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Como se preparar para o cenário pós-Corona vírus

Colunista: Tiago Pereiras

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Toda essa pandemia vai passar e é preciso se preparar para o retorno às atividades! Vamos começar pela questão número 1: cuide do seu pessoal, da sua equipe, como se fosse da sua família. Cuide da sua equipe demonstrando segurança em meio a esse caos que estamos vivendo. Em todo o mundo, esse é o primeiro dever de qualquer empresa responsável!

Demonstre preocupação e cuidado para com seus colaboradores, seus entes queridos, seus amigos e vizinhos. Para nós que fazemos a gestão de studios, academias, espaços fitness em geral, significa que promovemos saúde, que cuidamos também indiretamente daqueles que estão doentes, portanto salvamos vidas atuando na prevenção. Então, promova a prevenção e a informação!

Se você é o líder do seu estabelecimento, gestor, CEO (Chief Executive Office), pense em como cuidar de seus colaboradores e clientes, afinal cada um deles tem suas próprias marcas e suas redes sociais. Esse princípio tem de ser a primeira das prioridades no plano de ação seu como líder do seu estabelecimento, seja ela academia de grande porte, escola de esportes, estúdio etc.

Obviamente, qualquer líder responsável deve, sim, considerar o que está acontecendo com as receitas da sua empresa no momento. No Brasil, a preocupação com as receitas é sempre a primeira que vem à mente, claro que vivemos em um país com um alto grau de incerteza, mas temos uma capacidade de adaptação acima da média do mundo inteiro frente o nosso histórico. É real a possibilidade de uma grande crise financeira, em especial com relação à liquidez, mas não se esqueça, a nossa receita remonta às pessoas.

A melhor maneira de cuidar das receitas agora é se concentrar em sua fonte final, que são as pessoas, que provavelmente devem estar em quarentena como todos, então, conecte, converse, crie vínculos. Faça o que for necessário para criar confiança e lealdade com seus clientes agora, e essa lealdade sobreviverá além desta crise. Lembre-se, haverá um além!

Trabalhando com fatos, um deles é que esta crise já mudou todos nós. É difícil voltar ao passado, mas como líder, você precisa viver o agora e encontre tempo para pensar em como será o futuro, criar um roadpmap, se preparar para o além-crise. Use ferramentas disponibilizadas gratuitamente para reuniões online com seus colaboradores, crie estratégias também para os clientes permanecerem fisicamente ativos e principalmente aproveite para aumentar a sua presença online (use e abuse das redes sociais). Empresas como Peloton e Netflix estão se aproveitando como nunca desse momento de crise para fortalecer ainda mais sua marca, não perca essa oportunidade!

Prepare-se para atender às novas necessidades dos seus colaboradores e seus clientes

  • O processo de contenção e desaceleração da propagação do Covid-19 no nosso País criará grandes perturbações econômicas, independentemente da intensidade e gravidade do vírus, trabalhe com os fatos.
  • Prepare-se para o pior e seja grato se isso não acontecer.
  • Coloque suas equipes para trabalharem em casa, focando na excelência, autonomia e propósito.
  • Existe uma alta probabilidade de uma interrupção substancial da sua receita, levando a uma potencial crise de liquidez para muitas empresas, mas não se esqueça, você não está sozinho.
  • Existem projeções de que a quarentena pode durar de 45 dias a 90 dias. Portanto, espere, mantenha uma presença forte on-line e principalmente pense de forma inovadora para criar soluções durante esse período.
  • A recuperação pode não ser um retorno rápido; planeje vários trimestres de menor receita.
  • Colaboradores e clientes provavelmente estão ou irão enfrentar medo ou pânico, seja apoio, não caos!
  • Trabalhe pela segurança psicológica das suas equipes estratégicas, táticas e operacionais.
  • Você precisa nomear o que vários gestores e líderes definem como “equipe na sala de guerra Covid-19’’ com coordenadores e gestores mais experientes e totalmente dedicada, focada em fazer a gestão da crise o dia todo, todos os dias!
  • Como líder, você deve estar à frente de uma série de possíveis ações planejadas, provavelmente mais agressivas do que sua equipe pode imaginar agora.
  • Os clientes mudarão alguns comportamentos permanentemente, acelerando tendências anteriores; uma ação ousada agora pode prepará-lo para o sucesso durante a crise e além.
  • Execute imediatamente essas três ações simultaneamente:
      1. Alinhe toda a equipe com a verdadeira gravidade da situação macro Covid-19 e dos cenários financeiros de pior caos, seja honesto.
      2. Defina a segurança como a prioridade número 1 e conservação e liquidez de caixa em segundo lugar.
      3. Evite a omissão do tipo vou “esperar para ver”, ela pode falir realmente a sua empresa! Pró-atividade sempre!
  • Crie uma equipe experiente e dedicada de várias áreas estratégicas do seu negócio (operações, vendas, RH, finanças).
  • Priorize e coloque os principais fluxos de trabalho em ação; definir um tom de progresso diário usando uma abordagem ágil (Kanban) pode ajudar bastante.
  • Delinear cenários específicos de Covid-19 macro para o setor Fitness & Wellness.
  • Traduzir esses cenários em cenários tangíveis de queda de receita e interrupção operacional, e soluções online.
  • Comece a descrever movimentos futuros sem arrependimentos, haverá um impacto; começar a agir. Seja mais pró-ativo, não reativo!

Isso precisa ser feito em dias, não semanas! Mapeie um plano junto com todos na sala de “guerra”! Crie um roaddmap (linha do tempo) urgente para os próximos 3 meses!

Você só não pode ficar parado!

 

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