Publicidade

[uam_ad id=”3500″]

5 motivos para ter uma Universidade Corporativa em sua academia

Colunista: Fábio Cantizano

Publicidade

Educação é e sempre será o menor caminho para o sucesso de uma organização. A falta de conhecimento faz com que mais impostos sejam pagos sem necessidade em seu negócio, aumenta a rotatividade de clientes, a equipe se torna perita em apagar incêndios e deixa de potencializar o lucro tão almejado.

Conhecimento tem relação direta com o tempo. Quanto mais conhecimento o time tiver, menos tempo será necessário para conquistar objetivos de médio e longo prazo, independentemente da meta em cada setor da academia.

Por conta disso, separei 5 motivos para você implementar o quanto antes, uma Universidade Corporativa em sua academia, principalmente se ela tiver uma sala de musculação.

É pra ontem mesmo, ok? Mas só se você quiser que seu negócio cresça de verdade!

1. Gerir o conhecimento

Uma Universidade Corporativa facilita a gestão do conhecimento na organização, possibilitando monitorar de perto e em curto espaço de tempo o desempenho de todos, seja na parte operacional ou estratégica do negócio. A gestão do conhecimento é essencial para alocar competências onde há necessidade no menor tempo possível. Qualquer alocação sem planejamento é “um mero chute”. CNPJs não sobrevivem de sorte por muito tempo.

2. Identificar gargalos

Conhecimento abre portas e também mostra onde devemos dedicar mais tempo em capacitação ou treinamento. Uma Universidade Corporativa bem estruturada deve ser constantemente atualizada para manter o time fiel aos valores e propósitos da organização, além de experts em execução de procedimentos operacionais padrão da marca (POPs), principalmente no setor de musculação. Educação continuada planejada abre portas para feedback e direcionamento para capacitações e treinamentos.

3. Padronizar o atendimento

Independentemente do setor, todos os profissionais devem atender o cliente de acordo com os propósitos da marca. Muitas academias erram em contratar palestrantes de renome para ensinar atendimento de qualidade, usando técnicas que nem sempre vão ao encontro dos valores da marca. Dividir a evolução dos profissionais por etapas com prazos bem definidos assegura e dá previsibilidade em relação ao objetivo mais importante da empresa – satisfazer clientes.

4. Assegurar o cumprimento da promessa

O setor de marketing da academia promete algo ao cliente através do “P” de Promoção (principalmente em seus canais digitais). Ao chegar na academia, é obrigação do time entregar exatamente o que foi prometido nas campanhas de marketing, não apenas no primeiro dia, mas durante a jornada do cliente rumo aos seus objetivos. A Universidade Corporativa, com divisão por etapas e atualização constante, facilita ajustes rápidos nos processos e atualização de todo o time em menos tempo. O “P” de Processos em marketing de serviços é um dos pilares mais importantes da fidelização de clientes.

5. Facilitar o onboarding

Da mesma forma que há grande rotatividade de clientes, também há rotatividade de profissionais, principalmente em salas de musculação. A modalidade é campeã de reclamações por atendimento ao cliente. Inserir um novo profissional sem treinamento adequado é o mesmo que colocar uma corda no pescoço e pular. O programa educacional de onboarding em uma Universidade Corporativa tem a função de preparar o profissional para atuar em sala com o mínimo de capacidade de representar a marca.

Considerações finais

Em pleno 2025, com inúmeras funções e profissões sendo substituídas por agentes de IA, não é opção ter ou não uma Universidade Corporativa.

Se sua academia não planeja a evolução intelectual e execução de processos através da capacitação e treinamento frequentes (há diferença entre os dois, viu?), certamente chegará o tempo em que o desespero fará parte da rotina, se é que já não faz!

Quer saber como criar processos e uma Universidade Corporativa em sua academia?

Me chame agora no WhatsApp (21) 99858-3200.

Até a próxima!

Leia outros artigos

O que achou desse artigo?

Publicidade

Publicidade

Publicidade

REF&H
Enviar