Publicidade

Exemplo, rotina e esforço: a trilogia de um líder de sucesso

Colunista: Geraldo Hofer

Você é o exemplo, faça sempre a mais para inspirar sua equipe, ou melhor, faça a mais por você e pela sua carreira. Não temos outra escolha a não ser mostrar para o que viemos e nascemos para liderar.

Muito se fala sobre exemplo: “Você precisa fazer assim para inspirar as pessoas e dar o exemplo”, “Cadê o exemplo líder?”, “Você está fazendo isso? Cadê o exemplo?”

Em partes eu concordo com essas situações, mas pensando a fundo, quem eu quero inspirar e motivar?

Quando falamos em liderança, é necessário sim, ter toda aptidão técnica e fazer as coisas corretamente, para isso você precisa criar uma rotina de sucesso.

Vou compartilhar com você um exemplo de rotina que utilizo em minha prática.

Rotina de sucesso:

  • Ver as prioridades de ações do dia: tarefas, aprendizado ou ação.
  • Suas ações a curto e médio prazo diárias, semanais e mensais.
  • Reuniões assertivas.
  • Avaliação dos liderados: conversa informal com os professores.
  • Cuidados com o setor, equipe e material: sala de máquinas e piscina ao chegar, ver a situação e o que precisa ser limpo ou organizado.
  • Conferir chamada.
  • Organizar o próximo dia em cima das ações de agora.

Gostou da minha rotina? Isso foi apenas uma porcentagem do que podemos fazer no dia, lembrando que ela é mutável conforme as minhas prioridades. Sei que você deve estar se perguntando, dá para fazer isso tudo em um dia? A resposta é sim, por mais que sejam termos técnicos ou complexos, como se trata de prioridades e são fundamentos essenciais, me organizo e alinho para que tudo ocorra bem e assertivamente.

Uma rotina eficaz te leva a outro patamar, onde, muitos líderes e liderados não têm um padrão de ações e isso os torna variáveis em relação aos seus resultados. Além disso, uma rotina eficaz automaticamente te deixa disciplinado, gerando, assim, o exemplo em sua equipe dentro de um propósito e meta específicos

Mais que uma rotina, quero te instigar a pensar sobre quais fundamentos você precisa retomar para ser um líder de sucesso, fundamentos simples, mas essenciais para sua liderança e empresa!

Ética do esforço

Ligando o assunto liderança, exemplo e rotina, trago o conceito da ética do esforço, que representa suas ações na empresa e o quanto você está preparado.

Sempre me perguntam se sou feliz na empresa onde atuo (nesse caso leve para a sua realidade). Podemos ser felizes trabalhando nela? Ou melhor, como somos recompensados/vistos pelo nosso esforço?

São duas pontas importantes a serem analisadas, porque entramos na velha máxima de: “Eu quero fazer só o que gosto na vida”. Sabemos que não é bem assim, isso é quase impossível!

Vou contar o que está acontecendo agora (15/03/2021 às 07:48), enquanto eu escrevo: estou bem animado em saber que estou auxiliando outros líderes, organizando o material técnico cheio de ideias para agir em seguida e tomando um bom café (sem café não podemos liderar! risos).

Mas tem a outra ponta: não gosto de fazer a releitura do material e a revisão também, que é extremamente importante para um artigo.

É exatamente esse pensamento que trago para vocês, geralmente gostamos apenas do resultado, mas antes disso, devemos criar a rotina, os procedimentos longos, toda estrutura e isso é algo cansativo.

Mas é necessário ter plena consciência de que para fazer o que gostamos, sempre iremos esbarrar em coisas que não nos agradam.

Voltando ao nosso tema principal, vocês já entenderam que todos nós gostaríamos de fazer só o que gostamos. Mas é preciso abrir a mente e entender que, na vida profissional, no nosso caso se tratando de liderança para chegar a fazer o que se gosta, é necessário experimentar as ações e desafios do que não se gosta ou não nos agrada tanto.

A pergunta verdadeira é:

O quanto você está adaptável para as mudanças e o quanto você se esforça para atingir o seu sucesso?

O princípio da ética do esforço para líderes, e pensando além, vamos abordar essa função adaptativa para situações cotidianas, pessoas e trabalho.

Líder, o conteúdo está fazendo sentido para você?

Todo o conteúdo mostrado sobre rotina, fundamentos simples (exemplo) e ética do esforço estão ligados a dois fatores principais:

  • Ação: fazer o que precisa ser feito
  • Propósito: da sua liderança, empresa e da sua equipe

Ninguém, absolutamente ninguém, irá agir ou fazer o que você pede sem um porquê bem estabelecido, não adianta fazer, ser exemplo se eles não entendem seu propósito e o da empresa (até mesmo o próprio propósito)!

Não é só um emprego onde eu faço o que me mandam, preciso saber para que serve o que estou fazendo.

Mario Sergio Cortella
Print Friendly, PDF & Email
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Leia outros artigos

O que achou desse artigo?

Publicidade

REF&H
Enviar