Publicidade

[uam_ad id=”3500″]

Líder ou gestor, onde você se encaixa?

Colunista: Jorge Oliveira

Publicidade

 Diversas vezes fui questionado sobre as diferenças entre um líder e um chefe; seguindo a mesma linha de pensamento e reflexão, podemos investigar e trazer para a discussão, as diferenças entre um gestor e um líder. Seguem também, algumas perguntas pertinentes ao tema: gestor e líder é a mesma coisa? Todo gestor é um líder? Todo líder é um gestor?

Vamos a algumas definições:

GESTÃO, em sua essência, é o ato de coordenar e direcionar recursos (humanos, financeiros, materiais e tecnológicos) para alcançar objetivos específicos de forma eficiente e eficaz. É um processo contínuo que envolve uma série de funções interligadas.

A gestão pode ser aplicada em qualquer tipo de organização, seja uma empresa (fitness ou não), uma instituição governamental, uma ONG ou até mesmo na vida pessoal. O objetivo principal é otimizar o uso dos recursos disponíveis para obter os melhores resultados possíveis, garantindo a sustentabilidade e o crescimento do que está sendo gerenciado.

Quando buscamos a definição de LIDERANÇA, nos remetemos à capacidade de alguém persuadir uma pessoa ou um grupo de pessoas, a fazer algo que seja para o bem comum.

Para que a gestão seja bem-sucedida, é fundamental que haja uma comunicação clara, tomadas de decisões estratégicas e capacidade de adaptação às mudanças. Podemos dizer que a gestão se sustenta em 4 pilares: planejamento, organização, direção e controle. Vamos falar um pouco sobre eles:

  • Planejamento: é onde se definem os objetivos, as metas e as estratégias para o alcance dos resultados. É o momento de pensar “O QUE vamos fazer?” e “COMO vamos fazer?”.
  • Organização: momento no qual alocam-se os recursos e estrutura-se o trabalho para executar o planejamento. Isso inclui a criação de hierarquias, a divisão de tarefas e a definição de responsabilidades.
  • Direção (ou Liderança): é quem tem como missão motivar, orientar e influenciar as pessoas para que trabalhem em conjunto na busca dos objetivos. A liderança é uma parte crucial desta função.
  • Controle: é onde há o monitoramento do desempenho, a comparação dos resultados com os objetivos planejados e, se necessário, a realização de ajustes para corrigir desvios. É a etapa que garante que a organização está no caminho certo.

Observando o terceiro pilar – direção – percebemos que, se o gestor também representa um líder para o seu time, esta demanda fica bem mais facilitada.

Porém, nem sempre é assim que acontece. Enquanto o gestor em muitas ocasiões é “escolhido” e/ou faz parte de algum processo de seleção, o líder é “eleito” pelos seus pares. Como costuma-se dizer: “liderança não é cargo, é responsabilidade”.

Desta forma, concluo esta abordagem fazendo uma provocação: faça uma análise de suas demandas, quais as expectativas dos seus pares e o quanto seu exemplo e comportamento influenciam os demais que estão à sua volta. Feito isso, identifique qual o seu verdadeiro papel na instituição e responda: LÍDER OU GESTOR, ONDE VOCÊ SE ENCAIXA?

Boa sorte e até breve!

Leia outros artigos

O que achou desse artigo?

Publicidade

Publicidade

Publicidade

REF&H
Enviar