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O ambiente digital como você provavelmente não conhece

Colunista: Fábio Cantizano

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Marketing Digital não é moda, é uma realidade cada vez mais enraizada que está mudando de coadjuvante para protagonista no processo de valorização da marca e atração de potenciais clientes e o principal, vendas.

É fato que para se tornar um especialista em marketing digital, deve-se dominar o marketing em geral primeiro e suas subáreas, como marketing de serviços, marketing de relacionamento etc. Do contrário, será como um estudante que tenta aprender métodos de treinamento antes da fisiologia, anatomia e biomecânica.

Não se pode aprender de trás para frente e esperar resultados satisfatórios. Acredite, não quero que você aprenda tudo sobre marketing digital, seria perda de tempo. Você tem muita coisa para fazer enquanto gestor, no entanto, saber contratar e avaliar o trabalho de uma consultoria é essencial para não jogar dinheiro fora.

Vai contratar uma consultoria de marketing digital?

Aprenda o mínimo para entender sobre estratégias e táticas nos canais digitais, podendo avaliar com certa propriedade aquilo que está sendo feito com sua marca.

1. Instagram não é a galinha dos ovos de ouro

O Instagram é a rede social queridinha do mercado fitness. Nosso mercado ainda tem um apelo visual enorme, sendo essa rede ideal para investir tempo e criatividade para alavancar as vendas. O fato de o Instagram ser o queridinho não faz dele o mais importante. Investir apenas nele fará com que sua marca deixe de atingir potenciais clientes que preferem consumir conteúdos de outra forma.

O Instagram é parte da estratégia!

Não seja seduzido por todas as atualizações e ferramentas lançadas a todo momento. Reels, IGTV e carrossel são formatos de conteúdo. Fazem parte das ferramentas táticas, não das estratégias. A maioria explora a rede social ao contrário, dedicando muito mais tempo na tática. Cuidado!

2. Blog é vida

Para muitos, blog é coisa do passado. Não caia nessa, por favor! Se alguém disser que blogs não são mais tão importantes no marketing digital, certamente não domina os aspectos mais importantes das estratégias digitais.

O blog é terreno próprio, imune às atualizações de regras impostas pelas redes sociais. Muitos clientes e potenciais clientes preferem consumir conteúdo em um canal com aparência mais “informativa” a canais de relacionamento e entretenimento.

Um outro detalhe: quando você posta nas redes sociais, a publicação atinge entre 5 e 10% dos seus seguidores. No caso do blog, quando alguém pesquisa sobre determinado assunto, um conteúdo bem feito pode ser listado no Google para quem pesquisa. Conteúdos de redes sociais não são listados como importantes no Google, blogs e sites reinam.

BÔNUS: Blogs são excelentes para captação de leads através da oferta de conteúdos de alto valor agregado. Uma boa estratégia de e-mail marketing, utilizando um funil de vendas bem planejado, pode trazer mais retorno que as redes sociais.

Não há nada mais próximo de um potencial cliente do que obter seu e-mail (em outra oportunidade explico o motivo). Vale ressaltar que a taxa de abertura de e-mails pode chegar até 20% ou mais, um percentual maior do que o alcance da maioria dos posts na rede social queridinha do fitness, o Instagram.

O blog pode ser sua central de conteúdos, servindo de base para derivação de conteúdos em diversos outros canais.

3. Google Meu Negócio é essencial

O Google Meu Negócio está mudando de nome para algo como “Perfil Empresarial no Google”. Até o novo nome “pegar”, vamos tratando como GMN mesmo, ok?

Este é um espaço gratuito oferecido pelo Google, a maior plataforma de busca do mundo, para que você crie um perfil da sua empresa com todas as informações importantes do seu negócio, facilitando muito o contato com o potencial cliente.

Para muitos consultores de marketing digital “especializados em Instagram”, o GMN “passa batido”.

Se você tem um negócio físico, local, onde há visita de clientes e consumo no espaço, estará dando um verdadeiro tiro no pé se não aproveitar essa oportunidade dada pelo Google, que por enquanto é gratuita.

