis apenas para assinantes, mas logo lançaremos uma edição especial, com todos os artigos do Carlos Cardoso, no formato para impressão.

Confira aqui as homenagens que foram feitas no Facebook pessoal de Carlos Cardoso.

Print Friendly, PDF & Email
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Leia outros artigos

O que achou desse artigo?

Publicidade

REF&H
Enviar