Pergunta: Qual a função de um gestor?
Essa resposta exige tempo para reflexão.
Na teoria, o objetivo maior de um gestor é fazer a empresa funcionar, indicar a direção, manter-se lucrativa, cumprindo suas obrigações com a equipe, o estado e seus clientes, perpetuando o negócio.
Na prática, contratar, capacitar, criar uma rotina otimizada e funcional, manter condições ideais para o trabalho de seus colaboradores, desenvolver e reter talentos, atrair, converter e fidelizar clientes, cumprir suas obrigações financeiras com os credores, fornecedores, o Estado e sua equipe, buscando a valorização e a perpetuação do negócio.
A demanda por recursos é sempre superior ao saldo de caixa, sendo que a função do gestor, além de tudo o que foi listado acima, é definir prioridades. Só que cada pessoa prioriza algo que afeta a sua função ou seu entorno. A lista é bem grande, quase infinita, sendo que a definição de prioridades deve considerar a análise G.U.T. (Grave, Urgente, Tendência). A diversidade de “sugestões” mascaradas de pedidos, desde a elevação na remuneração das pessoas da equipe, aquisições de novos equipamentos, obras estruturais, acessórios, espelhos e etc…
Perguntas que não querem calar:
- Cabe em seu orçamento?
- Está no topo da sua lista?
- Influenciará em sua receita?
Lembro da demanda concentrada por ofertarmos aulas de bike in door para os alunos/clientes. Foram quinze bikes a valores de hoje de aproximadamente R$ 6.000,00 cada uma. Caso optássemos por bicicletas usadas, o custo de manutenção com técnico e desgaste de peças parecia não compensar. Diante dos insistentes pedidos e até de um abaixo assinado o investimento foi efetuado. Comemoração no aulão de inauguração e decepção ao perceber que os alunos não se inscreviam ao saber que seria uma atividade a parte, fora do pacote. ERRO GRAVE
Anos depois, em outra academia, entupiram a caixa de sugestões solicitando mais uma máquina de ar condicionado de 60.000 BTUs e, ao adquiri-la, e ligá-la, uma das fases caiu e percebemos que teríamos que rever toda a parte elétrica com a contratação de uma empresa certificada pela concessionária de energia para a solicitação de aumento de carga e custos não previstos. OUTRO ERRO!
Suas decisões, sejam elas assertivas ou não, interferem em seu fluxo de caixa; portanto, municie-se de informações e dados legítimos sem emoção, para que os erros sejam exceções e não regras.
Quatro perguntas para se fazer:
- EU QUERO?
- EU POSSO?
- EU PRECISO?
- QUANDO?
Se uma delas tiver um “NÃO” como resposta, adie ou descarte. Em caso contrário, problemas à vista!
Lembre-se da resposta daquela mãe diante do pedido de uma criança:
“Ok filho, NA VOLTA A GENTE COMPRA.”
Bons negócios e boa sorte!



