Se você me acompanha aqui na REF&H há algum tempo, sabe o quanto sou contra as receitas de bolo. Mas quando temos uma receita maravilhosa, temos que dar o devido valor. O problema é que toda receita maravilhosa é difícil de executar, entretanto, a maior barreira para a execução é a dedicação de quem precisa aprender e colocar em prática.
Está comigo nessa? Vamos lá!
Criar processos para fidelização de clientes na sala de musculação requer consciência e domínio de 3 elementos.
1. A promessa feita ao cliente
A promessa feita ao cliente vem das campanhas de marketing, principalmente no ambiente digital, onde podemos escolher quem realmente vai ter contato com nossa marca.
Entre 2021 e 2024, o tema copywriting foi o mais discutido nas rodas de marketing e publicidade, além de protagonizar boa parte dos posts em redes sociais. Nunca houve tanta oferta de curso sobre esse assunto no ambiente digital.
As campanhas voavam com textos cada vez mais persuasivos.
Hoje, com IAs cada vez mais avançadas, evoluindo em progressão geométrica enquanto nossa capacidade de progredir sobre esses avanços é em progressão aritmética, temos campanhas cada vez mais genéricas e com promessas constantemente além da capacidade de entrega das academias.
O dono da academia aprova a campanha sem avaliar a capacidade real de entrega da sala de musculação. O foco acaba sendo em atrair cada vez mais clientes, sem se preocupar em como manter a rotina dele por um bom tempo na academia.
Antes de aprovar qualquer campanha do seu time ou da agência, faça uma auditoria de processos em sua academia, principalmente na sala de musculação, para avaliar sua real capacidade de entrega.
Feito isso, crie campanhas persuasivas para atrair clientes que aceitam essa capacidade. Você vai se surpreender com os resultados.
Prometa apenas o que pode entregar, ok? Sem essa conexão entre capacidade de entrega e promessa, é impossível criar processos.
2. O modelo de negócio adotado em sua academia
Se tem uma modalidade que realmente é sensível ao modelo de negócio, é a musculação.
A musculação entrega de cara a capacidade do negócio de satisfazer o cliente. Em poucas visitas e até mesmo em poucas horas, o cliente sabe do que a academia é realmente capaz e se foi enganado nas campanhas.
Modelo de negócio é diferente de posicionamento de mercado. Essa confusão ainda vai levar muitos empresários para o abismo.
Qual o modelo de negócio da sua academia? É premium, academia tradicional de bairro, boutique, low cost ou estúdio? Lembre-se que falo apenas de espaços que oferecem musculação, ok?
Modelo de negócio sinaliza “capacidade estrutural” para receber clientes e gerar boas ou péssimas impressões.
O modelo de negócio determina, por exemplo, a proporcionalidade na quantidade de profissionais e clientes. Sem esse conhecimento, não há como criar processos.
3. O posicionamento de mercado desejado
Por que desejado? Simples: você não consegue obrigar ninguém a gostar da sua academia por conta de um motivo que você acha importante.
Posicionamento de mercado é o espaço que sua marca ocupa na mente do consumidor, logo, se sua academia for a primeira opção na mente dele quando surge assunto de academias entre amigos, bingo!
Como você gostaria que sua academia fosse percebida pela maioria dos clientes? Descreva em poucas palavras!
Agora, de que forma seus profissionais deveriam atender, dar suporte aos colegas e se comportarem para que o cliente entenda seu desejo de posicionamento da mesma forma que você? Processos…
Receita difícil?
Uma receita de alto padrão requer conhecimento, prática e experiência. Isso você consegue com o tempo, desde que se dedique.
Um bolo realmente impressionante não é fruto de tentativa e erro, mas de método, melhoria contínua e processos bem definidos para justamente reduzir a zero ou quase zero os erros e desperdícios.
Até a próxima!