Pesquisar
logotipo-refh-transparente

Publicidade

[uam_ad id=”3500″]

Jornada do colaborador: entenda porque manter os talentos pode ser um bom negócio

Colunista: Cris Santos

Publicidade

Praticamente todos os gestores têm a mesma dificuldade: motivar as pessoas do time e mantê-los animados. E essa dificuldade fica ainda mais desafiadora em momentos de pandemia e crises.

Dentre as principais dificuldades percebidas aqui na BrainFit, para a grande maioria dos entrevistados, nos dias de hoje, a maior delas é a motivação para o trabalho. As empresas e seus líderes estão transferindo suas ansiedades e incertezas para as equipes e não estão “percebendo” esse movimento. Como consequência, candidatos e equipes em geral, estão cada vez mais seletivos e exigentes na hora de se dedicarem a alguém ou a uma empresa. Muitos ainda se mantêm nela, mais por questões de sobrevivência do que por prazer em estar ali.

Em um momento cheguei a comentar que existem dois tipos de pessoas: as que reclamam e as que entendem o trabalho como parte de suas vidas. Qual delas você quer ter por perto?

Na minha opinião, promover um ambiente onde as pessoas se sintam parte da “engrenagem”, parece ser um caminho mais promissor e legítimo. Vale lembrar que pessoas possuem sentimentos distintos e um modo de perceber as situações da vida muito individuais e, num dado momento, todos poderão se sentir desmotivados ou inseguros. Quem não está passando por incertezas nesse momento?

Nesse sentido, o bom é criar um ambiente bom para se trabalhar, não acha? Pense assim: você retorna para comprar em um lugar onde não foi bem atendido? Ou ainda, você continua a dedicar seu tempo, sua energia e sua expectativa profissional e de vida, a uma empresa que não te valoriza? Sob esse olhar, o que a sua empresa ainda precisa fazer para manter a equipe?

O conceito de Employee Experience

O conceito de Employee Experience (EX) está relacionado ao ciclo de experiências do funcionário nas organizações. É a soma de todos os pontos de contato que o colaborador tem com a empresa, desde sua candidatura a uma vaga até sua contratação e que perdura durante seu ciclo de vida corporativo.

Vivemos uma era profissional na qual remuneração e benefícios não são mais o mais importante. É claro que todos querem ser bem remunerados pelo seu trabalho, porém, mais do que isso, hoje existe uma necessidade de se sentir valorizado, compreendido e enxergar possibilidades de crescimento em uma empresa.

Aqui vão algumas ideias do que você pode fazer com o seu time:

O foco do employee experience é verificar como os funcionários se sentem e o que pensam no decorrer da sua jornada na empresa. Isso envolve as interações com os demais colaboradores e a liderança, por exemplo. É muito importante dedicar esforços para entender a experiência do colaborador desde o seu primeiro contato com a empresa, no processo seletivo, até o momento do seu desligamento. Para que isso seja possível, é preciso considerar três fatores:

  • Ambiente físico: a organização deve proporcionar um espaço de trabalho confortável e agradável, garantir boas refeições e uma infraestrutura acessível, segura e acolhedora para os colaboradores.
  • Ambiente tecnológico: a empresa precisa acompanhar os avanços tecnológicos e oferecer ferramentas que otimizem a rotina de trabalho dos colaboradores, como softwares de automação de processos e plataformas de treinamento online, por exemplo. Assim, os profissionais podem se atualizar, engajar e qualificar.
  • Ambiente cultural: é preciso se preocupar com o estilo de liderança da empresa, para que ele seja justo e esteja alinhado com a cultura organizacional. Uma liderança positiva promove um ambiente demográfico e influencia positivamente na maneira de pensar e agir da equipe.

Para uma boa experiência tenha em mente o seguinte ciclo:

E ainda, algumas dicas preciosas para melhorar o relacionamento com a equipe:

  • Seja transparente e compartilhe suas inseguranças, as pessoas vão gostar de saber que todos somos e estamos vulneráveis.
  • Nunca deixe de desenvolver as pessoas, seja um “educador” de sua equipe.
  • Pratique a empatia o máximo que conseguir, vale muito a pena ter uma visão de como as pessoas estão se sentindo e pelo que estão passando.

Um forte abraço e vamos em frente!

Leia outros artigos

O que achou desse artigo?

Publicidade

Publicidade

Publicidade

REF&H
Enviar