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Prática interprofissional colaborativa no gerenciamento das academias fitness

Colunista: Samuel Mattos

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A educação interprofissional é uma atividade que envolve dois ou mais profissionais que aprendem juntos para a colaboração da qualidade do serviço prestado. Sendo assim, oferecer um diálogo entre a equipe profissional e gestora nos ambientes das academias fitness está cada vez mais comum, principalmente quando há diversas atividades prestadas no estabelecimento. Por isso, elaborar estratégias para potencializar a equipe favorece uma melhor qualidade no serviço. Desta forma, alguns pressupostos são essenciais para o desenvolvimento da equipe, tais como: capacitações, reuniões e metas.

Sabe-que o conhecimento é um processo construído ao longo da vida, e por vezes, alguns modelos de ensino possibilitam o aprendizado direcionado. Visto isso, as capacitações nas academias são cada dia mais comuns, pois possibilitam realizar o “nivelamento” entre os colaboradores, tanto na parte técnica dos serviços prestados, como também no conhecimento de cada modalidade.

Ressalta-se que as empresas devem oferecer capacitações individuais (por modalidade) e em grupo (todos os colaboradores), realizando o direcionamento dos aspectos relevantes para atuação dentro da empresa. Por exemplo, observa-se que ainda existe uma lacuna no conhecimento para prescrição de treinamento em pessoas acometidas pela COVID-19 de forma grave, por isso torna-se relevante uma capacitação específica para todos os colaboradores no intuito de saber como realizar o manejo do indivíduo para o melhor treinamento e necessidade.

Outro aspecto é oportunizar práticas das modalidades para todos os colaboradores da academia com o objetivo de oferecer vivências do que é ofertado na academia. Desta forma, a empresa começa a “falar” a mesma língua nos diversos setores, melhorando a interação entre os profissionais e serviços.

Além disso, as reuniões devem ser parte do processo, parece até estranho, mas ainda há muitas academias que não realizam reuniões com frequência ou não as colocam no calendário como atividade dos profissionais. As reuniões devem ser o momento de troca de saberes e planejamento das atividades a serem executadas como observação do mercado, atuação do profissional dentro da academia, elaboração de ferramentas para captação de novos clientes, dentre outras. Sendo assim, o gerenciamento da academia torna-se eficiente com a equipe organizada e direcionada.

Adicionalmente, as metas são estratégias para estimular/cobrar a equipe no decorrer das atividades. Uma empresa que define suas metas, objetivos e métricas são mais propensas a terem sucessos financeiros em comparação às demais, como também o processo se torna mais exequível, pois o gestor sabe o caminho a ser seguido.

Por fim, ser gestor é um desafio diário, por isso, criar hábitos saudáveis na empresa para que todos cresçam favorece a permanência dentro do mercado de trabalho.

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