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Seu negócio é omnichannel?

Colunista: Vini Dias

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O cliente está em todo lugar, não é? E VOCÊ?!?! Site, Whatsapp, Instagram, Facebook, TikTok, Rádio, TV, Orkut (rsrsrs)! O cliente está consumindo por muitos lugares e você precisa estar por perto!

Omnichannnel é a oportunidade que cada negócio, independentemente do tamanho, tem de se conectar com o seu cliente. Mas mais importante que isso, é que todos esses canais se conversem e falem a mesma linguagem. Um exemplo simples que representa a omnicanalidade – e certamente você já passou por isso – é quando você liga para uma central de atendimento e te passam informações de como proceder com algo e aí você vai até a loja física, porém as informações dadas no telefone não condizem com a realidade e não resolvem o seu problema.

Um outro exemplo muito comum é quando no site existe uma informação de preço, no WhatsApp passam outra e presencialmente é totalmente diferente.

Você deve estar dando risada agora, pois já viu isso ocorrer, não é?

Como gestor de um negócio, é de sua responsabilidade fazer com que todos os canais onde você tenha contato com o cliente estejam alinhados em diversos aspectos como informação correta, mesma tratativa com o cliente, design semelhante e para quem quer buscar a excelência: os canais se complementem. Quer ver?

No mundo fitness, os treinos digitais se tornaram vitais e o desafio está em integrar o seu serviço físico com o treino digital que oferece. Imagine que o aluno pode treinar 2x presencialmente e 1x no online. O professor deve estar atento à metodologia que usará, exercícios mais escolhidos, periodização, materiais que o aluno terá no treino online, duração etc.

Omnichannel é uma conexão integrada dos pontos de contato com o cliente.

Agora, na parte das vendas e marketing, pode ter certeza de que você precisa escolher bem seus canais de atuação. Primeiramente, convido você a entender claramente quem são suas personas; após isso, terá a resposta certa de quais devem ser seus pontos de contatos preferenciais e que te trarão maior retorno.

Atender a um público mais jovem requer canais diferentes daqueles para atender à meia idade e, mais diferentes ainda para atender os mais velhos. Esse é só um exemplo simples para entender onde estar e como estar.

Você já deve ter ouvido a frase “Quem não é visto, não é lembrado!” Pois é! Use uma excelente estratégia omnichannel para ter sucesso!

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