Publicidade

[uam_ad id=”3500″]

Como começar 2026 fora do abismo mercadológico

Colunista: Fábio Cantizano

Publicidade

Antes de eu começar com os dizeres mais importantes, preciso contextualizar o que é, de fato, um abismo mercadológico no mercado fitness.

O abismo mercadológico é a distância entre realidade e aquilo que enxergamos ou praticamos, na maioria das vezes com base em referências de quem chegou lá, mesmo com cenários diferentes.

O que tem de academia pequena e média questionando estratégias de redes nacionais e internacionais, não está no gibi.

Concorda comigo que são cenários diferentes? Se sim, boa parte desse abismo está resolvido. Vamos ao que interessa?

Atendimento não é diferencial

O atendimento é base. Muitos confundem a cordialidade e atenção do profissional ao interagir com o cliente com bom atendimento, mas isso não passa de caráter da pessoa.

Atendimento de verdade envolve método, método este que traduz a personalidade da marca, não do profissional.

Por mais que os atendentes da BMW e da Audi sejam simpáticos e solícitos, você certamente experimentará atendimentos completamente diferentes. É a marca sendo representada por pessoas, são marcas com personalidades e métodos de interação.

E o diferencial? Diferencial é algo que a concorrência teria muita dificuldade em copiar. O que seu negócio tem que o concorrente teria extrema dificuldade em copiar sem gastar uma boa grana ou mexer no modelo de negócio dele?

Se não tiver essa resposta, não se chateie quando digo que seu negócio pode ser apenas mais um no bairro.

Treinamento não é evento

Você contratou um palestrante caro e seu maior desespero é juntar toda a equipe para justificar esse gasto, que em sua mente parece investimento?

Isso mesmo, contratar palestrante de renome sem alinhar expectativas ou até mesmo reformular o treinamento dele, com base na sua estrutura e promessa feita ao cliente, certamente será dinheiro jogado fora.

Esse palestrante trará aquilo que ele acha certo, mas que nem sempre se encaixa em seu negócio por inúmeros motivos.

O treinamento de verdade é planejado com base nos processos criados pelos gestores da empresa, justamente para garantir que a equipe entregue o que foi prometido ao cliente nas campanhas de marketing.

Bom senso é uma armadilha

Se tem uma coisa que acontece dezenas de vezes diariamente na sala de musculação, principalmente, são ocorrências relacionadas ao comportamento e segurança na utilização das instalações e equipamentos.

Na maioria dos casos, gestores esperam que profissionais resolvam as ocorrências com base no bom senso, sendo que bom senso é percepção individual com base em experiências pessoais.

Bom senso não traduz a personalidade da sua marca.

O que traduz a personalidade de uma marca na interação com o cliente são os processos. E dentro desses processos há uma série de Procedimentos Operacionais Padrão (POPs) que garantem a entrega com base na personalidade da marca.

Na BMW e na Audi é assim. Se você não levar isso para seu negócio fitness, principalmente se tiver sala de musculação, 2026 será marcado por lutas nada fáceis.

Gestor, se você entender e aceitar esses três pontos que mencionei, certamente começará em 2026 com o pé direito!

Leia outros artigos

O que achou desse artigo?

Publicidade

Publicidade

Publicidade

REF&H
Enviar