Se alguém faz uma pesquisa no Google para saber o que tem no bairro e sua empresa não aparece, saiba que está em péssimos lençóis!

Exemplo:

Se você tem uma academia ou estúdio na cidade do Rio de Janeiro, bairro Freguesia, quando alguém pesquisar “academia na freguesia”, sua academia ou estúdio deverá aparecer entre os primeiros da lista. Caso isso não aconteça, você certamente estará com sérios problemas de presença digital (perdendo muitos clientes).

Muitos fatores influenciam o posicionamento na lista entre os primeiros, mas o objetivo aqui, hoje, é você ter uma ideia da ferramenta e de como ela pode influenciar seu negócio.

Exemplo real: Uma academia do Rio de Janeiro, localizada no bairro Anil, aparece entre 15 mil e 20 mil vezes por mês em pesquisas no Google, seja no navegador ou no Google Maps. Recebe uma média de 250 telefonemas por mês e aproximadamente 200 visitas ao site, além de 200 a 250 pedidos de rota para a academia. Tudo isso sem investir um único Real em Google Ads, apenas por conta do GMN.

E tem mais: as fotos publicadas no perfil do Google dessa academia recebem, em média, 2 mil a 5 mil visualizações por mês. Um resultado bem superior ao do Instagram da empresa. Está percebendo agora que o marketing digital é mais que um post com design diferenciado ou vídeo no Reels do Instagram?

4. Landing Pages são bem úteis

Quando você lança uma promoção específica, é essencial que as informações sobre ela estejam em um local que não dê brechas para distração. Essa é a função da Landing Page.

É uma página de vendas criada para expor e vender um único produto, sem mencionar qualquer outro e sem listar links que possam fazer o potencial cliente sair da página, a não ser que seja para pagar pelo produto que está sendo oferecido.

As Landing Pages podem utilizar subdomínios do site da sua marca, gerando valor para o potencial cliente.

Diversas estratégias podem ser utilizadas para encaminhar um potencial cliente que esteja visitando seu site, seu blog ou que tenha recebido um anúncio no Google ou em redes sociais para uma Landing Page para efetuar uma compra.

O que você precisa perceber o quanto antes?

  • Uma boa consultoria de marketing digital leva em consideração o comportamento do consumidor nos diversos canais da marca.
  • Uma boa consultoria de marketing digital entende, o quanto antes, o posicionamento de mercado da sua empresa. Caso não tenha um, sugere ações para que os clientes percebam a marca da forma que os gestores a propagam.
  • Uma boa estratégia de marketing digital é a tradução de parte de um plano de marketing geral, com objetivos e metas bem estabelecidas. Do contrário, será apenas tentativa e erro. Você não quer jogar dinheiro fora, certo?
  • Quais as formas de contato que o potencial cliente pode ter com sua marca no ambiente digital em geral? Sua marca está presente nos canais mais importantes? Todos eles propagam a missão da empresa de forma clara?
  • O Marketing Digital tem diversas subáreas como: Inbound marketing, webdesign, design gráfico, marketing de conteúdo, SEO, análise de mídia, entre outras. Ninguém é especialista em todas. Se a consultoria de marketing digital prometer resultados em todas essas subáreas, certifique-se de haver ao menos um profissional experiente para cada duas subáreas na consultoria.

Você pode estar confuso agora e realmente deveria!

Sei que você pode estar pensando: “Nossa, Fábio falou um monte de coisas, não entendi tudo e não sei o que fazer”.

Se seu pensamento estiver próximo disso, cumpri minha missão.

Não escrevi nem 1% do que é na realidade o marketing digital, pois não sou especialista em todas as subáreas, mas tenha a certeza de que apenas com a leitura desse texto você já domina mais o assunto do que uma boa parte da população que acredita ser especialista.

Você dificilmente cairá na conversa de gurus da internet e será um excelente cliente de consultorias sérias.

Até a próxima!

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