Publicidade

Os principais hábitos dos bilionários do Vale do Silício

Colunista: Tiago Pereiras

Os magnatas da tecnologia como Elon Musk, Mark Zuckerberg, Jeff Bezos e Jack Dorsey todos têm seus próprios rituais, que os ajudam a gerenciar seus impérios multibilionários e a manter mentes e corpos saudáveis. Você, que lê esse artigo, tem sua rotina campeã já definida?

Há cinco anos eu estava em uma jornada interessante de busca pelo sucesso, porém, entrei em uma espiral de escolhas ruins e a sobrecarrega a minha máquina chegou. Como eu superei isso? Comecei a estudar o conceito de “The quantified self” que nada mais é que autoconhecimento por dados, comecei a me mensurar, dados físicos, emocionais, mentais.

Nesse período li vários livros, mas teve um especificamente que me chamou a atenção: “Tool of titans” do Tim Ferris. Nele, o autor, adepto da mentalidade “biohacker” e do “quantified self”, descreve com clareza hábitos dos bilionários. Percebi que poderia associar alguns desses hábitos bilionários em minha vida.

Jack Dorsey, CEO do Twitter

Em geral somos moldados pelas nossas experiências, traumas, indicações, erros, fracassos. Somos muito parecidos com o algoritmo do Youtube, Spotify, Facebook, Instagram, pois a cada curtida, comentário, publicações, vamos sendo direcionados, moldados pelo ambiente que estamos sendo expostos. Foi pensando nisso que selecionei alguns bilionários e seus hábitos para compartilhar com vocês. Buscar esse auto-conhecimento em especial por dados, é um caminho comum entre eles.

O primeiro é um dos que mais sigo e acompanho, ele é o CEO do Twitter, Jack Dorsey, até transformou seus próprios hábitos de vida em seguidores quase cultos. Jack possui “padrões” de comer, dormir e exercitar-se como se ele fosse um computador em que processa alimentos, sono, exercício, é uma visão maravilhosa, ele é um dos principais executivos do mundo da tecnologia. Bem exótico e extremo, Dorsey come uma vez por dia e evita quase tudo no fim de semana. Inclusive ele evita todos os dias algo que Bill Gates e Jeff Bezos insistem em fazer todos os dias: lavar a louça. Dorsey faz uma refeição por semana, pratica com regularidade o jejum intermitente a semana inteira, tendo sua única refeição realizada no domingo à noite. O CEO do Twitter frequentemente fala sobre seu estilo de vida “bizarro”’ e hábitos de saúde que provocaram uma série de reações, inclusive duras críticas que conquistaram seguidores que Nellie Bowles, do The New York Times, descreveu como um culto à personalidade.

O CEO do Twitter revelou detalhes sobre seus hábitos alimentares em um podcast com Ben Greenfield, um influenciador de fitness. Dorsey, segundo a Business Insider também experimentou veganismo e dietas paleo no passado.

Mas afinal, quem aqui nunca tentou uma mistura de água, sal do Himalaia e limão logo pela manhã? Eu sempre digo a meus mentorados: cada corpo e mente responde de um jeito. Mas no caso de Jack ele levou um pouco desses hábitos para todos seus escritórios do Twitter em todo o mundo.

Você deve estar se perguntando… mas ele come apenas no domingo à noite? Isso não faz mal para o equilíbrio alimentar? Sim, mas Jack faz uso intenso de suplementos vitamínicos na sua dieta. Ele alega que os únicos suplementos que toma diariamente são multivitamínico e vitamina C.

Segundo a CNB, Dorsey usa saunas e banhos de gelo à noite desde de 2016 , ele pratica algo semelhante ao método Wim Hof com uma pitada de contraste, em que fica sentado em uma sauna barril por 15 minutos e depois se transfere para um banho de gelo por três minutos. Ele repete isso três vezes, terminando com um banho de gelo de um minuto.

Você deve estar pensando ele deve treinar com personal trainer. Ele não tem personal e não vai à academia há algum tempo, utilizando o aplicativo Seven para fazer exercícios físicos intensivos em sua bicicleta ergométrica. É um defensor da meditação e Yoga e faz parte do Clube 5am.

Elon Musk, CEO da Tesla

A rotina matinal de Elon Musk, CEO da Tesla, SpaceX e Boring Company, envolve acordar às 7 horas da manhã após seis horas de sono, o que significa uma hora de dormir de aproximadamente uma hora da manhã. O sono de qualidade é um ativo muito valioso no Silicon Valley, inclusive Musk revelou que às vezes precisava de Ambiente harmonioso ou um remédio para dormir melhor. Pela manhã, em geral Musk costuma pular o café da manhã, pois não tem tempo para desacelerar.

