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Indicadores: os números que realmente importam

Colunista: Celso Cunha

À primeira vista, academia cheia nos remete a bons resultados e lucro. Erro grave, pois essa sensação parece uma autorização aos gastos impensados que geram endividamento.

Por outro lado, nem sempre períodos de resultados negativos afundam a empresa. Pode ser o reflexo de investimentos em estrutura e aumento de capacidade instalada visando a atender melhor ou um maior número de clientes em busca do lucro.

Então quais números realmente importam aos gestores?

Para que tenhamos a exata dimensão dos resultados, é indispensável que se construa relatórios mensais que chamamos DRE (Demonstrativo de Resultado de Exercício) onde confrontamos receitas e despesas; contas a pagar e créditos a receber. Alguns gestores torcem o nariz para realizar tal tarefa por exigir deles organização, algumas horas de trabalho e atenção aos números.

Ticket médio e ponto de equilíbrio

Verdade que é trabalhoso e, na prática, boa parte dos gestores não se empenham para obter esse importante relatório. Nesse caso podemos nos antecipar obtendo dois indicadores menos trabalhosos e tão importantes quanto aqueles: ticket médio e ponto de equilíbrio.

O ticket médio é a soma dos valores recebidos a título de mensalidade, dividido pela quantidade de alunos/clientes. É a média dos valores mensais pagos pelos clientes. No caso de receber planos trimestrais, semestrais e anuais, deve-se dividir o valor bruto pela quantidade de meses se for recebido antecipadamente. O valor encontrado serve como importante referência.

O ponto de equilíbrio é a soma de todos os gastos da empresa (custos e despesas), dividido pelo ticket médio encontrado na equação anterior. O resultado dessa divisão é o ponto zero. Até então, os valores recebidos a título de mensalidade devem quitar as obrigações da empresa. A partir da próxima mensalidade consideraremos lucro.

Veja um exemplo abaixo:

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Se o ticket médio de sua academia for R$ 122,00 e as despesas mensais somadas chegam a R$ 34.400,00 o ponto de equilíbrio ou o ponto zero seria de 282 clientes pagantes/mês.

E para que servem esses indicadores?

O ticket médio serve para balizar as promoções cujos valores devem ser superiores ao encontrado, pois se não agirmos assim, a receita tenderá a cair podendo chegar ao ponto de não suprir as despesas.

Nossa referência de sucesso ou crescimento de escala é chegar ao ponto de equilíbrio (282 clientes) o quanto antes, para que tenhamos mais tempo para fazer crescer o tão sonhado e perseguido lucro.

Transforme suas ações e resultados em números e relatórios. Arquive-os e compare os meses; dessa forma, poderá prever e projetar o futuro com maiores chances de acertos.

Bons negócios e boa sorte!

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