Pesquisar
logotipo-refh-transparente

Publicidade

[uam_ad id=”3500″]

Waldyr Soares, uma história de amor com o fitness

Colunista: Redação REF&H

Publicidade

“Quanto mais eu sou uma pessoa humana, sensível e humilde, mais eu posso ajudar os outros.”

Do alto de seus quase 80 anos, Waldyr Soares parece ser o mesmo de muitos anos atrás: sua humildade e energia talvez remetam à época em que fundou a Fitness Brasil, no ano de 1982. Quase 20 anos depois de sua fundação, ele teve a percepção de que o Brasil sentia falta de um evento que pudesse agregar aos negócios de saúde e bem-estar. Surgia, então a IHRSA Fitness Brasil.

Ao anunciar a assinatura de um contrato com Joe Moore, presidente da IHRSA Internacional para manter até 2030 o evento IHRSA Fitness Brasil, que nesse ano de 2019 chega em sua 20ª edição, ele mencionou, em seu discurso de encerramento dessa edição comemorativa que “um dos dois iria morrer antes do fim do contrato”, arrancando risos da plateia, o que, aliás, parece ser uma de suas marcas – o bom humor!

Waldyr Soares e Joe Moore, presidente da IHRSA.
Waldyr Soares e Joe Moore, presidente da IHRSA.

 

Casado há mais de 20 anos com uma jovem com metade da sua idade, que ele menciona, também em tom de bom humor, ter “enganado” mentindo sua idade e que a faria feliz, a relação gerou dois jovens rapazes que, apesar de não seguirem os passos do pai no mercado fitness, pelo menos parecem seguir o mote de sua empresa “ser fit é sentir-se bem para ser ou fazer o que quiser”.

E ele também é assim: mesmo diabético, aprendeu a viver com qualidade de vida através da atividade física. Segundo ele, o mercado fitness mudou sua vida e talvez por isso essa paixão por esse segmento. “Bem estar é um baita produto”, afirmou ele uma vez em uma entrevista. “Quem tem o bem estar tem uma coisa que não tem preço: a felicidade. Mais do que vender máquina, mais do que vender exercício, nós vendemos atitude!”, continua ele.

Além da visão ampliada do mercado fitness, se considera um romântico e arrisca até alguns versos:

Desde quando for, não sei aonde
Talvez muito mais perto do peito
E por que não, do coração, do que você imagina
Estenda a mão sem percepção
Nada de muita poesia, pouca energia
Mas muito coração na boca
Muito tesão no que você vai fazer
Pra depois disso quando chegar em casa
Olhar pros olhos de quem você ama,
Talvez até ela, princesa, e dizer:
“Cheguei! Com todo meu amor!”
(Waldyr Soares)

Essas palavras são muito pouco para expressar quem é Waldyr Soares para o mercado fitness: uma pessoa sem muita instrução – estudou até a antiga quarta série primária – mas que construiu um verdadeiro império de oferta de conhecimento e integração entre os diversos setores que compõem o mercado fitness. “Foi tudo sem planejamento, foi com garra, foi com vontade, acreditando naquilo que eu sempre fiz.”, afirmou uma vez o “Silvio Santos” do mercado fitness, como é carinhosamente chamado por muitos. Bastou apenas a coragem de ir além e foi esse impulso que fez tudo acontecer.

Waldyr Soares, um verdadeiro visionário. (Crédito: Ricardo Soares Studio)
Waldyr Soares, um verdadeiro visionário. (Crédito: Ricardo Soares Studio)

 

Waldyr Soares, foi, sem dúvida, um sonhador e um desbravador, não conheceu impedimentos de nenhum tipo para que seu sonho fosse transformado em realidade. “Eu fui deliciosamente irresponsável!”.

Mesmo sem instrução e sem falar inglês, descobriu a IHRSA nos Estados Unidos e foi até lá – mesmo no meio de incertezas – conversar com o então presidente Jon Cash, propondo fazer a primeira IHRSA Fitness Brasil.

Hoje, em 2019, ao realizar a 20ª IHRSA Fitness Brasil, mais uma vez a promessa é de se reinventar e reinventar os negócios para os próximos anos, como se estivesse começando do início, mas sempre seguindo com o compromisso de levar o melhor para o mercado fitness, com propósito, com responsabilidade e sempre com a humanização necessária a qualquer crescimento.

20 anos atrás, em entrevista a uma revista americana, Waldyr Soares disse que “o mercado brasileiro continuaria a descobrir, reinventar, e transformar a si mesmo. Como nos EUA e na Europa, o setor terá muitos segmentos – grandes redes, academias independentes de bairro, estúdios pequenos, e unidades especializadas para crianças, mulheres, idosos, grupos especiais, como aqueles com diabetes, problemas cardíacos, e indivíduos com obesidade mórbida. As companhias que melhor servirem as necessidades desses mercados, e que investirem mais sabiamente em inovação e tecnologia, serão os líderes de amanhã.”

É ou não é um visionário?

Leia outros artigos

O que achou desse artigo?

Publicidade

Publicidade

Publicidade

REF&H
Enviar