Publicidade

Para ser visto, é preciso saber enxergar

Colunista: Angelo Dias

Você já colocou a sua academia no papel? Já experimentou ser o consultor da sua própria academia? José Salibi Neto e Sandro Magaldi, autores do livro Gestão do Amanhã, alertam que “a rotina come a estratégia no café da manhã”.

Como não deixar a rotina acabar com a estratégia da sua academia?

Colocando o seu negócio no papel. Seth Godin orienta que “para ser visto é preciso aprender a enxergar”. E a primeira coisa que você deve enxergar é o seu negócio. Bora conhecer e usar o Canvas?

Alexander Ostewalder (2011), escritor, pesquisador e empreendedor, criou o quadro de modelo de negócios. O Canvas, como é conhecido, é um mapa visual onde você consegue descrever o seu negócio em apenas uma página. Cabe ressaltar que esse mapa não é estático. Ele deve ser tão dinâmico quanto o mercado do bem-estar. É fundamental acompanhar as mudanças e atualizar constantemente a sua proposta.

Segundo o autor, o Canvas responde a quatro perguntas fundamentais do seu negócio:

Figura 1. Modelo de Canva (Fonte: SEBRAE/PR)

1) O que você vai fazer?

Qual é a sua proposta de valor? Qual necessidade e/ou desejo a sua academia pretende atender? Exemplo: acolher, orientar e acompanhar pessoas sedentárias que querem mudar o seu estilo de vida em busca da saúde.

2) Para quem você vai fazer?

Seguindo o exemplo acima, sedentários, independente de credo, faixa etária, gênero ou time preferido. Para responder melhor a essa questão, além do segmento de clientes, é necessário descrever:

  • Quais os canais de contato com o cliente? Como vou entregar a minha proposta de valor?

De forma presencial na academia e treinos via aplicativo.

  • Cabe ressaltar que o nome do negócio #EUCADEMIA é relacionamento. Como você irá se relacionar de forma eficiente com o seu cliente para cumprir a sua promessa?

Além do atendimento presencial, teremos grupo de WhatsApp para orientações e dúvidas, assim como respostas no direct do Instagram da academia.

3) Como você irá desenvolver o seu trabalho?

Aqui você irá descrever a sua operação:

  • Atividades principais, tais como atendimento, vendas, avaliação, prescrição de treinos e marketing;
  • Recursos principais representam pessoas e materiais essenciais para a realização da sua proposta de valor: recepcionistas, profissionais e estagiários de Educação Física, acessórios de ginástica, equipamentos de musculação e loja física com vestiários.
  • E por último, mas não menos importante, as possíveis parcerias que podem agregar valor à sua entrega: outros profissionais de saúde como médicos, nutricionistas, psicólogos e fisioterapeutas, agência de marketing digital para aprimorar a sua comunicação, assim como outros negócios locais como restaurantes, loja de suplementos e agências de turismo para desenvolver programas de fidelidade.

4) Quanto?

Aqui você irá analisar o financeiro da sua empresa.

  • Receita: como a sua academia vai gerar receita? Venda de matrículas, planos, reavaliação física, programas especiais (ex: emagrecimento), treino online, suplementos alimentares, roupas de ginástica, aluguel de equipamentos para home fitness, aluguel de espaço para divulgação de produtos na academia e no aplicativo. Avalie, planeje e implemente todas as formas de geração de receita que a sua academia permitir;
  • Custo: Você já ouviu falar na relação custo x benefício? Essa avaliação não é apenas do cliente, mas também do gestor. É muito importante o controle apurado do seu custo operacional para que você consiga ter um preço competitivo e ainda obter lucro. Só o lucro irá gerar a “saúde financeira” do seu negócio. Só o lucro irá permitir a continuidade do investimento e da evolução da sua empresa. Recomendo a live “Prever para prover e não ter que socorrer”, quando converso com o Mestre Leonardo Cabral sobre como fazer a gestão financeira da sua academia, que você pode assistir abaixo.

Agora que você conhece todas as etapas do Canvas, encaminhe esse artigo para o seu time e crie o quadro da sua academia!

DICA IMPORTANTE

Depois que estiver pronto, apresente para os seus colaboradores, ouça com atenção as observações que irá receber, faça os ajustes apresentados e deixe na parede da sua sala de trabalho ou de reuniões. Assim, sempre que for necessário, você poderá atualizar o quadro inicial com a valiosa contribuição do seu time.

Olhar o seu negócio no Canvas te dará uma ideia mais clara do que você está fazendo e como poderá tornar a sua entrega cada vez melhor. Crie canais de ouvidoria do cliente, tais como WhatsApp, direct, livro na recepção e até caixa de sugestões. A percepção dos clientes e dos colaboradores representam um norte para a evolução do seu modelo de negócio. Bora ouvir sempre!

Para que não fique nenhuma dúvida e você possa realizar o Canvas da sua academia o mais rápido possível, seguem três sugestões de vídeos do Youtube (continue a leitura após os vídeos):

Lembre-se: a simplicidade da ferramenta não reduz a sua importância. Assim como o processo de autoconhecimento te ajuda a ser uma pessoa melhor, conhecer melhor o seu negócio através do Canvas irá contribuir significativamente para a evolução da sua academia. Não deixe de fazer!

As eucademias nascem da coragem de empreendedores apaixonados pelo que fazem. Imagine somar uma gestão competente com a sua coragem? Sua #EUCADEMIA será imbatível!!!

Leia outros artigos

O que achou desse artigo?

Publicidade

REF&H
Enviar