Pesquisar
logotipo-refh-transparente

Publicidade

[uam_ad id=”3500″]

Desvendando o Canvas: quanto?

Colunista: Angelo Dias

Publicidade

Qual o investimento necessário para bancar a entrega da sua proposta de valor? Quais as possíveis formas de receita que o seu negócio pode gerar? Essa conta fecha? A previsão de receita irá cobrir as despesas e gerar lucro?

Esse é o conteúdo das últimas 2 etapas do quadro Canvas: estrutura de custo e fontes receita.

No item estrutura de custo, você vai descrever o investimento necessário para a realização da sua proposta de valor. Agora que você já conhece os recursos materiais e humanos que irá precisar para tocar a sua Eucademia, é hora de saber quanto vai investir para fazer o seu negócio funcionar.

Pensando nas pessoas

Exemplo: 3 professores de Educação Física, 6 estagiários, 2 recepcionistas e um responsável pela limpeza do local. A remuneração dos professores será por hora aula? Ao contratar por CLT, quanto de encargos entra nessa conta? Qual o valor do salário de uma recepcionista e de um profissional de serviços gerais? Quanto custa um programa de estágio? Qual será o investimento no treinamento do time?

Pensando nos recursos materiais necessários

  • Investimento para implantação: equipamentos de musculação, aparelhos para treino cardiovascular (esteira, bicicleta, elíptico), acessórios de ginástica, piso especial, iluminação, laptop, impressora e obra de adaptação no imóvel caso seja necessário.
  • Custo mensal de funcionamento: além dos salários do time, temos também aluguel do espaço, água, luz e impostos.

Pensando estrategicamente sobre o “quanto?”

Diferenciação de valor associada à redução de custos ajuda a abrir espaços de mercado.

Como assim, professor?

Diferenciação de valor é sair do lugar comum. A grande maioria dos concorrentes continua vendendo modalidades e focando a sua comunicação na estética. Faça diferente. Faça AcOrA: Acolhimento, Orientação e Acompanhamento para uma mudança de estilo de vida. O foco da sua comunicação deve ser a qualidade de vida. Lives, vídeos, encontros presenciais com outros profissionais de saúde como Nutricionistas, Psicólogos, Fisioterapeutas e Médicos para aprimorar o conhecimento das pessoas sobre a importância da prática do autocuidado.

Fazendo diferente e cuidando para evitar gastos desnecessários, você terá um preço competitivo no mercado.

Só cuidado com o controle de gastos. Ele só não pode “comer as suas próprias pernas”. Ouvi essa expressão com um dos melhores gestores com quem tive a honra de conviver e aprender muito, Dr. Carlos Heitor Bergallo. Médico, sócio fundador da FISILABOR – Centro Integrado de Medicina Esportiva. Um visionário que na década de 80 já orientava o nosso trabalho com foco na saúde e qualidade de vida. Segundo ele, “comer as próprias pernas”, era você economizar no bem mais precioso do negócio academia – as pessoas. Seu time é sempre o seu investimento mais importante. Lembrando que o sucesso do nosso negócio é diretamente proporcional à qualidade do relacionamento dos colaboradores com os alunos; o Dr. Carlos Heitor sempre esteve certo.

Enxergar a sua Eucademia como um ponto de encontro com pessoas e dessas pessoas com produtos (bens, serviços e ideias) relacionados com um estilo de vida saudável, amplia as fontes de receita.

Formas de monetizar a sua Eucademia

Além dos tradicionais planos (trimestral, semestral e anual) e mensalidade, podemos monetizar através de:

  • suplementos;
  • alimentos naturais congelados;
  • roupas;
  • acessórios de home fitness;
  • avaliação física;
  • percentual no atendimento de outros profissionais da saúde (ex: Nutricionista);
  • espaço para divulgação na própria academia (ex: uma parede instagramável) e nos canais de comunicação online da sua Eucademia: instagram, facebook, google meu negócio e site;
  • aplicativo de treinos online.

Mas Angelo, meu estúdio de treinamento personalizado é muito pequeno. Não tenho como vender roupas, suplementos, congelados e consultas!

Já pensou que tudo isso pode ser online? Já pensou que tudo isso pode estar à disposição do seu cliente no seu aplicativo de treino?

Desde a pandemia faço a minha consulta quinzenal com a psicóloga através de chamada de vídeo no whatsapp. A sua Eucademia pode se transformar em uma plataforma de produtos para o bem-estar. O nosso negócio tem uma característica muito poderosa que precisa ser mais bem utilizada por nós:

Temos contato semanal com o nosso cliente!

Isso proporciona uma oportunidade de relacionamento saudável, duradouro e lucrativo com ele.

Fiz uma live com o Diego Portugal, especialista em vendas no varejo de roupas. Ele revelou que na última empresa onde ele trabalhou (marca de vestuário masculino) a média de compra dos clientes era de 1 vez por ano. A sua Eucademia recebe a mesma pessoa, pelo menos, 1 vez por semana. Olha só o tamanho da nossa oportunidade para a venda de produtos (roupas, suplementos, congelados, livros, consultas, avaliações, treinos online) que irão colaborar com a jornada das pessoas rumo à longevidade saudável.

Viver mais e melhor é uma missão que exige uma orientação interdisciplinar, além de produtos que contribuam para facilitar a mudança de estilo de vida das pessoas.

A sua Eucademia é a solução para tudo isso!

Bora entender mais para atender melhor!

Para aprofundar seu conhecimento sobre o tema:

  1. Lives da série Empreenda IFF no @iffsjb . Lá você irá encontrar a live com Diego Portugal e outros convidados falando sobre Empreendedorismo.
  2.  A nossa série Eucademia que continua firme e forte no @prof.angelodias.
  3. Podcast Clube do livro : A Bíblia de Vendas com Joel Jota e Caio Carneiro.

Leia outros artigos

O que achou desse artigo?

Publicidade

Publicidade

Publicidade

REF&H
Enviar