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Gestão estratégica: toda ação e estudo necessários para o sucesso da empresa

Colunista: Geraldo Hofer

Olá, leitor da revista Empresário Fitness, feliz em ver que novamente você está buscando soluções e estratégias para o crescimento do seu negócio; por conta disso, no meu último artigo eu termino com essa frase, gerando um compromisso com você: “em meu próximo artigo de gestão vou trazer a estratégia por trás de tudo isso.

Esse artigo abordará a gestão estratégica de uma forma dinâmica e simples para a sua realidade e seu negócio. Preparado? Vamos crescer juntos nessa nova jornada!

Começando pela definição desse estudo para você, empreendedor/ gestor e líder: “tomada antecipada de decisões que irão produzir efeitos e consequências futuras.”

Em outras palavras, é a junção da sua expertise técnica na operação, análise da situação problema, além de uma análise do seu negócio como um todo e o seu posicionamento para tomada de decisões.

Tudo o que você antecipa em sua empresa transformando em ação gera um compromisso, gera uma expectativa, que não pode ser quebrada com seu negócio e seus clientes.

Figura 1. Estudo gestão estratégica (elaborado pelo autor)

Aqui está um exemplo de que uma boa estratégia alinhada ao direcionamento do seu negócio levará você a outro estágio, o que era improvável, agora passa a ser real.

  • Onde estamos agora?

Concepção da ideia e ferramentas iniciais, agir em dobro ou triplo da concorrência e analisar todos os pontos internos e externos.

  • Aonde queremos chegar?

Plano de negócios alinhado à expectativa da equipe e gestores, metas bem traçadas e objetivas (realidade).

  • Como sair daqui e chegar aonde queremos?

Definindo novas estratégias descartando algumas anteriores, alinhando o time em cada função especifica e utilizando novas ferramentas além de adequá-las com suas ações e cultura.

  • Como fizemos? Onde estamos agora?

Análise dos resultados, organização das métricas e feedback interno (Se estiver tudo ok, faça um feedback externo com seus clientes)

Gestão estratégica na prática: você consegue fazer um link desses tópicos com o seu negócio e momento atual?

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Caro leitor, espero que tenha respondido sim, com um sorriso e muita vontade de mudar, caso ainda esteja confuso, pense nessas ações como um gráfico, onde cada passo te levará a um ponto específico.

Figura 2. Gráfico Gestão Estratégica (elaborado pelo autor).

Esses são os passos necessários para o seu desenvolvimento; a melhor definição para esse gráfico pode-se dizer que é a renovação e avaliação das suas estratégias, cada ponto, desde a concepção até a avaliação te ajudará a encontrar a resposta e ação que você e sua empresa precisam.

Entenda cada ponto e coloque em prática:

  • Concepção

Concepção da ideia, o ponto inicial, seja uma ideia individual ou em grupo, o importante é avaliar cada uma delas e entender qual o conceito, objetivo e se há uma viabilidade para agir.

  • Planejamento

Fase de organizar a ideia e a função de cada colaborador, também delimita o quanto será investido em custos, tempo, divulgação, entre outros temas.

  • Execução/controle

Mão na massa, agora é o momento de colocar a ideia em ação, sem medo, sem julgamento, você já organizou a ideia no ponto anterior, agora ajuste as ações. Importante que a empresa esteja bem organizada e relacionada à função de cada um, pense em economizar custos, tempo e garantir mais resultados.

  • Avaliação

Avaliação das ações anteriores e controle máximo, mude enquanto há tempo, se for o caso. A avaliação bem direcionada te levará ao resultado com mais eficiência e controle possível.

Alinhando e desenvolvendo essa estratégia você estará à frente de diversas empresas, profissionais e gestores no mercado afora.

Eu confio em você, faça acontecer e vamos crescer juntos!

Deixe seu comentário sobre o artigo aqui na revista Empresário Fitness ou nesse link.

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