Um olhar no tempo!
De acordo com os dados mais recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população brasileira com 60 anos ou mais atingiu mais de 32,1 milhões de pessoas, representando 15,8% do total da população do país. Em outra pesquisa, o IBGE indicou que o número de idosos brasileiros mais do que duplicou entre os anos de 2000 e 2023, passando de 15,2 milhões para 33 milhões de pessoas. A população 60+ duplicou em 2 décadas, diz o IBGE.
Em 2025, a expectativa de vida no Brasil é de 76,8 anos em média. Esse aumento em relação às décadas anteriores se deve a avanços na medicina e melhorias nas condições de vida. O percentual > 65 anos é cerca de 11,4 % para uma população estimada em 212,6 milhões (valor do censo mais recente e confiável). O nosso potencial de “possíveis clientes” é de cerca de 24.236.000 pessoas, é realmente um número animador! Vamos tentar atingir de 8% a 10% dessa população!
A Experiência do Cliente: as academias estão preparadas?
A expressão “experiência do cliente” é amplamente utilizada pelos especialistas em marketing para se referir ao conjunto de interações e percepções que um cliente tem ao se relacionar com uma empresa, seus produtos ou serviços, no nosso caso com a Academia de Ginástica.
Isso inclui desde o primeiro contato com a academia até o pós-venda, englobando aspectos como atendimento, qualidade do programa, ambiente físico ou digital, e qualquer outro ponto de contato que possa influenciar a satisfação e a fidelidade do cliente. No contexto deste artigo, consideramos a importância de proporcionar uma experiência acolhedora e de sucesso para os clientes, especialmente os idosos. Os consultores de academias destacam que não vendem apenas exercícios, mas uma experiência com resultados positivos, capaz de encantar e manter o aluno/cliente ativo.
É importante lembrar que o aluno/cliente idoso, em um primeiro momento, está “comprando” algo não tangível, que possivelmente vai melhorar a sua capacidade funcional, vai diminuir os efeitos deletérios do envelhecimento, vai controlar a pressão arterial, diminuir as dores, entre outros possíveis benefícios decorrentes do programa de treinamento. Ficar atento às metas/objetivos e o prazo esperado para a sua concretização é fundamental para o sucesso; reitero a importância de entregar o que está sendo esperado, em um primeiro momento: a curto prazo sentir-se bem, acolhido, percebendo pequenas mudanças vai ajudar a permanecer no programa.
Os alunos/clientes 60+ precisam de um programa: atendimento com acolhimento, acompanhamento, conectividade e alegria.
Nas Academias de Ginástica, de acordo com os gestores e especialistas em marketing fica muito claro que “não vendemos exercício, vendemos uma experiência com resultados”, um programa que consiga encantar o aluno/cliente, não só o envolver, mas, acima de tudo, mantê-lo ativo, com um excelente atendimento, acompanhamento, conectividade, em um ambiente alegre, ajudando na sensação de pertencimento – o aspecto socioafetivo.
Isto significa que se faz necessário um ajuste estrutural para que tal fato aconteça, mudar é preciso, romper barreiras, sair da mesmice. Realmente não existe uma fórmula matemática que consiga, a curto prazo, resolver esse problema crucial. Entendo a Academia de Ginástica (ainda é o nome mais comum, apesar das mudanças: Centro de Fitness, Centro de Bem-Estar…) como a combinação ótima do Hardware + Software + Peopleware (figura abaixo).

Hardware + Software + Peopleware: academia X computador
Vamos fazer uma analogia entre um computador e a Academia de Ginástica, que pode ser adequada e servir para qualquer tipo de aluno e, em especial, para os alunos 60+. No entanto, para essa população, algumas particularidades devem ser levadas em consideração para atendê-la de forma o mais eficaz possível: não podemos esquecer que, em um primeiro momento, é preciso quebrar as possíveis objeções em relação ao ambiente da academia e ao próprio exercício, pois a grande maioria é sedentária, sem experiências anteriores.
Componente | Computador | Academia |
Hardware | Corpo do Computador Partes tangíveis: unidade central de processamento (CPU), memória RAM, disco rígido, placa mãe, teclado, mouse, monitor, impressora, entre outros. Em resumo, hardware é tudo aquilo que é físico e concreto | Projeto Arquitetônico: Recepção, Lanchonete, entre outros Salas de: Musculação, Ginástica, Bike, Piscina, Quadras, Pilates, Funcional, Avaliação, Piscina entre outras. Equipamentos e Acessórios: máquinas de musculação, cárdio, barras, anilhas, medicinebol, bandas elásticas, entre outros
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Software | Software é a parte intangível de um computador. Ele consiste em programas e aplicativos que instruem o hardware sobre o que fazer. O software inclui sistemas operacionais (como Windows, MacOS, Linux), aplicativos (como Microsoft Word, navegadores de internet, jogos), e outros programas que permitem ao usuário realizar tarefas específicas. Em outras palavras, software é o conjunto de instruções que faz o hardware funcionar. | São os Programas Técnicos utilizados na Avaliação Funcional, Musculação, Ginastica Coletiva, entre outros, inclusive aqueles existentes em equipamentos. Também os softwares de controle administrativo, financeiro e de relacionamento com o cliente.
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Peopleware | A palavra “Peopleware” refere-se aos aspectos humanos e sociais envolvidos no uso e desenvolvimento de sistemas de informação e tecnologia. Diferente de hardware (componentes físicos) e software (programas e aplicativos), Peopleware foca nas pessoas que interagem com a tecnologia. Isso inclui usuários finais, desenvolvedores, gerentes de projetos, equipes de suporte, entre outros.
| São os profissionais que trabalham na academia nas diferentes áreas: aquelas que não têm contato direto com o aluno/cliente (administrativa, financeira e marketing) e as que estão em contato direto: recepção e profissionais de Educação Física, Fisioterapia e Nutrição.
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Em resumo, hardware é tudo aquilo que é físico e concreto, software é tudo aquilo que é “intangível” e peopleware é um conceito que reconhece a importância das pessoas no sucesso de projetos. |
A importância do Profissional de Educação Física (Peopleware)
Sem dúvida, não é preciso justificar a importância do exercício para o idoso, diria que “é chover no molhado”. Está mais do que provado, por exemplo, a importância do treinamento de força, meios e métodos de treinamento consagrados, com eficácia comprovada; porém, na hora da aplicação prática, na hora da verdade, o grande protagonista é o Profissional de Educação Física, que dever ter a denominada COMPETÊNCIA PROFISSIONAL.
Como citado acima, os dois componentes – hardware e software – estão muito bem resolvidos, mas de que adianta ter somente salas repletas de equipamentos de última geração, acessórios, arquitetura maravilhosa, preços convidativos, recepcionistas agradáveis, se o atendimento, com acompanhamento, acolhimento e conectividade constante, não for conduzido por um Profissional que tem no SEU DNA o perfil para tal tarefa? A ATITUDE PROFISSIONAL vai ser a grande diferença!