Quais as funções em uma academia?

Se você é dono de academia, você precisa saber disso! Existem 3 funções da empresa: estratégico, tático e operacional. Pela nossa experiência, a maioria dos gestores se perde na efetividade do seu trabalho porque ficam muito tempo no operacional.

O que é a função operacional? Na academia, a operação é a recepção, as vendas e o atendimento nas aulas. É uma armadilha para o gestor ficar muito tempo do seu dia envolvido nestas atividades. Gestor que dá muita aula ou gestor que fica muito na recepção não consegue fazer a empresa prosperar. Consegue apenas fazer a empresa sobreviver. Por quê? Porque a chave para a empresa prosperar são as mudanças. A chave para a empresa ficar melhor que a concorrência é a melhoria constante. Por exemplo, como eu melhoro a empresa quando eu estou apenas dando a aula? Na melhor das hipóteses, eu vou melhorar a própria aula e não a empresa como um todo.

Tem também muitos gestores que se perdem na efetividade do seu trabalho porque ficam só trancados na sala olhando números. Ficam apenas na função estratégica. O que é a função estratégica? É a análise e, principalmente, a tomada de decisões para que a empresa melhore. Por que ficar só na função estratégica é ruim? Porque você acaba ficando muito distante da equipe. Acaba ficando muito frio e desconexo da realidade. Você pode ter ótimas análises numéricas, mas é bem provável que as decisões que forem tomadas acabem não se concretizando com a equipe. Ou porque você não vai ter muito “tato” para lidar com a equipe.

A função tática é a função mais ignorada, normalmente, pelos gestores. O que é a função tática? É a função de “pegar” as decisões tomadas e implementar e acompanhar a equipe fazendo.

Qual é a situação ideal e quando devo exercer cada função?

O ideal é que o gestor seja muito estratégico, médio tático e pouco operacional. Como depende da estrutura da sua equipe e do tamanho da sua empresa, recomendamos que você avalie o quanto você deve ficar no estratégico, tático e operacional olhando a necessidade da sua empresa. Ou seja, se a empresa tiver necessidade de que você seja mais estratégico, você ajusta sua estrutura de equipe e/ou sua agenda para ser mais estratégico. Se sua empresa tiver necessidade de que você seja mais tático, você ajusta sua estrutura da equipe e/ou sua agenda para ser mais tático.

Se a sua empresa não é uma das melhores da sua região, por exemplo, é sinal de que existe uma necessidade de que você seja mais estratégico na tomada de decisões. Se você não tem nas mãos a performance de cada colaborador e cada departamento seu na forma de indicadores, é sinal de que existe uma necessidade de que você seja mais estratégico na tomada de decisões. Se a sua equipe não faz aquilo que você decide, é sinal de que sua empresa tem necessidade de mais função tática. Se a sua equipe não está padronizada dentro de uma metodologia eficiente, é sinal de que sua empresa tem necessidade de mais função tática. Se os alunos e possíveis alunos estão preferindo a concorrência, é sinal de que você precisa melhorar o operacional.

Identifique cada função e a necessidade na sua empresa e vá pra cima da transformação!

Print Friendly, PDF & Email
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Leia outros artigos

REF&H
Enviar