Em uma entrevista, Musk disse que às vezes tem tempo para uma omelete e um café apenas, mas acrescentou que havia dias em que ele bebia oito xícaras de café, mas que estava tentando reduzir essa quantidade. Para gerenciar seu tempo, Musk divide seu horário em intervalos de 5 minutos, hábito em comum com nada mais, nada menos que Bill Gates. Essa “programação”” permite que Musk e Gates planejem seu uso do tempo com extrema precisão. Musk vai à academia duas vezes por semana para manter sua forma e gosta de relaxar jogando vídeo game, com jogos de tiro em primeira pessoa.

Tim Cook, CEO da Apple

O CEO da Apple, Tim Cook, vai a uma academia particular às 5 da manhã todas as manhãs e se descreve como um “maluco do fitness”. Ele também é conhecido por desfrutar de atividades ao ar livre como caminhadas e ciclismo.

Sim, ele acorda antes das 4 da manhã. Ele também passa a primeira hora do dia lendo comentários e e-mails dos usuários. Cook gosta de dormir 7 horas. Se ele tiver sete horas de olhos fechados antes das quatro da manhã, Cook deve ir para a cama por volta das 20:45h!

Jeff Bezos, CEO da Amazon

Para Jeff Bezos, CEO da Amazon, dormir oito horas é uma prioridade. Ele também não usa um despertador e evita as reuniões matinais. É conhecido por preferir alguns pratos bem estranhos.

Ele foi fotografado enfiando uma iguana em um jantar anual do Explorers Club e, durante uma reunião no café da manhã, pediu polvo com batatas, bacon, iogurte de alho verde e ovos. Jeff lava louças todas as noites e, segundo ele, é a coisa mais sexy que ele faz.

Mark Zuckerberg, fundador do Facebook

O fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, disse a Jerry Seinfeld em uma sessão de perguntas e respostas que a primeira coisa que ele faz depois de acordar é checar seu telefone. Ele revelou também, em seu Instagram, que recentemente construiu uma caixa brilhante para ajudar sua esposa Priscilla com a insônia. A caixa emite uma luz fraca entre as 6h e as 7h, o que significa que, se um deles despertar, saberá que é um bom momento para acordar seus filhos sem precisar verificar a hora.

Zuckerberg realizou uma sessão de perguntas e respostas, na qual respondeu às perguntas deixadas em seu mural do Facebook em 2015, e Schwarzenegger perguntou como ele encontra tempo para se exercitar. “Eu me certifico de malhar pelo menos três vezes por semana – geralmente a primeira coisa quando acordo”, respondeu Zuckerberg. Acrescentou também que tenta levar o seu cachorro  quando vai se exercitar. Um esquadrão de pelo menos 12 funcionários vasculha suas mídias sociais, removendo spam e assédio, enquanto uma segunda equipe gerencia o que é postado neles.

Foi noticiado em uma revista que, para evitar que seus pensamentos fiquem confusos pela manhã, usa a mesma roupa quase todos os dias: jeans, tênis e uma camiseta cinza. “Eu realmente quero não gastar energia da minha vida para fazer isso, dessa maneira tomo o mínimo de decisões possíveis no dia e sempre decisões para criar formas de servir à comunidade”, disse Zuckerberg em 2014, acrescentando que ele tem várias iterações da mesma camisa.

Bill Gates, fundador da Microsoft

O fundador da Microsoft, Bill Gates, revelou que sua comida favorita é hambúrguer com queijo. Sim, um dos homens mais ricos do mundo é o menos excêntrico dentre seus compatriotas magnatas da tecnologia. Segundo sua própria esposa Melinda, Bill costuma pular o café da manhã. Gates descreveu o tênis como seu esporte principal, mas também gosta de esquiar.

Sundar Pichai, CEO do Google

O CEO do Google, Sundar Pichai, diz que lê uma cópia física do Wall Street Journal todas as manhãs e acorda entre 6:30 e 7:00h. Pinchai disse que é muito especifico em tomar chá pela manhã e, por ser vegetariano, obtêm sua proteína de uma omelete no café da manhã. Não há informações públicas sobre sua rotina de exercícios, mas ele é grande fã de críquete, afinal, Pichai jogou críquete no ensino médio e disse que sonhava em se tornar um jogador profissional.

Sergey Brin, fundador do Google

O fundador do Google, Sergey Brin, praticou uma ampla variedade de esportes, incluindo hóquei em patins, frisbee, ginástica, mergulho com trampolim e trapézio. Parte da razão pela qual Brin faz tanto exercício é que ele carrega o gene do Parkinson e quer diminuir o risco de desenvolver a doença.

Quem sabe a chave para a riqueza desses gigantes não esteja em seus hábitos diários?

E você, qual a saua rotina campeã?

Print Friendly, PDF & Email
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Leia outros artigos

O que achou desse artigo?

Publicidade

REF&H
Enviar