Pesquisar
logotipo-refh-transparente

Publicidade

[uam_ad id=”3500″]

Quantified self: autoconhecimento por dados

Colunista: Tiago Pereiras

Publicidade

Pessoas como você e eu estão assumindo o controle de algo que a sabedoria convencional diz que não devemos entender: a nossa saúde.

Por que estamos acima do peso? Por que estamos mais cansados? O que tem causado a nossa doença? Como posso melhorar?

Fiz um live com o médico Dr. João Victor, há cerca de dois meses atrás e biohacker como eu resolvi divulgar e difundir os conceitos.

Eu ouvi a primeira vez o termo “Quantified Self’” com Tim Ferriss, que é uma das grandes referências do tema.

Tim Ferriss demonstra e defende  a importância de rastrear dados em sua vida para hackear seu caminho para uma saúde melhor.

Quantified Self é Autoconhecimento por meio do autorrastreamento, ou seja, por dados.

Mas é um tema que não é novo.  O próprio Benjamin Franklin é famoso por rastrear 13 virtudes pessoais em um diário para se esforçar em direção à perfeição moral. Ele compartilhou este insight em sua autobiografia quando diz:

“Fiquei surpreso por me encontrar muito mais cheio de defeitos do que imaginava, mas tive a satisfação de vê-los diminuir”.

A única diferença com a época de Benjamin Franklin hoje é a tecnologia.

Os avanços não só tornaram a coleta de dados mais barata e mais conveniente, mas também nos permitem quantificar dados biométricos que nunca sabíamos que existiam.

Hoje, se você quiser saber seus níveis de insulina ou cortisol, ou sequenciar seu DNA, ou aprender quais células microbianas habitam seu corpo, você pode! Você pode “quantificar” quase tudo agora.

Os autorrastreadores estão ultrapassando os limites da saúde pessoal!

Usando uma abordagem científica, eles estão lançando luz em um desconhecido escuro. À medida que descobrem percepções ocultas, são os empreendedores que trazem suas descobertas – e suas ferramentas – às massas.

À medida que os autorrastreadores estão empurrando o movimento para frente, os empresários estão ajudando-o a crescer e criando oportunidades.

Um grande mercado se abre em função do “’quantified-self”!

Leia outros artigos

O que achou desse artigo?

Publicidade

Publicidade

Publicidade

REF&H
Enviar